A piridoxina é utilizada nos tratamentos e na prevenção dos estados de carência da vitamina no organismo, no tratamento de certos distúrbios metabóli... Continuar lendo

Categoria Suplemento vitamínico

Administração
Uso Oral
Uso Tópico
Controlado
-
Indicação
A piridoxina é utilizada nos tratamentos e na prevenção dos estados de carência da vitamina no organismo, no tratamento de certos distúrbios metabólicos, na depressão e outros sintomas associados a STPM (Síndrome da Tensão Pré- Menstrual) e ao uso de anticoncepcionais. É uma vitamina hidrossolúvel, envolvida principalmente no metabolismo dos aminoácidos e também no metabolismo glicídico e lipídico, necessária também para a formação da hemoglobina . A deficiência de piridoxina em humanos é rara, mas pode ocorrer em determinadas situações, como por exemplo nos tratamentos com isoniazida.
Posologia
Oral: Dosagem usual é de 20 a 300 mg/dia, sendo as necessidades nutrionais humanas 2 mg/dia. Para o tratamento da STPM (Síndrome da Tensão Pré- Menstrual) é de 300 a 600 mg/dia. Tópico: Usada por sua ação anti-seborréica nas concentrações de 0,2 a 2%, em tratamentos capilares para caspa, alopécia seborreica e acne. Quando associada ao Zinco, potencializa a ação deste sobre a 5 Alfa Redutase.
Restrições
uso adulto
Interações Medicamentosas
A piridoxina reduz os efeitos da Levodopa, porém isto não é observado caso seja feita a administração em associação com inibidor da dopa-dexcarboxilase. Piridoxina reduz também a atividade da Altretamine. Foi relatada a diminuição das concentrações séricas de Fenobarbital e Fenitoína. Muitos medicamentos estão aumentando as necessidades de piridoxina, estes são: hidralazina, penicilamina, isoniazida e contraceptivos orais.
Reações Adversas
Administração a longo prazo de altas doses de piridoxina está associada com o desenvolvimento de neuropatia periférica grave.
Contraindicação
Não há registos de contraindicações pelo fornecedor.
Tipo de Receita
Receita Simples (branca, 1 via)
Sugestão de fórmula manipulada
Capsulas / Loções

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.