USO HUMANO - Deficiência da Vitamina B12; Tratamento de anemia megaloblastica e perniciosa; Dermatite atópica; Suplementação para idosos. USO VETERINÁ... Continuar lendo

Categoria Vitamina

Administração
Uso oral ou Uso Tópico
Controlado
Não
Indicação
USO HUMANO - Deficiência da Vitamina B12; Tratamento de anemia megaloblastica e perniciosa; Dermatite atópica; Suplementação para idosos. USO VETERINÁRIO - Vitamina B12 também é utilizada na veterinária para anemias. Para cães a dose é de 100 a 200mcg a cada 24h e para gatos de 50 a 100mcg a cada 24h.
Posologia
A dose ideal é 7mcg/kg de peso corporal, mas pode variar de acordo com a aplicação. Em casos de anemia perniciosa, pode ser feito um esquema terapêutico por via oral de 1000μg diários durante um mês; doses entre 125 e 500μg/dia podem ser administradas em casos de deficiência nutricional ou má-absorção. Doses orais acima de 2000mcg não tem boa absorção, devendo ser utilizada a via sublingual ou a parenteral. Outra possibilidade é fracionar a dose oral em várias tomadas. OBS: A via sublingual é a via ideal para pacientes idosos ou com síndromes de má absorção.
Restrições
Não informado
Interações Medicamentosas
Não informado
Reações Adversas
Algumas pessoas manifestam reações alérgicas a Vitamina B12, especialmente na forma injetável. Altas doses de Vitamina C (acima de 6g ao dia) podem deslocar a Vitamina B12. Toxicidade: Não são conhecidos efeitos tóxicos por superdosagem de Vitamina B12.
Contraindicação
Não informado
Tipo de Receita
Receita Simples (branca, 1 via)
Sugestão de fórmula manipulada

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.