A Vitamina B1, também conhecida como Tiamina A, é uma vitamina do complexo B, solúvel em água e é reponsavel por fazer parte de diervsos processos en... Continuar lendo

Categoria Suplemento vitamínico

Administração
Uso Oral
Controlado
-
Indicação
A Vitamina B1, também conhecida como Tiamina A, é uma vitamina do complexo B, solúvel em água e é reponsavel por fazer parte de diervsos processos enzimaticos. A Tiamina é essncial para a metabolização de carboidratos e aminoacios. Os sintomas da falta desta vitamina é manifestado em curto perido de tempo, menos de um mes, com algumas sintomas como fraqueza, ataxia e dormencia nas extremidades. Em grande periodo de temoi, pode levar a outras doenças mais graves.
Suas principais indicações consistem em:
Deficiencia de Tiamina;
 Beribéri ou encefalopatia de Wernicke;
 Gravidez e a lactação;
 Alcoolismo crônico;
 Síndrome de Wernicke-Korsakoff;
 Neurite e a polineurite;
 Diferentes síndromes dolorosas, como dores reumáticas, algias da zona ou algias dos amputados, algias dos cancerosos e dos artríticos, crises de enxaqueca, nevralgias dentárias;
 Repelente anti-mosquitos (em conseqüência da sua eliminação cutânea).
Posologia
É recomendado o uso de 5 mg a 30 mg, três vezes ao dia. Podendo chegar até 300 mg/dia.
Restrições
USO ADULTO
Interações Medicamentosas
-
Reações Adversas
Raramente é relatado algumas reações como, erupções cutâneas e prurido.
Contraindicação
Deve ser avaliada a relação risco/benefício quando há a encefalopatia de Wernicke, pois carga de glicose intravenosa pode precipitar ou agravar esta patologia em pacientes com deficiência de Tiamina. Pranto, esta deve ser administrada antes da glicose.
Tipo de Receita
Receita Simples (branca, 1 via)
Sugestão de fórmula manipulada
Capsulas

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.