Valeriana Extrato Seco

HOME < Princípios ativos de A a Z

Seu nome origina-se da palavra latina 'valere', que significa saúde, também é conhecida pelos nomes de valeriana silvestre e erva-dos-gatos. É uma p... Continuar lendo

Categoria Fármacos

Administração
Uso Oral
Controlado
-
Indicação
Seu nome origina-se da palavra latina 'valere', que significa saúde, também é conhecida pelos nomes de valeriana silvestre e erva-dos-gatos. É uma planta herbácea de sabor aromático, forte característico e pouco amargo. A diversidade de seus efeitos terapêuticos é conhecida desde os tempos do Renascimento onde era muito usada pelos médicos para tratar dos ataques histéricos das damas da nobreza.
É indicado no tratamento de distúrbios do sono associados à ansiedade, sedativo moderado, distúrbios de humor, tais como depressão, distúrbio de déficit de atenção, hiperatividade e anti espasmódico
Posologia
Seu uso é indicado nas concentrações de 100 à 400mg por dia do extrato padronizado para conter 0,8% de ácido valerênico.
Restrições
Uso adulto
Interações Medicamentosas
A valeriana possui ação sedativa e esta propriedade poderá ser potencializada quando utilizada com benzodiazepínicos, barbitúricos, narcóticos, alguns antidepressivos, álcool e anestésicos promovendo, assim, maior tempo de sedação. As soluções extrativas desta droga apresentam álcool, o que poderá causar náuseas ou vômitos quando administrada com metronidazol ou dissulfiram. A valeriana poderá interagir com certos fármacos que utilizam metabolismo hepático.
Reações Adversas
Pode causar no início do tratamento e em altas doses cefaléias, midríase, diarréias, entre outros. Os efeitos diminuem com a suspensão do tratamento.
Contraindicação
Não usar na gravidez, lactação e em crianças menores que 3 anos.
Tipo de Receita
Receita Simples (branca, 1 via)
Sugestão de fórmula manipulada
Cápsulas

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.