Topiramato influencia vários processos químicos no cérebro, reduzindo a hiperexcitabilidade de células nervosas, que pode causar crises epilépticas e ... Continuar lendo

Categoria Anticonvulsivante
Antiepiléptico

Administração
Uso Oral
Controlado
Sim - Lista C1-Portaria 344/98
Indicação
Topiramato influencia vários processos químicos no cérebro, reduzindo a hiperexcitabilidade de células nervosas, que pode causar crises epilépticas e crises de enxaqueca. Por isso é indicado no tratamento de pacientes adultos e crianças, como adjuvante no tratamento de crises epilépticas parciais, com ou sem generalização secundária e crises tônico-clônicas generalizadas primárias. Também é indicado, para adultos como tratamento profilático da enxaqueca.
Posologia
Em geral, o topiramato deve ser tomado duas vezes ao dia. Contudo, seu médico poderá recomendar que você tome o medicamento uma vez ao dia, ou em doses maiores ou menores. Seu médico começará o tratamento com uma dose baixa, aumentando-a gradativamente, até atingir a dose adequada ao controle de sua doença. Se, acidentalmente, você tomar uma dose muito grande de topiramato procure imediatamente o seu médico. Topiramato pode ser tomado com ou sem alimentos.
Restrições
Uso adulto e pediátrico
Interações Medicamentosas
Avise seu médico a respeito de outros medicamentos que você esteja tomando, inclusive aqueles que você comprou sem receita médica e quaisquer outros remédios ou suplementos dietéticos que você esteja usando. É muito importante que seu médico saiba se você está tomando digoxina, anticoncepcionais orais, metformina ou quaisquer outras drogas antiepilépticas, como fenitoína, carbamazepina, ácido valproico, fenobarbital e primidona. Você também deve informá-lo caso ingira bebidas alcoólicas ou esteja tomando drogas que diminuem a atividade do sistema nervoso (depressores do sistema nervoso central), por exemplo, anti-histamínicos, remédios contra insônia, antidepressivos, calmantes, narcóticos, barbitúricos ou analgésicos.
Reações Adversas
As reações adversas mais frequentemente relatadas ao uso de topiramato foram: anorexia, diminuição do apetite, transtornos de linguagem, depressão, raiva, ansiedade, agressividade, agitação, comprometimento mental e da fala, visão turva e distúrbios visuais, sonolência, espasmos musculares, perda de peso. Se em algum momento você tiver pensamentos ou comportamentos suicidas, entre em contato com seu médico imediatamente.
Contraindicação
Topiramato é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade ao topiramato ou a qualquer componente da fórmula do produto. Não deve ser administrado durante a gravidez.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Tipo de Receita
Receita de Controle Especial (branca, 2 vias)
Sugestão de fórmula manipulada
Cápsulas

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.