Citrato de tamoxifeno é indicado para o tratamento do câncer de mama. Seu uso contínuo inibe o crescimento do tumor e esses benefícios parecem ser ind... Continuar lendo

Categoria Agente citostático
Antitumoral

Administração
Uso Oral
Controlado
Não
Indicação
Citrato de tamoxifeno é indicado para o tratamento do câncer de mama. Seu uso contínuo inibe o crescimento do tumor e esses benefícios parecem ser independentes da idade, da fase da menopausa e da dose do medicamento.
Posologia
Citrato de tamoxifeno deve ser administrado por via oral, com água, de preferência no mesmo horário todos os dias.
Adultos (inclusive idosos): No início da doença, recomenda-se que o tratamento com citrato de tamoxifeno se estenda por não menos do que 5 anos. A duração ótima do tratamento com citrato de tamoxifeno ainda não foi estabelecida.
A dose diária recomendada de citrato de tamoxifeno é de 20 mg, em dose única diária ou fracionada (separadas) em duas doses (2 cápsulas de 10 mg). Não ocorrendo resposta satisfatória após 1 ou 2 meses, deve-se aumentar a dose para 20 mg 2 vezes ao dia. Se a paciente esquecer de tomar seu medicamento, este só deve ser tomada se faltar mais de 12 horas para a próxima dose.
Restrições
Uso adulto
Interações Medicamentosas
Citrato de tamoxifeno interage com outros medicamentos por isso deve ser utilizado com cuidado nas seguintes situações: pacientes em uso de medicamentos anticoagulantes como a varfarina para prevenir coágulos de sangue. Pacientes em tratamento quimioterápico. Em pacientes em tratamento com rifampicina. Não deve ser utilizado ao mesmo tempo com inibidores da aromatase como anastrozol, letrozol e exemestano.
O citrato de tamoxifeno pode aumentar o risco de complicações microvasculares do enxerto em cirurgias tardias de reconstrução de mama.
Reações Adversas
Reação muito comum: ondas de calor.
Reação Comum: derrame cerebral, entupimento de veias profundas da perna e do pulmão, sangramento e corrimento vaginal, coceira na vagina, intolerância gastrointestinal (transtornos estomacais, incluindo enjoo e vômito), queda de cabelo, erupções cutâneas (erupções na pele ou coceira ou descamação da pele), dor de cabeça, tonturas, vermelhidão da área do tumor, retenção de líquidos (possivelmente vistos como tornozelos inchados) e cãibras.
Reação Incomum: catarata, miomas uterinos (que também podem ser vistos como desconforto pélvico ou sangramento vaginal), câncer de endométrio (revestimento interno da parede do útero), reações alérgicas, anemia, alterações nas taxas de enzimas do fígado e elevação de triglicérides.
Reação Rara: alterações na córnea, doenças e inflamações do nervo óptico, sarcoma uterino (tumores malignos), endometriose, cistos ovarianos, pancreatite (inflamação do pâncreas), fígado gorduroso, diminuição do fluxo da bile, hepatite e elevação da quantidade de cálcio no sangue.
Reação Muito Rara: inflamação dos pulmões, que podem apresentar sintomas de pneumonia, falta de ar e tosse; alterações graves na pele (como vermelhidão, bolhas e descamação).
Você deve parar de tomar citrato de tamoxifeno e procurar o seu médico imediatamente nas seguintes situações: Se tiver dificuldade para respirar com a presença ou não de inchaço na face, lábios, língua e/ou garganta. Se tiver inchaço na face, lábios, língua e/ou garganta causando dificuldade para engolir. Se você tiver inchaço nas mãos, pés ou tornozelos. Se você tiver vermelhidão na pele.
Contraindicação
Você não deve utilizar citrato de tamoxifeno nas seguintes situações: Alergia ao citrato de tamoxifeno ou a qualquer um dos componentes da fórmula.
Citrato de tamoxifeno é contraindicado para pacientes pré-menopáusicas, pois a menstruação pode ser interrompida. Em pacientes que usam métodos contraceptivos hormonais para evitar a gravidez, pois alguns podem afetar o efeito do tamoxifeno. Para pacientes com sangramento vaginal ou outros sintomas ginecológicos (como dor pélvica) que estejam tomando ou que já tenham tomado tamofixeno. Podem ocorrer algumas alterações na parede do útero (endométrio), incluindo câncer.
Este medicamento não deve ser utilizado por crianças. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Tipo de Receita
Receita Simples (branca, 1 via)
Sugestão de fórmula manipulada
Cápsulas

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.