A sibutramina é um medicamento utilizado no tratamento para obesidade, sendo um remédio para emagrecer. Essa substância leva à perda de peso por dois ... Continuar lendo

Categoria Tratamento da obesidade

Administração
Uso Oral
Controlado
Sim-Lista B2 (RDC nº 13, de 26/03/2010, que altera a Portaria 344/98)
Indicação
A sibutramina é um medicamento utilizado no tratamento para obesidade, sendo um remédio para emagrecer. Essa substância leva à perda de peso por dois caminhos: primeiro, ela reduz a sensação de fome, aumentando a saciedade e, assim, fazendo com que o paciente coma menos; segundo, ela previne o declínio do gasto energético que segue a perda de peso. Ela é considerada uma terapia adjuvante no programa de gerenciamento de peso de pacientes em um índice de massa corpórea maior ou igual a 30 kg/m².
Posologia
O uso da sibutramina deve sempre seguir recomendações médicas. Normalmente, a dose inicial é de 1 cápsula de 10 mg por dia, ingerida pela manhã com líquido. Caso não ocorra perda de pelo menos 2 kg nas primeiras 4 semanas de tratamento, o médico deve reavaliar o tratamento. Sempre que houver mudança na dose, deve-se controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial do paciente. A sibutramina deve ser administrada por até 2 anos e deve ser tomada apenas por adultos.
Restrições
Uso adulto
Interações Medicamentosas
É recomendado evitar o consumo de álcool durante o tratamento com sibutramina. A substância não interfere no uso de métodos contraceptivos. Qualquer outro medicamento que você esteja tomando ao mesmo tempo, seja ele controlado ou não, deve ser previamente comunicado ao seu médico.
Reações Adversas
Algumas reações comuns no uso desse remédio para obesidade são a constipação, a boca seca, a insônia, a taquicardia, o aumento da pressão arterial, ondas de calor, náuseas, vermelhidão, dor de cabeça, alterações de paladar, ansiedade e suor em excesso. A maior parte dessas reações, no entanto, diminui com o tempo.
Contraindicação
Esse medicamento é contraindicado para pacientes com histórico de doenças cardíacas, cerebrovasculares, arteriais ou diabetes.
Tipo de Receita
Receita acompanhada de Notificação de Receita B (receita azul) e Termo de Responsabilidade do Prescritor (3 vias)
Sugestão de fórmula manipulada
Cápsulas

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.