Oxandrolona é um esteroide anabólico com ações similares as da testosterona, hormônio sexual masculino.
O uso de oxandrolona é indicado para promo... Continuar lendo

Categoria Esteróide anabólico

Administração
Uso Oral
Controlado
Sim - Lista C5-Portaria 344/98
RDC nº 6, de 18/02/2014
Indicação
Oxandrolona é um esteroide anabólico com ações similares as da testosterona, hormônio sexual masculino.
O uso de oxandrolona é indicado para promover o aumento de peso após a perda de peso excessivo por cirurgia extensiva, infecções crônicas ou trauma severo, e em alguns pacientes que, sem razões definidas, não conseguem ganhar ou manter peso normal, para o alívio da dor óssea que acompanha frequentemente a osteoporose. Também é indicado na Síndrome de Turner, falhas no crescimento físico, hepatite alcoólica em todos os graus,
Em crianças, o uso da oxandrolona é indicado para promover o crescimento quando há retardo generalizado.
Em atletas fisioculturistas, sua utiliza vem do fato da oxandrolona estimular a síntese de fosfocreatina nas células musculares, sem causar edema nas articulações e músculos, melhorando a performance e o ganho de força.
Posologia
A Oxandrolona é indicada em doses que variam de 2,5mg a 20mg diários, sendo a dose usual 5mg a 10mg diários em várias tomadas durante 2 a 4 semanas.
Restrições
Uso adulto e pediátrico
Interações Medicamentosas
Oxandrolona pode aumentar a sensibilidade aos anticoagulantes orais e da warfarina, converse com médico para efetuar o ajuste de dose se você precisa utilizar estes medicamentos concomitantemente. Oxandrolona pode inibir o metabolismo de hipoglicemiantes orais. Interfere em exames laboratoriais.
Reações Adversas
Oxandrolona pode causar algumas reações adversas, as mais comuns são: aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, principalmente a acidente vascular cerebral, ruptura de tendões, doença hepática. Efeitos gastrintestinais como náuseas, vômito. Dores de cabeça, diminuição da libido, queda de cabelo. Para homens, os efeitos mais comuns são inchaço no peito, ereções frequentes e prolongadas. Para mulheres, crescimento de cabelos e pelos no rosto e corpo, irregularidades no ciclo menstrual, rouquidão e engrossamento da voz. Reações alérgicas são raras, mas não podem ser descartadas.

Contraindicação

O uso de oxandrolona é contraindicado para pacientes com problemas hepáticos, osteosporose, e hipercalcemia e para homens que tiveram ou tem câncer de próstata. Não utilize oxandrolona se estiver grávida ou amamentando, pode ser perigoso para o bebê.
Tipo de Receita
Receita de Controle Especial (branca, 2 vias)
Sugestão de fórmula manipulada
Cápsulas

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.