O Minoxidil é um potente vasodilatador musculotrópico (direto), pertence às peperidinpirimidinas, que atuam diretamente sobre a musculatura lisa vasc... Continuar lendo

Categoria Vasodilatadores

Administração
Uso Oral
Uso Tópico
Controlado
Não
Indicação
O Minoxidil é um potente vasodilatador musculotrópico (direto), pertence às peperidinpirimidinas, que atuam diretamente sobre a musculatura lisa vascular, igualmente à hidralazina; mas a diferença desta é que o seu efeito anti-hipertensivo é mais intenso e prolongado. Devido a sua poderosa ação vasodilatadora capilar sem venodilatação, origina um aumento reflexo do tônus simpático e da retenção hidro-salina. Absorve-se de forma rápida e completa pela mucosa digestiva e alcança seu efeito vasodilatador máximo em 2 ou 3 horas. Sua meia-vida plasmática é de 4 horas e seu efeito vasodilatador pode durar de 1 a 3 dias. Metaboliza-se amplamente pelo fígado e é eliminado como droga livre (10-15%) e metabolizado pela urina. O efeito antialopécico é explicado pelo maior fluxo vascular cutâneo.

Entre suas ações terapêuticas estão: Anti-hipertensivo-vasodilatador. É usado em emergências hipertensivas, hipertensão maligna ou refratária. De forma tópica, é utilizado em tratamento de alopecia androgênica ou outras formas de alopecia.
Posologia

Uso interno: Anti-Hipertensivo de 10 a 50 mg/dia. Dose inicial para adulto, 2,5 a 5mg/dia. Recomenda-se uma dose máxima de 100 mg/dia.

Uso externo: De 1 a 5% Alopécia: solução 2%, aplicar 1ml, 2 vezes/dia na área alopécica, friccionando com suavidade. O tratamento dura 90 dias.
Restrições
-
Interações Medicamentosas
O uso concomitante do Minoxidil, via oral, com anti-hipertensivos parenterais potentes pode produzir hipotensão grave. Não deve ser administrado por via tópica com outros fármacos tópicos que aumentam a absorção como corticoesteróides, retinóides ou com bases de pomadas oclusivas.
Reações Adversas
Embora raros, podem ser apresentados eritema local, descamação, prurido, hipotensão arterial, náuseas, fadiga, erupção cutânea, cefaléia. Retenção hidrossalina com edemas, hipertricose.
Contraindicação
Seu uso é contraindicado em caso de hipersensibilidade ao fármaco.
Tipo de Receita
Receita Simples (branca, 1 via)
Sugestão de fórmula manipulada
Solução 2%, aplicar 1ml, 2 vezes/dia

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.