O Lactobacillus acidophilus e Lactobacillus bulgaricus são utilizados por mais de 75 anos no tratamento da diarreia, particularmente as diarreias caus... Continuar lendo
Categoria Tratamento intestinal

O Lactobacillus acidophilus e Lactobacillus bulgaricus são utilizados por mais de 75 anos no tratamento da diarreia, particularmente as diarreias causadas pela modificação da flora intestinal por uso de antibióticos. Preparações contendo Lactobacillus ajudam a restabelecer a funcionalidade e a flora bacteriana do trato intestinal. O Lactobacillus acidophilus também tem sido utilizado em pacientes com diarreia infecciosa, colites ulcerativas, irritação de cólon, diverticulitis, colostomias com diarreia ou constipação, constipações, diarreia com muco ou espasmódica, e diarreia seguida de amebíase. Entretanto, não há estudos comprobatórios da eficácia de preparações contendo Lactobacillus para o tratamento da diarreia.

O Lactobacillus acidophilus pode ser administrado por via oral, de 20 a 40mg, preferencialmente, com leite, suco de frutas ou água; em cápsulas, comprimidos ou saches.

Os Lactobacillus acidophilus podem produzir um aumento de flatulência intestinal no início da terapia, entretanto diminui ao longo do tratamento. Para o tratamento da diarreia, as preparações contendo Lactobacillus acidophilus não devem ser utilizadas por mais de 2 dias e em caso de febre alta a duração do tratamento deve ser acompanhada pelo médico. Alguns fabricantes recomendam que os Lactobalcillus acidophilus não sejam utilizados para o tratamento de diarreia em recém-nascidos. Em crianças com menos de 3 anos o tratamento deve ser acompanhado por um médico. Indivíduos sensíveis aos derivados do leite recomenda-se não fazer uso destas preparações.

-
-
-
Receita Simples (branca, 1 via)
Cápsulas Lactobacillus acidophilus ...20 mg Excipiente qsp.........................................1 cápsula Procedimento: 1. Adicione aos poucos o excipiente utilizando a técnica da diluição geométrica. 2. Tamisar, homogeneizar bem. 3. Encapsular em tamanho apropriado de cápsulas. Óvulos Lactobacillus acidophilus (1 bilhão/g) ................... 0,5g Sílica gel micronizada ...........................................1% Base graxa* qsp 1 óvulo Procedimento de preparo: 1. Misturar o Lactobacillus pó com a sílica gel micronizada. 2. Fundir a base em banho-maria a 38-40º C. 3. Polvilhar o passo 1 sobre a base fundida, dispersando-o sob agitação. 4. Agite para manter o pó em suspensão até verter para o molde. 5. Resfriar. 6. Embalar e rotular Conservação: conservar sob-refrigeração.
1. American Society of Health –System Pharmacist, Drug Information, 2001, 2772p. 2. Batistuzzo, J.A.O.; Formulário Médico Farmacêutico, 1ed.; São Paulo, 2000, 47p. 3. Metts. J; et all; The Journal of Applied Research. Vol.3 No 4, 2003.
-