Lactobacillus Salivarius

HOME < Princípios ativos de A a Z

A Lactobacillus salivarius é uma bactéria probiótica extremamente eficaz a manutenção do sistema digestivo. Os atuais hábitos de alimentação devido à... Continuar lendo

Categoria Probiótico

Administração
Uso Oral
Controlado
Indicação
A Lactobacillus salivarius é uma bactéria probiótica extremamente eficaz a manutenção do sistema digestivo. Os atuais hábitos de alimentação devido à correria do dia a dia, o uso de bebidas alcoólicas e o uso excessivo de antibióticos levam a problemas de saúde devido à destruição das “bactérias boas” do intestino humano. Essas bactérias benéficas são importantes para manutenção do organismo1,2 . Elas são responsáveis por produzir substâncias que impedem o crescimento desordenado e abundante de bactérias, inativa alguns vírus, produz anticorpos, reduz colesterol, entre outros. O uso de probióticos como o Lactobacillus salivarius repõe essas bactérias no intestino e assim auxiliam a evitar problemas de flatulência, indigestão, baixa imunidade, má absorção de nutrientes essenciais, entre outros. O Lactobacillus salivarius é um bacilo grampositivo e homofermentativo que ocorre naturalmente na cavidade oral, intestino e vagina e tem sido estudado como um candidato probiótico. O Lactobacillus salivarius produz peróxido de hidrogênio, podendo inibir o crescimento de S. aureus devido à produção de H2O2. As pesquisas atuais descrevem suas propriedades imunomoduladoras no combate à doença intestinal e a promoção do bem- estar.
Suas aplicações consistem em: Promover a recuperação da microflora intestinal; Regular o trânsito intestinal; Melhorar a resposta imunológica; Possui atividade antimicrobiana; Regula e beneficia a saúde bucal.
Posologia
É recomendado o uso de 10bilhões de UFC/dia.
Restrições
Não possui.
Interações Medicamentosas
-
Reações Adversas
Seu uso pode ocasionar gases intestinais ou inchaço.
Contraindicação
Seu uso é contraindicado em casos de pacientes Imunossupremidos, somente com orientação médica.
Tipo de Receita
Receita Simples (branca, 1 via)
Sugestão de fórmula manipulada

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.