Para pacientes pesando acima de 15Kg, uma única dose de 3 a 12mg, baseado em 150mcg/Kg pela via oral, é dada anualmente no tratamento da oncocercose. ... Continuar lendo

Categoria Antiparasitário

Administração
Uso Oral
Controlado
-
Indicação
Para pacientes pesando acima de 15Kg, uma única dose de 3 a 12mg, baseado em 150mcg/Kg pela via oral, é dada anualmente no tratamento da oncocercose. Esse regime foi adotado no tratamento de massa em áreas infectadas.
Outra recomendação mais detalhada é a seguinte: pacientes pesando entre 15 a 25Kg devem receber 1,5mg de Ivermectina; pacientes pesando entre 26 a 44Kg devem tomar 3mg de Ivermectina; pacientes pesando entre 65 a 84Kg devem ingerir 6mg de Ivermectina.
Essa droga deve ser administrada em jejum, 2 horas antes ou depois das refeições.
Para piolhos indica-se administração tópica de 0,8 – 1% em creme rinse ou Loção capilar. As fontes consultadas não mencionam a necessidade de conversão.
Posologia
Uma solução injetável de Ivermectina a 1% (p/v) é indicada em bovinos e ovinos pela via subcutânea na dose de 200mcg/Kg, na proporção de 1mL para cada 50Kg de massa corporal.
Para suínos, a dose recomendada é de 300mcg/Kg pela via subcutânea, na proporção de 1mL para cada 33Kg de massa corporal.
Restrições
-
Interações Medicamentosas
-
Reações Adversas
Geralmente estes efeitos consistem em reações Mazzoti suaves, provocadas pela atuação da droga sobre a microfilária. Eles incluem febre, prurido, artralgia, mialgia, hipotensão postural, edema, linfadenopatia, sintomas gastrintestinais, garganta dolorida, tosse e dor de cabeça. Os efeitos tendem a ser transitórios e, se tratamento for necessário, eles respondem a analgésicos e antihistamínicos.
Contraindicação
Hipersensibilidade ao fármaco e gravidez.
Tipo de Receita
-
Sugestão de fórmula manipulada

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.