O hidroximetilbutirato (HMB) é um metabolito do aminoácido leucina (um dos três aminoácidos de cadeia ramificada que compõem o BCAA) e isoleucina, am... Continuar lendo

Categoria Suplemento Alimentar

Administração
Uso Oral
Controlado
SD
Indicação
O hidroximetilbutirato (HMB) é um metabolito do aminoácido leucina (um dos três aminoácidos de cadeia ramificada que compõem o BCAA) e isoleucina, aminoácidos essenciais com efeitos anti-catabólicos (processo que utiliza os músculos para obtenção de energia).
A suplementação com HMB é indicado para melhora da performance física durante a prática de exercícios físicos prevenindo lesões musculares e como auxiliar no processo de redução da gordura corporal.
O uso em animais, é indicado no tratamento do sobrepeso.
Posologia
É recomendável a administração de 1,5 a 3,0g, de HMB, preferencialmente meia hora antes
do treinamento.
Mínimo 150 mg/kg para cães e mínimo de 98 mg/kg para gatos.
Restrições
Uso adulto
Interações Medicamentosas
Não foram encontrados relatos de interação do HMB com outros medicoamentos ou alimentos.
Reações Adversas
O uso de HMB dentro dos limites recomendados são bem tolerados, seu uso em doses muito elevadas pode provocar a formação de cálculos renais devido ao excesso de cálcio.
Contraindicação
Tipo de Receita
SD
Sugestão de fórmula manipulada
Cápsulas; Sachês; Shakes

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.