Hidroxitriptofano L-5

HOME < Princípios ativos de A a Z

5-Hidroxitriptofano é um aminoácido precursor imediato na biossíntese do neurotransmissor serotonina. O 5-HTP é encontrado nas sementes da Griffonia ... Continuar lendo

Categoria Suplemento Alimentar

Administração
Uso Oral
Controlado
SD
Indicação
5-Hidroxitriptofano é um aminoácido precursor imediato na biossíntese do neurotransmissor serotonina. O 5-HTP é encontrado nas sementes da Griffonia simplicifolia (família da alfarroba) uma planta natural do oeste da África (Gana, Costa do Marfim e Togo).
A suplementação diária com L-5-Hidroxitriptofano é indicado principalmente para o tratamento das desordens do sistema nervoso central, dentre elas, auxilia na dificuldade para dormir, contribui para a saúde da memória, humor e na regulação da temperatura corporal. O 5-HTP é indicado para o tratamento da obesidade pois atua na redução da fome.
Posologia
Em geral, recomenda-se a ingestão de 50 mg de 5-HTP, três vezes ao dia.
A dosagem máxima diária é de 750mg.
Restrições
Uso adulto
Interações Medicamentosas
5-hidroxitriptofano não deve ser utilizado concomitantemente com medicamentos antidepressivos como a fluoxetina ou paroxetina, e também com medicamentos para tratamento da enxaqueca como naratriptana, sumatriptana e zolmitriptana.
Reações Adversas
Geralmente o 5-HTP é bem tolerado, suas reações adversas incluem azia, dor de estômago, flatulência, diarreia, vômito, perda de apetite e dificuldade para respirar.
Contraindicação

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou cirurgião-dentista.
Tipo de Receita
SD
Sugestão de fórmula manipulada
Cápsulas

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.