Hidrocortisona é um corticosteroide para utilização tópica no tratamento de distúrbios da pele. Assim como outros corticosteroides, o acetato de hidro... Continuar lendo

Categoria Corticóides Tópicos

Administração
Uso Tópico
Controlado
Não
Indicação
Hidrocortisona é um corticosteroide para utilização tópica no tratamento de distúrbios da pele. Assim como outros corticosteroides, o acetato de hidrocortisona estimula a síntese proteica de várias enzimas que inibem os efeitos inflamatórios causados pelas doenças de pele para as quais este medicamento é indicado.
Indicado para o tratamento de doenças inflamatórias e alérgicas da pele que respondem ao tratamento com corticosteroides aplicados diretamente na pele como, por exemplo, dermatites, eczemas, vermelhidão provocada pelo sol, queimadura de primeiro grau e picadas de inseto.

Posologia
Aplicar uma camada fina de hidrocortisona creme ou pomada dermatológica 2 a 3 vezes por dia, esfregando suavemente. Após melhora do quadro clínico, uma aplicação por dia é suficiente na maioria dos casos. Em bebês e crianças de até 4 anos de idade, o produto não deve ser aplicado por período superior a 3 semanas, especialmente em áreas cobertas por fraldas.
Restrições
Uso adulto e pediátrico
Interações Medicamentosas
Não são conhecidas até o momento.
Reações Adversas
Sintomas locais como coceira (prurido), ardor, vermelhidão (eritema) ou formação de bolhas (vesiculação) na área afetada da pele podem ocorrer em casos isolados durante o tratamento com hidrocortisona de uso tópico.
Contraindicação
O uso de tópico de hidrocortisona é contraindicado quando existirem processos decorrentes de tuberculose ou sífilis na área a ser tratada, doenças causadas por vírus (por exemplo, catapora, herpes zoster), rosácea, dermatite perioral, reações após aplicação de vacina na área a ser tratada, hipersensibilidade (alergia) à hidrocortisona ou a qualquer um dos componentes da fórmula.
De modo geral, deve-se evitar o uso de formulações tópicas contendo corticoides durante os primeiros três meses de gravidez. Caso você esteja grávida ou amamentando deve evitar o tratamento de áreas extensas ou uso por período prolongado. Você não deve utilizar a hidrocortisona nas mamas durante o período de amamentação.
Tipo de Receita
Receita Simples (branca, 1 via)
Sugestão de fórmula manipulada
Creme dermatológico;Pomada dermatológica

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Hidrocortisona base: quatro coisas que você precisa saber

Foto de Hidrocortisona base: quatro coisas que você precisa saber

Os corticoides, ou conhecidos também como corticosteróides, são hormônios naturais que as glândulas supra-renais produzem. A principal função deles é de agir como anti-inflamatórios. Quando, por algum motivo, o corpo não produz corticoides suficientes para combater inflamações ou outros tipos de problemas é preciso fazer uso de hormônios auxiliares. Como é o caso da hidrocortisona base. Esta forma de hidrocortisona é conhecida como um hormônio bioidêntico. Ou seja, é uma substância que possui exatamente as mesmas características químicas e moleculares do cortisol produzido pelo corpo humano.

A hidrocortisona pode ser utilizada de diversas formas. O uso tópico diz respeito aos cremes e loções usados para os quadros de alergias ou doenças da pele. O uso por via oral é administrado para doenças crônicas inflamatórias. Há também a possibilidade de fazer uso por meio injetável, mais utilizado para os casos de problemas crônicos de saúde. Para entender melhor o uso da hidrocortisona base e quais são os meios recomendados de utilizá-la confira nossas 4 dicas abaixo:

 

1) O que é hidrocortisona base

A hidrocortisona base, ou acetato hidrocortisona, é um eficaz agente na ação anti-inflamatória, vasoconstritora e antipruriginosa. Sendo um corticosteróide bastante popular, a hidrocortisona  age inibindo a enzima fosfolipase A2 e impedindo a formação de ácido aracdônico. De forma mais simplificada, como anti-inflamatória a hidrocortisona estimula a síntese proteica de enzimas que causam os efeitos inflamatórios. Como  vasoconstritora, a hidrocortisona age contraindo os músculos lisos das paredes dos vasos sanguíneos. Neste processo se dá a queda de temperatura corporal, o que evita que o corpo perca calor. Agindo como antipruriginoso, os efeitos da hidrocortisona base são de anticoceira, inibindo a comichão frequentemente presente em casos de reações alérgicas. 

hidrocortisona pode ser encontrada na forma de cremes/pomadas, injeção, comprimidos e até uma versão especial capilar, cada uma com um uso específico. Os comprimidos são fortemente indicados para tratar fatores dermatológicos, como eczemas. O pomada ou creme é recomendado para tratamentos externos em partes do corpo especificamente sensíveis, como o rosto. Já o meio injetável é usado em uma série de distúrbios das mais variadas naturezas, como endócrina, oftalmológica e reumática. Em casos de choque anafilático a hidrocortisona também pode ser usada de forma injetável.

Aqui você encontra a bula online da hidrocortisona base

2) Indicações de uso

O uso de hidrocortisona base deve ser feito com base em prescrição médica. As recomendações mais comuns, por meio de via oral, são de administração em porções de comprimidos entre 5mg a 20 mg. Pacientes que apresentam infecção fúngica sistêmica ou qualquer tipo de hipersensibilidade à fórmula de hidrocortisona devem evitar o uso. Mulheres grávidas não têm o uso restrito, no entanto, as lactantes não tem o uso recomendado. Isto porque a hidrocortisona base é excretada no leite, podendo afetar os bebês. 

As recomendações mais comuns para o uso de hidrocortisona base são para desordens endócrinas, doenças que afetam o colágeno (como lúpus) e doenças dermatológicas - casos de dermatite exfoliante são exemplos. A hidrocortisona também pode ser indicada em casos alérgicos, como asma brônquica e rinite alérgica, além de problemas oftalmológicos, como conjuntivites alérgicas. Tuberculose e Síndrome Loffer’s também pode ser tratadas com hidrocortisona base. Casos graves, como linfomas em adultos e leucemias, podem fazer o uso de hidrocortisona no tratamento. 

Mais exemplos do uso de hidrocortisona são para tratar lesões inflamatória (de caráter não infeccioso) nos lábios e ao redor da boca. Crianças que apresentam dermatite atópica também podem ser tratadas com hidrocortisona - já que como corticosteróide ela tem baixa potência. 

Um quadro que deve ser levado em consideração é que a automedicação de hidrocortisona base pode gerar problemas no organismo. Isso porque, ao detectar níveis altos de hormônio no organismo, o corpo humano tende a diminuir a produção de cortisol. Esse bloqueio da produção hormonal, causado pela ingestão em demasia da hidrocortisona, acaba prejudicando todo o equilíbrio do organismo. 

3) Contraindicações e efeitos colaterais

A aquisição de hidrocortisona base só pode ser feita com prescrição médica. No entanto, mesmo em casos em que a sugestão de uso vem de um médico efeitos colaterais podem surgir. A hidrocortisona tem uma vasta lista de possíveis efeitos, por isso é importante estar atento ao uso. Entre os efeitos mais comuns estão: vermelhidão, ardor, coceira, brotoeja, maceração da pele, secura, irritação e foliculite (inflamação do folículo capilar). Algumas reações mais severas incluem formações de bolhas, hipertricose (crescimento de pelos) e infecção secundária.

O uso de hidrocortisona bioidêntica também pode causar euforia, desenvolvimento de úlcera estomacal e insônia. Além de retenção de sódio, hipertensão, osteoporose, distensão abdominal, enxaqueca e irregularidades menstruais.

Caso qualquer um dos sintomas acima descritos seja apresentado o uso de hidrocortisona deve ser suspendido imediatamente. Procure o médico que prescreveu a hidrocortisona base e sigas as recomendações dadas por ele. Pacientes que fazem o uso de outros tipos de medicamentos devem informar ao médico para que seja verificado se há risco de interação.

4) Onde encontrar hidrocortisona base

Como todos os tipos de medicamentos, suplementos e tratamentos estéticos, a hidrocortisona bioidêntica deve ser usada e vendida apenas com a recomendação e acompanhamento de um médico. É possível encontrar em drogarias e na própria internet cremes e cápsulas de hidrocortisona. No entanto, para comprar hidrocortisona base é recomendado, que após submeter-se a uma consulta médica e ter a prescrição de uma receita magistral, uma farmácia de manipulação seja procurada pelo paciente. Com uma receita feita a partir de pesquisa e investigação das reais causas dos problemas de saúde, o tratamento tem mais chances de ser bem sucedido e rápido. Além de também proporcionar ao paciente segurança de que o problema será sanado.

Se você tem uma receita de hidrocortisona base e deseja fazer a encomenda em uma farmácia de manipulação confiável nós podemos ajudar. Em nosso site, através deste link,  há a possibilidade de fazer a cotação de medicamentos em várias farmácias de manipulação. Ao realizar a cotação, a Manipulaê envia um e-mail para o paciente indicando quais os valores e onde é possível encontrar a  hidrocortisona base. Um meio rápido e descomplicado de garantir o melhor preço sempre!


+ continuar lendo