Na concentração de 1mg, a finasterida está indicada no tratamento de homens com calvície de padrão masculino (alopecia androgênica), para aumentar o c... Continuar lendo

Categoria Antiandrogênico

Administração
Uso Oral
Controlado
Não
Indicação
Na concentração de 1mg, a finasterida está indicada no tratamento de homens com calvície de padrão masculino (alopecia androgênica), para aumentar o crescimento e prevenir a queda adicional de cabelo.

Na concentração de 5mg, finasterida é indicada para o tratamento e controle da hiperplasia prostática benigna (HPB, aumento do tamanho da próstata impedindo a passagem de urina) e para a prevenção de eventos urológicos para:
• Reduzir o risco de retenção urinária aguda.
• Reduzir o risco de cirurgias, incluindo ressecção transuretral da próstata e prostatectomia.
Posologia
Para o tratamento da calvíce, tomar 1 cápsula de 1 mg ao dia. A calvície de padrão masculino é uma condição que se desenvolve por um longo período de tempo. Em geral, o uso diário por 3 meses ou mais pode ser necessário antes que você perceba o aumento do crescimento ou prevenção de perdas adicionais do cabelo. O uso contínuo de finasterida de 1 mg é recomendado para se obter máximo benefício. Se você parar de tomar finasterida de 1 mg, provavelmente, em 12 meses após a interrupção do tratamento, você perderá o cabelo que ganhou com o tratamento. - A posologia recomendada é de 5 mg diariamente, com ou sem alimentos. Siga as orientações de seu médico. Lembre-se que leva muitos anos até que sua próstata aumente o suficiente para causar sintomas de hiperplasia prostática benigna (HPB). Da mesma forma, a finasterida de 5 mg pode tratar seus sintomas e controlar a doença apenas se você continuar o tratamento por um longo período.
Restrições
Uso adulto
Uso restrito a pessoas do sexo masculino
Interações Medicamentosas
A finasterida em geral não interfere com outros medicamentos. No entanto, você deve sempre informar seu médico sobre todos os medicamentos que estiver tomando ou planeje tomar, incluindo os obtidos sem prescrição médica. Não há necessidade de alterar os cuidados habituais que tem com o seu cabelo. A finasterida pode alterar um exame de sangue chamado antígeno específico prostático (ou simplesmente PSA). Por isso, se você realizou um exame de PSA, avise seu médico que está tomando finasterida de 5mg.
Reações Adversas
Geralmente a finasterida é bem tolerada, e os efeitos adversos quando ocorrem são: impotência (incapacidade de obter ereção) ou menos desejo de manter relação sexual. Alguns homens podem apresentar alterações ou problemas com a ejaculação, como diminuição da quantidade de sêmen liberado durante o ato sexual (esta diminuição, porém, parece não interferir com a função sexual normal). Além disso, alguns homens podem apresentar inchaço e/ou sensibilidade nas mamas, reações alérgicas (como erupções cutâneas, coceira, urticária e inchaço dos lábios, língua, garganta e da face); dor nos testículos; incapacidade de ter ereção que continuou após a descontinuação do tratamento; problemas com a ejaculação que continuou após a descontinuação do tratamento; infertilidade masculina e/ou baixa qualidade do sêmen, que melhora após descontinuação do tratamento; depressão; diminuição do desejo sexual que continuou após a descontinuação do tratamento; em raros casos câncer de mama masculino.
Contraindicação
Finasterida é contra indicado para mulheres e crianças.
Tipo de Receita
Receita Simples (branca, 1 via)
Sugestão de fórmula manipulada
Cápsulas

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.