Eritromicina Estolato

HOME < Princípios ativos de A a Z

A eritromicina é um antimicrobiano da classe dos macrolídeos. Seu espectro de ação é muito semelhante ao da penicilina, sendo uma alternativa segura ... Continuar lendo

Categoria Antimicrobiano

Administração
Uso Oral
Controlado
sim
Indicação
A eritromicina é um antimicrobiano da classe dos macrolídeos. Seu espectro de ação é muito semelhante ao da penicilina, sendo uma alternativa segura e eficaz em pacientes sensíveis à penicilina. A eritromicina é eficaz contra bactérias gram-positivas e espiroquetas, mas não contra a maioria dos organismos gram-negativos, exceto pela N. gonorrhoeae e, em menor grau, o H. influenzae. O Mycoplasma pneumoniae, a Legionella e alguns microrganismos do tipo clamídia também são susceptíveis.
Possuem como principais aplicações: Infecções das vias respiratórias superiores (otite média, faringite) e inferiores (pneumonia); Infecções da pele e tecido celular subcutâneo; Amebíase intestinal provocada por E. histolitica; Profilaxia de coqueluche; Tratamento da sífilis primaria em pacientes alérgicos à penicilina.
Posologia
Recomendação de uso:
Adultos: 250mg a cada 6 horas ou 500mg a cada 12 horas; crianças: 35 a 50mg por kg de peso corporal a cada 6 horas.
Uso Tópico: de 1% a 4% em soluções hidro-alcoólicas, gel, loção ou creme.
Restrições
Uso Adulto e pediátrico.
Interações Medicamentosas
o uso com terfenadina (anti-histamínico) causa reações cardiovasculares graves; usada concomitantemente com ergotamina ou diidroergotamina pode ocasionar toxicidade15 aguda caracterizada por vasoespasmo periférico intenso e disestesia16.
Reações Adversas
As mais comuns são distúrbios gastrintestinais como cólicas abdominais e mal estar; com menor frequência náuseas, vômitos e diarreia.
Contraindicação
é contra indicado em caso de pacientes portadores de insuficiência hepática grave e com hipersensibilidade à substância.
Tipo de Receita
Receita de Controle Especial (branca, 2 vias)
Sugestão de fórmula manipulada
Capsulas

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.