Anti-hipertensivo. Inibidor da enzima conversora da angiotensina (ECA).... Continuar lendo

Categoria Anti hipertensivo

Administração
Uso Oral
Controlado
-
Indicação
Anti-hipertensivo. Inibidor da enzima conversora da angiotensina (ECA).
Posologia
Só deve ser administrado por via oral. A dose usual diária varia de 10 a 40mg 1 a 2X/dia em todas as indicações. A dose máxima é de 80mg/dia em casos graves. Quando houver insuficiência renal, insuficiência cardíaca congestiva ou o paciente estiver recebendo tratamento com diuréticos, deverá ser administrada uma dose inicial mais baixa.
Hipertensão arterial essencial: dose inicial de 5mg/dia, dose de manutenção é de 20mg uma vez ao dia, ajustando-a conforme as necessidades de cada paciente. Em indivíduos com mais de 65 anos, a dose inicial é de 2,5mg.
Hipertensão vasculorrenal: dose inicial de 2,5 a 5mg. Aqueles que estiverem em tratamento com diuréticos deverão suspendê-lo 2 ou 3 dias antes de iniciar o enalapril; se não for possível, a dose inicial deve ser baixa (2,5 a 5mg) para determinar o efeito sobre a tensão arterial.
Insuficiência cardíaca congestiva: dose inicial de 2,5 a 5mg através de cuidadoso controle médico, manutenção: 10 a 20mg diários em dose única ou dividida. Durante o tratamento a pressão arterial e a tensão renal devem ser controladas.
Aplicação veterinária: Doses para cães e gatos– 0,25 – 0,5mg/Kg a cada 12 – 24hs, VO.
Restrições
-
Interações Medicamentosas
Com outros agentes anti – hipertensivos: pode ocorrer efeito aditivo.
Com diuréticos tiazídicos: o efeito espoliador de potássio (hipocalemia) causado pelo
diurético pode ser atenuado.
Sais de lítio: podem aumentar os níveis séricos do lítio.
Reações Adversas
-
Contraindicação
Hipersensibilidade à droga. Estenose unilateral ou bilateral da artéria renal. Gravidez.
Tipo de Receita
-
Sugestão de fórmula manipulada

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.