É um mucopolissacarídeo existente naturalmente no tecido conectivo, como a pele, ossos e cartilagens, que forma juntamente com as proteínas não globul... Continuar lendo

Categoria Antireumáticos

Administração
Uso Oral
Controlado
Não
Indicação
É um mucopolissacarídeo existente naturalmente no tecido conectivo, como a pele, ossos e cartilagens, que forma juntamente com as proteínas não globulares a matriz intercelular. Tem a propriedade de formar soluções viscosas, com alto poder hidratante e anti-inflamatório.
Para uso oral é indicado no tratamento da osteoartrite e na redução da percepção da dor, inclusive durante a prática de exercícios físicos. Geralmente associado ao sulfato de glucosamina, pois podem atuar sinergicamente, estimulando a produção de cartilagem e também auxiliam no controle das enzimas que destroem a cartilagem.

Posologia
Recomenda-se a ingestão de 500 a 1.200mg/dia, sendo o mais usual 400mg duas vezes ao dia.

Restrições
Uso adulto
Interações Medicamentosas
Sulfato de condroitina pode reduzir a ação dos medicamentos doxorrubicina, etoposideo e teniposideo. Intefere na ação de medicamentos anticoagulantes (varfarina), aumentando o risco de sangramentos. Pode reduzir a eficácia dos agentes antidiabéticos (acarbose, glimepirida, metformina dentre outros). Informe seu médico se estiver tomando algum destes medicamentos para que seja realizado um ajuste nas dosagens.
Recomenda-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com sulfato de condroitina.
Reações Adversas
De maneira geral, o sulfato de condroitina é bem tolerado no uso oral, com mínimos efeitos colaterais descritos, incluindo náuseas, diarréia, rash cutâneo e cefaléia.
Contraindicação
Não utilize sulfato de condroitina se estiver grávida ou amamentando ou se apresentar hipersensibilidade (alergia) ao sulfato de condroitina.
Tipo de Receita
Receita Simples (branca, 1 via)
Sugestão de fórmula manipulada
Cápsulas, saches

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.