A Codeína é um fármaco alcalóide do grupo dos opióides, que é usado no tratamento da dor moderada e como antitússico. É menos potente que a morfina e ... Continuar lendo

Categoria Analgésico

Administração
Uso Oral
Controlado
-
Indicação
A Codeína é um fármaco alcalóide do grupo dos opióides, que é usado no tratamento da dor moderada e como antitússico. É menos potente que a morfina e se utiliza geralmente em combinação com outros analgésicos não opióides. Como antitussigeno é usado para tosses não bacterianas, particularmente as dolorosas e prolongadas.
Posologia
Analgésico: de 10 a 30mg diários. Antitussígeno: de 20 a 60mg diários.
Restrições
-
Interações Medicamentosas
-
Reações Adversas
Náuseas, vômitos, obstipação, miose, secura da boca, prurido, confusão e sedação. A Codeína pode criar habituação e ser usada como droga de abuso, embora muito menos frequentemente que outros opióides. Os seus efeitos são menos fortes.
Obs: Insumo pertencente à Portaria 344/98 – ANVISA - Lista-A2.
Contraindicação
-
Tipo de Receita
-
Sugestão de fórmula manipulada

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.