O cloranfenicol é um antimicrobiano de amplo espectro, eficaz contra bactérias gram- negativas, gram-positivas e riquétsias. É um inibidor da síntese ... Continuar lendo

Categoria Antimicrobiano

Administração
Uso na pele
Controlado
Não informado
Indicação
O cloranfenicol é um antimicrobiano de amplo espectro, eficaz contra bactérias gram- negativas, gram-positivas e riquétsias. É um inibidor da síntese proteica bacteriana, e são bacteriostáticos para a maioria dos microrganismos, porém bactericidas para o H. influenzae.
Posologia
Infecções oculares, cloranfenicol é normalmente aplicado em solução a 0,5% ou pomada a 1%. Para tratamento da otite externa bacteriana é aplicado em concentrações de 5 a 10%. Adultos e Crianças: 50 mg/kg/dia divididos a cada 6 horas. Até 100 mg/kg/dia em caso de infecções graves.
Restrições
Pacientes com histórico de hipersensibilidade à substância, grávidas e lactantes.
Interações Medicamentosas
Não informado
Reações Adversas
Não informado
Contraindicação
-
Tipo de Receita
Não informado
Sugestão de fórmula manipulada

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.