Clobetasol Propionato Corticosteróide

HOME < Princípios ativos de A a Z

O propionato de clobetasol é um corticosteróide sintético, classificado como superpotente, com propriedades anti-inflamatórias, antipruriginosas e vas... Continuar lendo

Categoria Antiflamatório

Administração
Uso Oral
Controlado
Não informado
Indicação
O propionato de clobetasol é um corticosteróide sintético, classificado como superpotente, com propriedades anti-inflamatórias, antipruriginosas e vasoconstritoras, esterificado na posição 17. A substância clobetasol, com a presença na posição 17 de grupos com cadeias laterais mais longas, como é o caso do propionato, possui o aumento da lipofilidade e consequentemente da penetração no estrato córneo (pele).
Posologia
Em pomadas, géis, cremes, loções ou soluções, de 0,03% a 0,05%.
Restrições
Rosáceas, acne e dermatite perioral, lesões cutâneas consequentes a infecções por vírus (ex. herpes simples, varicela), fungos (ex. candidíase, tínea) ou bactérias (ex. impetigo). Hipersensibilidade à substância. Dermatoses em crianças menores de 12 anos de idade.
Interações Medicamentosas
Não informado
Reações Adversas
Não informado
Contraindicação
-
Tipo de Receita
Não informado
Sugestão de fórmula manipulada

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.