O Cálcio é um elemento essencial para o organismo, tem função de regular a liberação e armazenar neurotransmissores e hormônios, na absorção e ligação... Continuar lendo

Categoria Hormonal

Administração
Uso Oral
Controlado
Não informado
Indicação
O Cálcio é um elemento essencial para o organismo, tem função de regular a liberação e armazenar neurotransmissores e hormônios, na absorção e ligação de aminoácidos, na absorção de vitamina B12 e na secreção gástrica. O cálcio é necessário para manter a função do sistema nervoso, muscular e esquelético, a permeabilidade capilar da membrana celular, a formação dos ossos e dentes. É ativador de muitas reações enzimáticas, sendo essencial para a transmissão de impulsos nervosos, contração dos músculos cardíacos, liso e esquelético; respiração; coagulação do sangue e função renal (Klasco, 2012).
Posologia
950mg (equivalente a 200mg de cálcio ionizável-25% IDR).
Na profilaxia da deficiência de cálcio, a dose diária recomendada (IDR) para adultos e crianças maiores de 6 anos é de 800mg ao dia.
Em mulheres gestantes e que amamentam, a IDR é de 1.000 a 1.200mg ao dia. Para tratamento da hipocalemia, a IDR é de 800mg a 1.200mg ao dia.
Na prevenção e tratamento da osteoporose de várias etiologias, a IDR é de 800mg a 1.500mg ao dia.
Restrições
Contraindicado para pacientes portadores de insuficiência renal grave, hipercalciúria grave, hipercalcemia e que apresentem hipersensibilidade ao fármaco
Interações Medicamentosas
Não informado
Reações Adversas
Não informado
Contraindicação
-
Tipo de Receita
Não informado
Sugestão de fórmula manipulada

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.