Cetorolaco de Trometamina Antinflamatório

HOME < Princípios ativos de A a Z

Ora: tratamento a curto prazo da dor moderada grave. Parenteral: tratamento da dor pós-operatória aguda moderada a grave.
Vía Oral, dose inicial 10... Continuar lendo

Categoria Antinflamatório

Administração
Uso Oral
Controlado
Não informado
Indicação
Ora: tratamento a curto prazo da dor moderada grave. Parenteral: tratamento da dor pós-operatória aguda moderada a grave.
Vía Oral, dose inicial 10 mg; Dose de manutenção: 10 a 20 mg a cada 6 horas , o tratamento não deve superar 5 dias.
Via Parenteral, dose incial 10mg; Doses subsequentes: 10 a 30 mg a cada 8 horas, com duração máxima de 2 dias de tratamento.
A dose diária recomendada deverá ser individualizada conforme a intensidade da dor, aceitando-se como dose máxima 90 mg/dia.
Os tratamentos a longos prazos, foram associados com efeitos adversos e em alguns casos graves.
Posologia
O Cetorolaco é um antiinflamatório não esteróide, com ações analgésicas, antiinflamatórias e antipiréticas. É absorvido com rapidez após a administração oral e intramuscular, com um pico de concentração plasmática entre 1 e 2 horas. Em geral quando administrado a cada 6 horas, o platô de concentração plasmática é alcançado em 24 horas, razão pela qual 01 dose de carga pode ser requerida para encurtar o período que um importante efeito analgésico é alcançado. A aprincipal via de eliminação do Cetorolaco de Trometamina e seus metabólitos é a urina (92%), excertando-se o resto pelas fezes (6%).
Restrições
Recomenda-se seu uso em curto prazo dados que pacientes que são tratados cronicamente (>3 meses) o risco de úlcera gastroduodenal, hemorragia e perfuração aumenta acentuadamente.
Os pacientes idosos ou debilitados toleram menos que os mais jovens ulcerações e hemorragias, tendo sido constatados mais acidentes gastrintestinais fatais neste grupo etário. Deve ser usado com cuidado em insuficiência hepática, renal ou em pacientes com antecedentes de doenças hepáticas ou renais. Não se recomenda o uso em maiores de 65 anos.
Interações Medicamentosas
Não informado
Reações Adversas
Não informado
Contraindicação
Gravidez, lactação e parto, menores de 16 anos e insuficiência hepática grave
Tipo de Receita
Não informado
Sugestão de fórmula manipulada

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.