Carboximetilcelulose

HOME < Princípios ativos de A a Z

O carboximetilcelulose sódico (CMC) é um éter de celulose obtido pela reação da celulose com hidróxido de sódio, originando a álcali-celulose. Da reaç... Continuar lendo

Categoria Beleza

Administração
Uso Oral
Controlado
Não informado
Indicação
O carboximetilcelulose sódico (CMC) é um éter de celulose obtido pela reação da celulose com hidróxido de sódio, originando a álcali-celulose. Da reação da álcali-celulose com monocloroacetato de sódio obtém-se o carboximetilcelulose sódico (CMC). A celulose é constituída de uma longa cadeia de unidades anidroglucose, sendo que cada unidade contém três grupos de hidroxilas terminais. Através da substituição do hidrogênio dessas hidroxilas por grupos carboximetil, obtém-se o carboximetil celulose sódico (CMC).
Posologia
Como coadjuvante no tratamento da obesidade e tratamento da constipação crônica, é usado na faixa de 2 a 4 cápsulas de 500mg 2 a 3 vezes ao dia, antes das refeições, juntamente com dois copos d’água.
Restrições
O carboximetilcelulose sódico (CMC) apresenta incompatibilidades com goma xantana, ácidos fortes, sais de ferro e outros metais como o alumínio, mercúrio e o zinco.
Interações Medicamentosas
Não informado
Reações Adversas
Não informado
Contraindicação
-
Tipo de Receita
Não informado
Sugestão de fórmula manipulada

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.