Carbonato de Magnésio

HOME < Princípios ativos de A a Z

Carbonato de Magnésio é um antiácido não absorvido que reage quimicamente com o ácido clorídrico do estômago, formando cloreto de magnésio solúvel e ... Continuar lendo

Categoria Antiácido

Administração
Uso Oral
Controlado
Indicação
Carbonato de Magnésio é um antiácido não absorvido que reage quimicamente com o ácido clorídrico do estômago, formando cloreto de magnésio solúvel e dióxido de carbono; Esta reação produz flatulência e um aumento do pH do conteúdo gástrico, aliviando os sintomas da hiperacidez.
Aplicações: Síndromes ácido-pépticas, hipercloridria, úlcera péptica, refluxo gastro-esofágico, hemorragia gastrintestinal como consequência de gastrite aguda e ulceração por estresse.
Posologia
Dose usual para adultos: até 500mg por dia, via oral.
No tratamento da úlcera péptica, é aconselhável administrá-lo entre 1 e 3 horas após as refeições, para prolongar o efeito neutralizante, e ao deitar-se. Mesmo assim, a terapia deve ser prolongada pelo menos 4 a 6 semanas após o desaparecimento dos sintomas.
Restrições
Não deve ser administrado em crianças menores de 6 anos, devido ao risco de hipermagnesemia.
Interações Medicamentosas
Anfetaminas ou quinidina, esteróides, anabolizantes, anticoagulantes orais derivados da cumarina ou da indandiona, antidiscinéticos, antimuscarínicos (especialmente a atropina e seus derivados), benzodiazepinas, fosfato sódico de celulose, cimetidina ou ranitidina, diflunizal, glicosídios digitálicos, efedrina, preparações orais de ferro, cetoconazol, levodopa, loxapina oral, mecamilamina, metenamina, lipase pancreática, fenotiazinas, fosfatos orais, salicilatos, resina de poliestireno, sulfonato sódico, sucralfato, tetraciclinas orais, tioxantenos orais, vitamina D.
Reações Adversas
O seu uso pode causar náuseas, vômitos e cólicas.
Contraindicação
Não deve ser utilizado em pacientes com disfunção renal severa, apendicite, colite ulcerosa, colostomia, diverticulite, ileostomia, diarreia crônica, obstrução intestinal.
Tipo de Receita
Receita Simples (branca, 1 via)
Sugestão de fórmula manipulada
Cápsulas

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Carbonato de magnésio: benefícios e onde comprar

carbonato de magnésio está sendo cada vez mais utilizado como um composto químico natural, usado como um complemento alimentar em suplementos manipulados. A aparência original dele é sólida e de cor esbranquiçada. Ele é comporto por boa parte de magnésio e é um mineral que proporciona muitos benefícios para o organismo. Os atletas costumam usar muito os suplementos de carbonato de magnésio devido a estes benefícios. Mas não vamos dar spoiler, confira abaixo o que você vai descobrir neste artigo.

  • Por que os atletas amam o carbonato de magnésio?
  • Carbonato de magnésio: para quê serve?
  • Principais benefícios para o organismo
  • Carbonato de magnésio em pó
  • Fórmula
  • Onde comprar
  • Encontre este produto nas melhores farmácias de manipulação
  • Preço do carbonato de magnésio

 

Por que os atletas amam o carbonato de magnésio?

Os atletas amam este mineral porque ele ajuda no desenvolvimento dos músculos. Além disso, também influencia no bom funcionamento do sistema nervoso central. É importante destacar que, recém extraído, o magnésio é um elemento tóxico ao organismo. Por isso, deve ser processado e reduzido a magnesita para que possa ser ingerido sem complicações.

 

Carbonato de magnésio: para quê serve?

carbonato de magnésio serve para recuperar os músculos com mais agilidade. Ele contribui para o relaxamento muscular, principalmente depois de um forte impacto, como é o caso de um treino muito pesado na academia. Por isso, ele é muito utilizado para melhorar o tônus em um curto espaço de tempo.

Este mineral também faz muito bem para o coração. Além disso, ajuda a diminuir possibilidades de taquicardias ou arritmias. O carbonato de magnésio também busca se aliar com as proteínas, formando o colágeno. Aposto que vocês já ouviram falar sobre o colágeno, não é mesmo? Então, como consequência, o carbonato de magnésio ainda garante mais produção de colágeno para você ter uma pele mais rejuvenescida.

>> Veja também: 6 vantagens das vitaminas manipuladas nas farmácias de manipulação

Benefícios do carbonato de magnésio para o organismo

No tópico acima já citamos bastantes benefícios, mas para completar, confira essa lista de benefícios de contar com este mineral em equilíbrio em seu organismo.

  • O carbonato de magnésio diminui o cansaço
  • Reduz a sensação de fadiga nos treinos
  • Ajuda na recuperação acelerada dos músculos
  • Proporciona mais energia para o organismo
  • Protege o estômago
  • Incentiva a divisão celular
  • Proporciona mais relaxamento ao corpo
  • Ajuda no fortalecimento dos dentes
  • Ajuda no fortalecimento dos ossos
  • Contribui para o funcionamento adequado das células do cérebro
  • Tranquiliza pessoas com hiperatividade
  • Elimina os gases
  • Ajuda no processo de emagrecimento
  • Contribui para uma rápida cicatrização, principalmente em casos de queimaduras

Carbonato de magnésio em pó

Carbonato de magnésio em pó tem o mesmo composto químico do carbonato de magnésio. A única diferença é a maneira em que ele é comercializado. A principal função do carbonato em pó é minimizar as azias e dores no estômago.

Carbonato de magnésio: fórmula

A fórmula química do carbonato de magnésio é MgCO3

Onde comprar Carbonato de Magnésio

Você pode encontrar este mineral nas melhores farmácias de manipulação de São Paulo e de todo o Brasil. A maioria das pessoas que utilizam este mineral, fazem uso de suplementos manipulados, onde conta com este princípio ativo como parte da fórmula do suplemento. Para isso, o ideal é que você consulte um médico ou nutricionista para receitar uma fórmula ideal para você. A fórmula ideal contêm as doses certas de cada princípio ativo, considerando a sua idade, estrutura e particularidades do seu organismo. Não é indicado que duas pessoas fazem uso do mesmo produto. Isso porque, cada uma tem um organismo que funciona de uma determinada maneira. Somente com uma avaliação completa é possível recomendar as doses ideais de cada princípio ativo, para que você atinja seus objetivos de saúde e/ou treino.

 

Preço do carbonato de magnésio

O preço do carbonato de magnésio pode variar bastante de acordo com sua região. Outro fator decisivo para a variação do preço é o estabelecimento. O preço deste mesmo produto varia bastante nas farmácias de manipulação, podendo chegar até a 60% mais caro ou mais barato, dependendo o lugar que você pesquisar. Por isso, para encontrar o melhor preço em produtos manipulados ou o melhor preço do carbonato, o ideal é pesquisar bastante. Se você não quer levar horas de pesquisa, nós podemos te ajudar. Clique aqui e realize sua cotação com as melhores farmácias de manipulação de São Paulo e de todo o Brasil. Em pouco minutos você receberá uma cotação detalhada de cada uma dessas farmácias. Assim, fica muito mais fácil comprar o seu produto manipulado pelo melhor preço.

>> Veja também: Suplementos manipulados em São Paulo - 6 dicas para encontrar os ideais

Carbonato de magnésio em farmácia de manipulação

O ideal é optar pelo carbonato de magnésio em uma farmácia de manipulação confiável. Seja em São Paulo, ou em outra região do Brasil. Isso é importante porque uma boa farmácia de manipulação conta com todos os requisitos para oferecer segurança, qualidade e eficiência para o seu produto. Existem diversas farmácias de manipulação online que são super seguras e confiáveis. Aqui na Manipulaê, por exemplo, contamos com diversas farmácias parceiras. Todas com o Selo Manipulaê. Funciona assim: para ganhar o selo,  a Farmácia precisa passar por uma avaliação do público, ser reconhecida pelo Conselho Regional de Farmácia e ter todas as documentações que comprovem serem confiáveis e seguras.

Se você gostou de saber mais sobre este mineral, continue acompanhando nossos conteúdos. Estamos sempre atualizando para você ficar bem informado, melhorar a qualidade de vida, ter uma rotina mais saudável e economizar em seus produtos manipulados.


+ continuar lendo