São usados principalmente em fórmulas semi-sólidas ou líquidas de uso oftálmico, retal ou tópico como agente suspensor ou viscosificante. Carbômeros d... Continuar lendo

Categoria Agente emulsificante, suspensor, aglutinante, viscosificante.

Administração
-
Controlado
-
Indicação
São usados principalmente em fórmulas semi-sólidas ou líquidas de uso oftálmico, retal ou tópico como agente suspensor ou viscosificante. Carbômeros de baixo teor residual de benzeno (934P e 974P) podem ser empregados em medicamentos de uso interno, seja como aglutinante em comprimidos, seja como matrizes para liberação retardada. Podem ainda ter emprego como emulsificante em emulsões O/A de uso externo. Comumente, se utiliza aminometil propanol (AMP) para neutralização dos grupos ácidos do carbômero, aumentando seu poder espessante.
Posologia
Como agente emulsionante, em concentrações de 0,1 a 0,5% e também, como agente gelificante em concentrações de 0,5 a 2,0%.
Restrições
-
Interações Medicamentosas
Carbômeros são incompatíveis com fenóis (resorcinol provoca descoloração), polímeros catiônicos, ácidos fortes e alta concentração de eletrólitos. Traços de ferro ou outros metais de transição provocam degradação catalítica de dispersões de carbômero. Aquecimento intenso com bases fortes como amônia, hidróxidos alcalinos e algumas aminas. Os sinais demonstrativos de incompatibilidades são: turbidez, precipitação, cristalização, alteração da cor, alteração de odor, variação de viscosidade e separação de fases. Estes sinais podem ser identificados durante o preparo do gel.
Reações Adversas
-
Contraindicação
-
Tipo de Receita
-
Sugestão de fórmula manipulada

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.