A Biotina é uma vitamina do complexo B, podendo ser encontrada em alimentos como amêndoas, ovos, fígado, nozes, sardinhas e grãos integrais. Ela tem u... Continuar lendo

Categoria Suplemento Alimentar

Administração
Uso Oral
Controlado
Não
Indicação
A Biotina é uma vitamina do complexo B, podendo ser encontrada em alimentos como amêndoas, ovos, fígado, nozes, sardinhas e grãos integrais. Ela tem um papel importante no metabolismo das células, metabolizando aminoácidos e carboidratos, além de auxiliar na conversão dos nutrientes ingeridos em energia.
Bons níveis de biotina no organismo podem auxiliar:
- A redução do colesterol e triglicerídeos.
- Na manutenção de níveis de açúcar regulares no sangue. Essa manutenção, que evita momentos de excesso ou de escassez de açúcar, reduz a pressão sobre os níveis de insulina. Dessa forma, a biotina pode atuar na prevenção e redução da severidade do diabetes tipo 2 e na perda de peso.
- Na manutenção da saúde da pelo, unhas e cabelos.
- Na ativação de enzimas atuantes nos processos de digestão, contribuindo assim na absorção mais rápida e mais segura dos nutrientes necessários.
- Na perda de peso através de suas funções no metabolismo. A ativação das enzimas, garante a absorção dos nutrientes necessários, evitando que o corpo tenha reações negativas que levam ao acúmulo de gordura a ao aumento exagerado do apetite.
- Ganho de massa muscular, devido as suas ações reparadoras musculares. Aumenta também o fornecimento de energia necessária para a síntese proteica, fator essencial para o crescimento dos músculos.

Posologia
As recomendações de ingestão de botina são de 10-20 mcg (microgramas) para crianças recém-nascidas à três anos; 25 mcg para crianças de quatro à seis anos; 30 mcg para quem tem de sete à dez anos; e 30-100 mcg para adolescentes e adultos.
Restrições
Uso adulto e pediátrico
Interações Medicamentosas
Não foram encontrados relatos de interações de outros medicamentos e alimentos com a biotina.
Reações Adversas
As reações mais comuns são irritação do sistema gastrointestinal, diarreia e náuseas.
Contraindicação
A Biotina está contraindicada para grávidas, mulheres em fase de amamentação, idosos, crianças com menos de 12 anos.
Tipo de Receita
SD
Sugestão de fórmula manipulada
Cápsulas

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.