Atorvastatina Cálcica

HOME < Princípios ativos de A a Z

A Atorvastatina é administrada na forma de Atorvastatina Cálcica, e é indicada para casos
de hipercolesterolemias; dislipidemias; tratamento coadju... Continuar lendo

Categoria Hipocolestelorêmico

Administração
Uso Oral
Controlado
-
Indicação
A Atorvastatina é administrada na forma de Atorvastatina Cálcica, e é indicada para casos
de hipercolesterolemias; dislipidemias; tratamento coadjuvante da dieta para diminuir os
níveis elevados de colesterol total, LDL-colesterol, apobetalipoproteínas e triglicerídeos em
pacientes com hipercolesterolemia primária (heterozigota familiar e não-familiar) e na
dislipemia mista.
Posologia
Indicado de 10 à 80mg ao dia.
Restrições
-
Interações Medicamentosas
A administração concomitante com antiácidos que contenham hidróxidos de magnésio e alumínio diminui a concentração plasmática de atorvastatina em cerca de 30%; igual efeito é
observado quando o fármaco co-administrado é a colestiramina. As concentrações plasmáticas de digoxina aumentam quando administrada juntamente com atorvastatina. A eritromicina
aumenta as concentrações plasmáticas de atorvastatina através da inibição da ação do citocromo P450. A administração conjunta com anovulatórios contendo noretindrona e etinilestradiol aumenta as concentrações plasmáticas destes dois hormônios.
Reações Adversas
Em geral são leves a moderadas, compreendendo constipação, flatulência, dispepsia e dores abdominais. Ocasionalmente podem ocorrer edema facial, febre, rigidez cervical, mal-estar, reação de fotossensibilidade, alterações da função hepática, colite, vômitos, gastrite, boca seca, anorexia, aumento do apetite e alterações estomacais.
Contraindicação
Hipersensibilidade ao fármaco, insuficiência hepática, gravidez, amamentação, mulheres em idade fértil que não utilizam método contraceptivo adequado.
Tipo de Receita
-
Sugestão de fórmula manipulada

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.