Vitamina k2 - o que é, para que serve e principais benefícios

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Vitamina k2 - o que é, para que serve e principais benefícios

Você sabia que a saúde dos dentes, prevenção cardiovascular e osteoporose estão relacionadas com a vitamina k2? Existe a vitamina K, que está ligada à coagulação, muito presente no azeite de oliva e vegetais. Porém, a vitamina k2 é um vitâmero da vitamina K. Ela age no metabolismo do cálcio, fazendo com que ele se estabiliza no ossos, que é o lugar dele, e não nos tecidos do coração, cérebro e demais lugares. Este excesso de cálcio em outros lugares do corpo, a não ser nos ossos, são muito prejudiciais. Principalmente após os 50 anos. Por isso a vitamina k2 é tão importante, porque ela ajuda o cálcio a fixar nos ossos e não em outros lugares do corpo.

Neste artigo você vai descobrir:

  • O que acontece quando existe uma deficiência desta vitamina
  • Diferenças entre a vitamina k e a k2
  • Como obter a vitamina k e a k2
  • A importância da vitamina k2 para doenças nos ossos
  • Como essa vitamina está relacionada com o envelhecimento da pele
  • Como é o processo
  • Benefícios da vitamina k2
  • Onde comprar vitamina k2

 

O que acontece quando existe uma deficiência de vitamina k2?

Quando há uma deficiência desta vitamina, a recordação do cálcio fica dificultada. Assim, ele impregna nos tecidos e vasos sanguíneos. É importante lembrar que o cálcio em excesso nos tecidos é sinal de envelhecimento. Inclusive, o envelhecimento precoce. Ou seja, o cérebro envelhece, a pela envelhece, as artérias ficam menos flexíveis. Tudo isso pode estar relacionado apenas com a falta de vitamina k2.

 

Diferença entre vitamina k e vitamina k2

A vitamina k2 é um vitâmero da vitamina k. Vitâmero são moléculas de uma vitamina que têm moléculas parecidas, com funções diferentes. Um dos vitâmeros da vitamina k, é a k2. A vitamina k2, por exemplo, não tem nada a ver com coagulação. Ela está relacionada com o transporte de cálcio do lugar errado para o lugar certo no organismo.

A vitamina k foi descoberta em 1929. A letra K, da vitamina, tem relação com a coagulação. A nomenclatura original significa Koagulation.

 

Como obter vitamina k e k2

As verduras e saladas contam com vitamina k, assim como o azeite de oliva. Por isso, é muito difícil existir deficiência de vitamina k, principalmente se a pessoa come bastantes verduras. Porém, a vitamina k2 é fabricada pelas bactérias em nosso intestino a partir da vitamina k. Se você come boas quantidade de vitamina k, aumentará naturalmente a quantidade de k2 em seu organismo.

Além disso, para fazer a conversão de vitamina k para k2, também é importante que a flora intestinal seja boa. Ou seja: consuma probióticos todos os dias.

Vitâmeros da vitamina k2

A vitamina k2 também não é uma única vitamina. Ela, por sua vez, possui dois vitâmeros.  Uma delas é a vitamina mk-4, que possui uma meia vida curta. Ou seja, você consome e ela vai durar pouco tempo em seu sangue circulando. Por isso, você precisa consumir em uma quantidade maior. Já a vitamina mk-7 é o melhor tipo de vitamina k2, porque tem uma meia vida mais longa. Ou seja, ela passa até 3 dias em seu sangue circulando. Por isso, ela é muito utilizada como suplemento. 

 

A importância da vitamina k2 para doenças nos ossos

A vitamina k2 exerce uma função fantástica sobre o cálcio. Como já vimos nos tópicos anteriores. Promovendo a homeostase do cálcio. Ou seja, o equilíbrio perfeito do cálcio no organismo. Por isso, é importante ter ciência de que uma pessoa com doenças nos ossos pode não ter deficiência de cálcio no organismo. E sim deficiência na distribuição do cálcio no organismo. Muitas pessoas têm essa falsa impressão. Nesse caso, se a pessoa tomar um suplemento de cálcio, pode prejudicar ainda mais. Isso porque está faltando cálcio nos ossos e não no organismo. Por isso, a vitamina k2 é tão importante. Porque ela leva o cálcio para o lugar certo. Existem outros minerais que tiram o cálcio da pele e do sistema vascular e levam este cálcio para os ossos. Porém, a K2 é a principal.

 

Como a vitamina k2 está relacionada com o envelhecimento da pele

A k2 é uma das principais responsáveis pelo envelhecimento da pele. Acontece o seguinte: o cálcio se acumula nos tecidos da pele, causando o envelhecimento. Principalmente, com o passar dos anos. Se a pessoa tiver um bom equilíbrio de k2 no organismo, essa vitamina realizará a distribuição correta do cálcio, como se fosse um aspirador de pó, e não deixará ele concentrado na pele, libertando-a do envelhecimento precoce. Se você combinar a k2 com o silício e o astragalus, será fantástico. É o principal trio antienvelhecimento da pele.

 

Como é o processo

Ela faz isso através da ativação de determinadas proteínas. Retirando o cálcio dos tecidos moles e fixando nos ossos. Segundo artigo de revisão brasileiro, publicado na revista de nutrição em Campinas, São Paulo: "Foram descobertos diversos grupos de proteínas dependentes de vitamina k, que não têm conexão com a coagulação sanguínea, mas estão implicando na homeostasia do cálcio".  Ou seja, estar em dia com a vitamina k é uma das melhores coisas que você pode fazer para a sua saúde.

 

 

 

Benefícios da vitamina k2

Além da distribuição do cálcio para o lugar certo (ossos), a vitamina k2 proporciona os seguintes benefícios para o organismo:

  • Artérias mais flexíveis, diminuindo a pressão arterial
  • Dentes mais fortes
  • Ossos mais fortes
  • Limpa as válvulas cardíacas, tirando o cálcio em excesso
  • Limpa o músculo cardíaco, para o coração bater com mais tranquilidade
  • Evita arritmia cardíaca
  • Desinflama as articulações
  • Tira o excesso de cálcio dos rins, evitando as pedras de rins
  • Tira o excesso de cálcio da pele, evitando o envelhecimento
  • Tira o excesso de cálcio do cérebro, aliviando este órgão sobrecarregado, melhorando a melhora e funcionamento cerebral

Dica de ouro: alie a vitamina K2 com a vitamina D 

 

Onde comprar vitamina k2

Você pode comprar vitamina k2 como suplemento nas melhores farmácias de manipulação. Para isso, clique aqui e faça um orçamento gratuito em diversas farmácias de São Paulo e todo o Brasil. É rápido, fácil e seguro.


Leticia Saifert Picoli
12/12/2018
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de D-pantenol: 5 benefícios desse ativo para os cabelos
D-pantenol: 5 benefícios desse ativo para os cabelos

O D-pantenol, também conhecido como pró-vitamina b5, é uma vitamina produzida tanto no cabelo, quanto na pele, sendo bastante ...

Foto de Saiba o que é, para que serve quais são os benefícios do DMAE
Saiba o que é, para que serve quais são os benefícios do DMAE

Com o decorrer do tempo, quanto mais velho o organismo fica, mais natural é a sensibilidade dos músculos. Isso consequentemente acaba...

Foto de Sofre com espasmos musculares? Saiba como ciclobenzaprina pode ajudar
Sofre com espasmos musculares? Saiba como ciclobenzaprina pode ajudar

Algo bem comum na rotina de quem pratica exercícios físicos são os chamados espasmos musculares, uma espécie de contra&...