Vitamina k2 - o que é, para que serve e principais benefícios

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Vitamina k2 - o que é, para que serve e principais benefícios

Você sabia que a saúde dos dentes, prevenção cardiovascular e osteoporose estão relacionadas com a vitamina k2? Existe a vitamina K, que está ligada à coagulação, muito presente no azeite de oliva e vegetais. Porém, a vitamina k2 é um vitâmero da vitamina K. Ela age no metabolismo do cálcio, fazendo com que ele se estabiliza no ossos, que é o lugar dele, e não nos tecidos do coração, cérebro e demais lugares. Este excesso de cálcio em outros lugares do corpo, a não ser nos ossos, são muito prejudiciais. Principalmente após os 50 anos. Por isso a vitamina k2 é tão importante, porque ela ajuda o cálcio a fixar nos ossos e não em outros lugares do corpo.

Neste artigo você vai descobrir:

  • O que acontece quando existe uma deficiência desta vitamina
  • Diferenças entre a vitamina k e a k2
  • Como obter a vitamina k e a k2
  • A importância da vitamina k2 para doenças nos ossos
  • Como essa vitamina está relacionada com o envelhecimento da pele
  • Como é o processo
  • Benefícios da vitamina k2
  • Onde comprar vitamina k2

 

O que acontece quando existe uma deficiência de vitamina k2?

Quando há uma deficiência desta vitamina, a recordação do cálcio fica dificultada. Assim, ele impregna nos tecidos e vasos sanguíneos. É importante lembrar que o cálcio em excesso nos tecidos é sinal de envelhecimento. Inclusive, o envelhecimento precoce. Ou seja, o cérebro envelhece, a pela envelhece, as artérias ficam menos flexíveis. Tudo isso pode estar relacionado apenas com a falta de vitamina k2.

 

Diferença entre vitamina k e vitamina k2

A vitamina k2 é um vitâmero da vitamina k. Vitâmero são moléculas de uma vitamina que têm moléculas parecidas, com funções diferentes. Um dos vitâmeros da vitamina k, é a k2. A vitamina k2, por exemplo, não tem nada a ver com coagulação. Ela está relacionada com o transporte de cálcio do lugar errado para o lugar certo no organismo.

A vitamina k foi descoberta em 1929. A letra K, da vitamina, tem relação com a coagulação. A nomenclatura original significa Koagulation.

 

Como obter vitamina k e k2

As verduras e saladas contam com vitamina k, assim como o azeite de oliva. Por isso, é muito difícil existir deficiência de vitamina k, principalmente se a pessoa come bastantes verduras. Porém, a vitamina k2 é fabricada pelas bactérias em nosso intestino a partir da vitamina k. Se você come boas quantidade de vitamina k, aumentará naturalmente a quantidade de k2 em seu organismo.

Além disso, para fazer a conversão de vitamina k para k2, também é importante que a flora intestinal seja boa. Ou seja: consuma probióticos todos os dias.

Vitâmeros da vitamina k2

A vitamina k2 também não é uma única vitamina. Ela, por sua vez, possui dois vitâmeros.  Uma delas é a vitamina mk-4, que possui uma meia vida curta. Ou seja, você consome e ela vai durar pouco tempo em seu sangue circulando. Por isso, você precisa consumir em uma quantidade maior. Já a vitamina mk-7 é o melhor tipo de vitamina k2, porque tem uma meia vida mais longa. Ou seja, ela passa até 3 dias em seu sangue circulando. Por isso, ela é muito utilizada como suplemento. 

 

A importância da vitamina k2 para doenças nos ossos

A vitamina k2 exerce uma função fantástica sobre o cálcio. Como já vimos nos tópicos anteriores. Promovendo a homeostase do cálcio. Ou seja, o equilíbrio perfeito do cálcio no organismo. Por isso, é importante ter ciência de que uma pessoa com doenças nos ossos pode não ter deficiência de cálcio no organismo. E sim deficiência na distribuição do cálcio no organismo. Muitas pessoas têm essa falsa impressão. Nesse caso, se a pessoa tomar um suplemento de cálcio, pode prejudicar ainda mais. Isso porque está faltando cálcio nos ossos e não no organismo. Por isso, a vitamina k2 é tão importante. Porque ela leva o cálcio para o lugar certo. Existem outros minerais que tiram o cálcio da pele e do sistema vascular e levam este cálcio para os ossos. Porém, a K2 é a principal.

 

Como a vitamina k2 está relacionada com o envelhecimento da pele

A k2 é uma das principais responsáveis pelo envelhecimento da pele. Acontece o seguinte: o cálcio se acumula nos tecidos da pele, causando o envelhecimento. Principalmente, com o passar dos anos. Se a pessoa tiver um bom equilíbrio de k2 no organismo, essa vitamina realizará a distribuição correta do cálcio, como se fosse um aspirador de pó, e não deixará ele concentrado na pele, libertando-a do envelhecimento precoce. Se você combinar a k2 com o silício e o astragalus, será fantástico. É o principal trio antienvelhecimento da pele.

 

Como é o processo

Ela faz isso através da ativação de determinadas proteínas. Retirando o cálcio dos tecidos moles e fixando nos ossos. Segundo artigo de revisão brasileiro, publicado na revista de nutrição em Campinas, São Paulo: "Foram descobertos diversos grupos de proteínas dependentes de vitamina k, que não têm conexão com a coagulação sanguínea, mas estão implicando na homeostasia do cálcio".  Ou seja, estar em dia com a vitamina k é uma das melhores coisas que você pode fazer para a sua saúde.

 

 

 

Benefícios da vitamina k2

Além da distribuição do cálcio para o lugar certo (ossos), a vitamina k2 proporciona os seguintes benefícios para o organismo:

  • Artérias mais flexíveis, diminuindo a pressão arterial
  • Dentes mais fortes
  • Ossos mais fortes
  • Limpa as válvulas cardíacas, tirando o cálcio em excesso
  • Limpa o músculo cardíaco, para o coração bater com mais tranquilidade
  • Evita arritmia cardíaca
  • Desinflama as articulações
  • Tira o excesso de cálcio dos rins, evitando as pedras de rins
  • Tira o excesso de cálcio da pele, evitando o envelhecimento
  • Tira o excesso de cálcio do cérebro, aliviando este órgão sobrecarregado, melhorando a melhora e funcionamento cerebral

Dica de ouro: alie a vitamina K2 com a vitamina D 

 

Onde comprar vitamina k2

Você pode comprar vitamina k2 como suplemento nas melhores farmácias de manipulação. Para isso, clique aqui e faça um orçamento gratuito em diversas farmácias de São Paulo e todo o Brasil. É rápido, fácil e seguro.


Leticia Saifert Picoli
12/12/2018
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Letrozol: o que é, para que serve, quais os benefícios
Letrozol: o que é, para que serve, quais os benefícios

Medicamento hormonal, o letrozol ajuda no combate ao câncer de mama. O crescimento da doença é estimulado pelos hormônios...

Foto de Quais os benefícios do Citrimax?
Quais os benefícios do Citrimax?

Um grande aliado para pessoas que buscam emagrecer, o Citrimax tem ganhado cada vez mais destaque no mercado. Ele é feito através da ...

Foto de Estanozolol: benefícios, como tomar, contraindicações
Estanozolol: benefícios, como tomar, contraindicações

Durante o período mais intenso das dietas dos atletas de academia, ocorre o efeito anticatabólico, ou seja, a perda de músculo...