Vitamina B12: dicas e curiosidades sobre ela

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Vitamina B12: dicas e curiosidades sobre ela

Alguns nutrientes são primordiais para o organismo, pois muitos o corpo  não é capaz de produzir sozinho, como as vitaminas e alguns minerais. No entanto, eles são necessários para que o corpo desempenhe diversas funções e mantenha a saúde em dia. É o caso da vitamina B12.

Entre esses nutrientes essenciais está a vitamina B12, que é um importante componente para manter o equilíbrio e a boa saúde do organismo. Ela faz parte de um grupo formado por oito vitaminas, denominado complexo B.

Em resumo, a vitamina B12, é um micronutriente essencial ao organismo e possui uma característica capaz de se diluir com a água, ou seja, é essencial para manter a funcionamento saudável do corpo, mas não pode ser produzida naturalmente, por isso precisa vir de fontes alimentares.

Como é um micronutriente, as quantidades que o organismo precisa são bastante pequenas, em média, são necessárias 2,4mcg para adultos. Além das ações que ela desempenha no organismo de maneira independente, como formação de glóbulos vermelhos do sangue e manutenção do sistema nervoso. A B12 é essencial para que outros nutrientes atuem corretamente, como é o caso da vitamina B9 (ácido fólico).

O consumo de B12 adequado pode auxiliar na prevenção de doenças cardíacas, de alterações do sistema nervoso além de participar de processos metabólicos, obtendo energia para o corpo.

Da mesma maneira, ingestão indevida (excessiva ou insuficiente) pode causar danos à saúde. A alteração mais conhecida é a anemia por falta de B12, mas uma alimentação hipovitamínica (carente de vitaminas) pode ocasionar outros sinais, como alterações de humor, cansaço e mudanças no metabolismo.

Em geral, não é difícil encontrar produtos fonte de B12, pois a vitamina está presente em carnes, leite e ovos, além de produtos que são industrialmente enriquecidos com ela (como os leites vegetais ou mesmo os de vaca).

Apesar das fontes alimentares serem de origem animal, o nutriente é, na verdade, sintetizado por bactérias, por isso, os alimentos de origem vegetal não possuem a vitamina B12.

Como consumir?

vitamina B12 é produzida por bactérias animais e ingerida por meio de carnes, leite, ovos, entre outras coisas, ou seja, é imperceptível no meio da comida. As plantas, vegetais e frutos só apresentam B12 se forem contaminados pelas bactérias, ou seja, eles não a produzem.

Os humanos também possuem a bactéria responsável pela produção de B12 no intestino também, no entanto, a quantidade é bem reduzida e a localização não favorece a absorção do nutriente.

Para que serve a vitamina B12?

A B12 é primordial para o bom funcionamento das células, principalmente as do sistema nervoso, da medula óssea e do intestino. Diante disso, a vitamina apresenta diversas benefícios ao corpo:

  • Melhora o sono
  • Aumento de disposição física
  • Fortalecimento dos músculos 
  • Auxílio na memória e concentração
  • Protege o coração
  • Reduz dores

Além disso, existem outros inúmeros benefícios. No entanto, não exagere no consumo, pois nada que é consumido em exagero, é benéfico. A vitamina B12, se bem utilizada, é essencial, mas sempre na medida certa.


Leticia Saifert Picoli
10/01/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de D-pantenol: 5 benefícios desse ativo para os cabelos
D-pantenol: 5 benefícios desse ativo para os cabelos

O D-pantenol, também conhecido como pró-vitamina b5, é uma vitamina produzida tanto no cabelo, quanto na pele, sendo bastante ...

Foto de Saiba o que é, para que serve quais são os benefícios do DMAE
Saiba o que é, para que serve quais são os benefícios do DMAE

Com o decorrer do tempo, quanto mais velho o organismo fica, mais natural é a sensibilidade dos músculos. Isso consequentemente acaba...

Foto de Sofre com espasmos musculares? Saiba como ciclobenzaprina pode ajudar
Sofre com espasmos musculares? Saiba como ciclobenzaprina pode ajudar

Algo bem comum na rotina de quem pratica exercícios físicos são os chamados espasmos musculares, uma espécie de contra&...