Pular para o conteúdo

Vitamina D ajuda no combate ao Coronavírus?

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Vitamina D ajuda no combate ao Coronavírus?

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Turim, na Itália, a vitamina D pode ser um grande aliado no combate ao Coronavírus. Conforme a pesquisa, a vitamina não é uma cura, mas sim uma substância com capacidade para reduzir os fatores de risco da doença. 

Neste artigo, detalhamos como a vitamina D pode ajudar contra o Coronavírus, quais são os benefícios e onde encontrar vitamina D. Confira tudo isso e muito mais! 

Como a vitamina D ajuda no combate ao Coronavírus? 

O estudo italiano foi realizado recentemente, porém, há pelo menos uma décadas outros estudos indicam que existe uma relação benéfica entre a vitamina D e o sistema imunológico do corpo humano, que precisa estar fortalecido para combater o Coronavírus. 

As pesquisas indicam que isso é possível, pois a modulação das células de defesa recebem um impulso quando entram em contato com o nutriente. Além disso, a vitamina D também possui uma relação com doenças autoimunes, como esclerose múltipla e diabetes tipo 1.

Uma pesquisa realizada pela Harvard Medical School, ainda em 2009, concluiu que adultos que possuem deficiência de vitamina D no organismo, sofrem com mais doenças como gripe, resfriado ou infecção no trato respiratório superior. 

Além disso, outro estudo realizado em 2017 no periódico BMJ, concluiu que a suplementação de vitamina D ajuda a reduzir os riscos de infecções no trato respiratório. O efeito foi observado com mais força especialmente nos pacientes com níveis muito baixos do nutriente.

Vale ressaltar mais uma vez: a vitamina D não é uma cura para o Covid-19, mas pode ajudar o organismo a combatê-lo. Apesar dos estudos, ainda são poucas as evidências que realmente existe um efeito positivo. 

Outros benefícios da vitamina D

A vitamina D também possui outros benefícios para o organismo e pode ser utilizada para resolver ou amenizar outros problemas como. Alguns dos principais benefícios são: 

  • Regula a presença de cálcio e ferro no sangue;

  • Controla a pressão arterial e as funções cardíacas;

  • Favorece a força muscular;

  • Previne a calvície;

  • Regula a secreção de insulina;

  • Auxilia no fortalecimento dos ossos.

Onde encontrar vitamina D? 

A deficiência de vitamina D é muito comum no Brasil e no mundo. Estima-se que mais de 95% da população podem ser deficientes do nutriente. Isso ocorre, porque não é tão simples encontrar essa vitamina na dieta. 

Há pouquíssimos alimentos que realmente têm algum nível de vitamina D naturalmente, e mesmo alimentos ditos “fortificados” não contêm vitamina D suficiente para chegar perto das necessidades diárias. A vitamina é um hormônio esteróide, obtido principalmente através de exposição ao sol, e não via dieta.

Por isso, uma solução é optar pela vitamina D manipulada, que pode ser feita em farmácias de manipulação especializadas, com doses que sejam suficientes para o seu organismo fortalecer o sistema imunológico. 

Para quem é indicada?

Como mencionado anteriormente, a vitamina D não é ingerida primordialmente pela dieta de alimentos, pelo contrário, apenas 10 a 20% da quantidade de vitamina D é obtida por meio das refeições. O restante, ou seja, 80 a 90%, podem ser absorvidos por meio da exposição à luz dos raios ultravioletas (UV) do sol, que vão estimular a produção pelo corpo. 

Porém, em tempos de isolamento domiciliar, quarentena e inúmeras recomendações de autoridades de saúde para ficar em casa, essa tarefa pode ficar inviável ou insuficiente. A melhor solução neste caso, é optar pela vitamina D manipulada. 

Essa recomendação serve para qualquer pessoa, mas especialmente para quem possui uma deficiência grande deste nutriente no organismo. Porém, sempre tenha uma recomendação médica para sustentar isso. Verifique se não existem problemas em consumir o produto. 

Além disso, o excesso de suplementação por algum tempo também tem efeitos negativos, podendo levar a um aumento de cálcio no corpo, provocar calcificação de artérias, lesões nos rins, entre outros. 

Quais doenças podem ser causadas quando a vitamina D está baixa?

Deficiência de vitamina D no organismo, pode provocar inúmeras doenças graves e portanto, é preciso estar atento aos níveis do nutriente no seu organismo. Algumas das doenças que podem surgir são: 

  • Fraqueza muscular.

  • Prevenção ao câncer.

  • Problemas cardiovasculares.

  • Fragilidade óssea.

  • Resfriados, gripes e asma.

  • Artrite reumatoide.

  • Prevenção à obesidade.

Onde comprar vitamina D manipulada? 

Para comprar a vitamina D ideal para o seu organismo, é importante que o produto seja manipulado e desta forma, feito em farmácias de manipulação especializadas. Um jeito prático e rápido de encontrar a farmácia perfeita sem muito esforço é procurar online. 

O primeiro passo para comprar produto manipulado online é ter a sua receita em mãos. É muito importante que você já tenha consultado o seu médico. E que ele tenha indicado a prescrição do medicamento manipulado que você precisa.

O segundo passo para comprar manipulada online é encontrar o melhor preço. Afinal, essa é uma das principais vantagens de comprar online. Vamos facilitar ainda mais a compra dos seus medicamentos. Invés de procurar o site de diversas farmácias, pesquisar se elas são confiáveis e depois fazer a cotação, fazemos isso para você em segundos! Contamos com uma base de farmácias parceiras, que já passaram por um teste de confiabilidade e contam com o Selo Manipulaê. 

Nós vamos fazer o orçamento dos seus remédios e apresentar o preço de cada farmácia para você. Para isso, basta clicar aqui e acessar a nossa página de orçamento. Qualquer dúvida, entre em contato com a gente que auxiliamos você passo a passo: relacionamento@manipulae.com.br    


Leticia Saifert Picoli
07/04/2020
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Farmácia de manipulação no bairro Parque Yolanda com custo-benefício
Farmácia de manipulação no bairro Parque Yolanda com custo-benefício

Sempre gostamos de ressaltar sobre a importância de cuidar da saúde e para facilitar a vida dos moradores de São Jo&ati...

Foto de Melhores farmácias de manipulação com remédios para emagrecer
Melhores farmácias de manipulação com remédios para emagrecer

Muitas pessoas buscam por medicamentos manipulados para emagrecer, mas pouco se sabe sobre a procedência, efeitos ao organismo e como o trata...

Foto de Vitamina C: quanto custa, para que serve e efeitos
Vitamina C: quanto custa, para que serve e efeitos

A vitamina C é um ativo essencial para o nosso organismo, ajudando no processo de cicatrização, aumenta os níveis de an...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê