Imunidade baixa: quais as principais vitaminas

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Imunidade baixa: quais as principais vitaminas

O sistema imunológico é um conjunto de células que visa proteger o organismo, proporcionando bem-estar e mais qualidade de vida para às pessoas. Quando algo não está bem, como a imunidade baixa, os principais sintomas que costumam aparecer são: febre, fraqueza, cansaço, olhos pesados e entre outros sinais que o corpo alerta. Pensando nisso, preparamos um artigo completo sobre as vitaminas que são indicadas para baixa imunidade. 

Leia também: VITAMINA C: QUANTO CUSTA, PARA QUE SERVE E EFEITOS  

Quais as principais vitaminas para aumentar a imunidade

As vitaminas são essenciais para várias questões relacionadas à nossa saúde, pois ela pode ser usada para fortalecer o sistema imunológico, regula o metabolismo, ajuda a melhorar a aparência da pele, cabelos, unhas e entre outras finalidades. Contudo, entre as principais vitaminas para aumentar a imunidade, estão:  

Vitamina A - tem a função de proteger o corpo contra infecções e pode ser encontrada em vegetais, frutas e alimentos de origens animais. 

Vitamina B6 -  ajuda na respiração das células e no melhor funcionamento do metabolismo, além de ajudar a prevenir a retenção de líquidos. Fortalecendo o sistema imunológico. Pode ser encontrado em alimentos de origem animal, frutas, sementes e nozes.

Vitamina B9 - está ligada ao bom funcionamento cerebral, devido ao ácido fólico possui ação fundamental para o organismo. Pode ser encontrada em alimentos, como: feijão branco, amendoim, lentilha, soja e algumas frutas.

Vitamina C -  trata-se de um antioxidante que ajuda a prevenir contra os radicais livres e  tem forte ação de fortalecimento de imunidade.   

Vitamina D - essa vitamina contribui com a qualidade dos ossos, ajuda a estabilizar a imunidade. A vitamina D está presente na luz do dia, mas algumas pessoas tem dificuldade em absorver os nutrientes, por isso os suplementos ajudam nesse processo de absorção.  Pode ser encontrada em cogumelos frescos ou que são secos ao sol. 

Como equilibrar o sistema imunológico

Criar uma rotina saudável pode ajudar a equilibrar o sistema imunológico, você pode começar mudando a sua alimentação, evitando comidas com conservantes, frituras e alimentos prontos. Ao invés disso, opte por frutas e legumes. Alimentação  é fundamental para o funcionamento de nosso organismo, quando não nos alimentamos corretamente estamos comprometendo vários fatores, assim como o sistema imunológico. 

Procure dormir melhor, no mínimo oito horas de sono por dia, caso esteja com dificuldade em dormir nesse meio tempo, procure alternativas que ajudem nesse processo, como se desligar do celular e televisão em certo horário,procurar ler livros até a  hora de dormir, pode estimular uma boa noite de sono. 

prática de exercícios físicos, gostamos sempre de ressaltar em nossos artigos, a importância de se exercitar. Os exercícios ajudam a fortalecer o condicionamento físico, melhora a cardiorespiratória, autoestima e reduz consideravelmente o estresse. Aproveitando o gancho sobre o estresse, ele tem um peso bem grande, quando o assunto e sistema imunológico, sempre quando estamos em situações de estresse o nosso corpo reage de alguma forma, pode ser com o aparecimento de feridas, febres e entre outros desconfortos que são sintomas de baixa imunidade. 

Além de todos esses cuidados, é muito importante realizar exames de rotina para verificar se realmente está tudo certo. 

Sintomas de baixa imunidade  

Quando a defesa do organismo está baixa, o corpo apresenta sinais e sintomas de que algo não está bem, como: 

  • Infecções;

  • Doenças que levam um certo tempo para curar, como a gripe;

  • Febre;

  • Cansaço excessivo;

  •   Nauseas e vomitos;

  • Queda de cabelo;

  • Fraqueza.

Conforme mencionamos acima, existem vários fatores que podem interferir no sistema imunológico, mas principalmente pode se agravar devido a situações de estresse e ansiedade. Algumas doenças crônicas  também podem interferir no organismo, como: AIDS, Lúpus, Câncer, Diabetes entre outras doenças.   

 Além disso, o uso de medicamentos imunossupressores, corticoides e antibióticos interferem no sistema imunológico, por isso que é muito importante fazer acompanhamento constante com médico, caso a medicação esteja surtindo contraindicações a prescrição deve ser alterada.     

Como entrar vitaminas? 

Caso precise melhorar o seu sistema imunológico, você pode encontrar as vitaminas necessárias a partir de nosso aplicativo de cotação disponível em nosso site. Pensando no bem-estar de nosso clientes, visamos sempre oferecer soluções que gerem praticidade para o dia a dia e melhorar a experiência de compra. 

O aplicativo de cotação funciona da seguinte forma, você precisa acessar o nosso site, entrar na aba “enviar receita para cotar”, adicionar a foto da receita médica, preencher os dados necessários. Com base nessas informações, o nosso sistema de cotação vai buscar e apresentar as melhores ofertas e farmácias qualificadas. 

Sem maiores esforços, você receberá três propostas, onde você pode acompanhar  e decidir qual estabelecimento melhor atendeu às suas necessidades. O pagamento pode ser feito online, de forma prática e rápida, após concluir a compra os produtos serão encaminhados para o endereço solicitado.  

Quando sua compra finalmente chegar, procure verificar se está tudo certo, verifique se o pedido está lacrado, se contém o código de segurança e se a validade está em dia. Esses são cuidados básicos que fazem toda a diferença.  A Manipulaê cuida de você e de toda a sua família de todos os sentidos.  

Está precisando manipular um medicamento, já sabe!  Realize a sua compra online, sem medir esforços e no conforto de sua casa. Fazemos o orçamento dos seus remédios e apresentamos os preços de cada farmácia para você.  Então aproveite e clique aqui e acesse a nossa página de orçamentos. Qualquer dúvida entre em contato com a gente que auxiliamos você passo a passo: relacionamento@manipulae.com.br    


Leticia Saifert Picoli
20/10/2020
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Farmácia de manipulação no bairro Jardim Bongiovani: saiba mais
Farmácia de manipulação no bairro Jardim Bongiovani: saiba mais

A saúde é o nosso bem maior, por isso devemos cultivá-la, realizando com frequência exames de rotina para confer...

Foto de Pele saudável: como deixar a pele bonita e mais jovem
Pele saudável: como deixar a pele bonita e mais jovem

Todo mundo sonha em ter uma pele bonita, livre de manchas, marcas e envelhecimento precoce, mas o que poucos sabem é sobre os cuidados di&aa...

Foto de Farmácia de manipulação barata: qual é a melhor e dúvidas respondidas
Farmácia de manipulação barata: qual é a melhor e dúvidas respondidas

A nossa satisfação é levar conforto e praticidade para os nossos clientes, por esse motivo, conectamos você com os melho...