
Minerais e vitaminas são essenciais para o correto funcionamento do organismo, pois reúne os principais nutrientes que qualquer pessoa precisa em seu cotidiano, realizando diversas reações químicas positivas e essenciais.
Quer saber mais sobre as vantagens dos multivitamínicos? Separamos cinco benefícios que eles proporcionam ao organismo. Confira!
1. Fortalece imunidade
O sistema imunológico precisa de vitaminas e minerais para funcionar corretamente e os multivitamínicos contribuem muito com esta tarefa. Alguns exemplos de nutrientes fundamentais para a manutenção e bom funcionamento do sistema imunológico são: vitaminas A, C, E, B9 e os minerais selênio e zinco, principalmente.
2. Regulam as funções orgânicas
Os multivitamínicos ajudam a regular o metabolismo e várias funções orgânicas, além de serem essenciais no mecanismo energético de gorduras, carboidratos e proteínas. Por conta disso, vitaminas B1, B2 e B6 são bastante recomendadas para quem pratica muita atividade física, que são envolvidas diretamente com os processos de geração de energia para o corpo. Se unir os benefícios do melhor multivitamínico com um cotidiano de atividades físicas, você estará no caminho certo para atingir o seu objetivo atlético. Quando se treina em alta intensidade, é preciso possuir uma boa recuperação dos músculos para garantir o resultado esperado.
3. Ajuda no combate a algumas doenças
Outro grande benefício dos multivitamínicos é que ajuda no combate de algumas doenças. Algumas delas, como diverticulite, doença celíaca (intolerância ao glúten), retocolite ulcerativa, doença de Crohn (inflamação gastrointestinal), entre outras, provocam restrições no processo de absorção de nutrientes vitamínicos pelo organismo. Nestas situações, existe uma necessidade de suplementação vitamínica para fornecer os nutrientes necessários ao corpo.
4. Combate o envelhecimento
Mais uma vantagem é combater o envelhecimento, afinal, tecidos musculares e as células do sistema imunológico também envelhecem. Para retardar esse processo, vitaminas como a A, C e E, além do selênio, são fundamentais, anulando a ação oxidativa dos radicais livres sobre as células e os tecidos do corpo, reforçando as defesas do organismo e fortalecendo os tecidos em geral.
5. Benefícios em condições específicas
Por fim, os multivitamínicos proporcionam benefícios em condições bem específicas:
-
Idosos: ao longo do tempo, o organismo torna-se mais sensível às doenças e alguns medicamentos comumente utilizados podem restringir a capacidade de absorção de determinadas vitaminas, tornando-se fundamental a suplementação com multivitamínicos.
-
Dietas restritivas: muitas dietas adotam algumas restrições devido a orientações terapêuticas, limitando o acesso a importantes nutrientes para o organismo. Nesses casos, sem afetar a dieta, os suplementos vitamínicos podem atender à demanda nutricional.
-
Gestação: durante a gestação, o bebê em formação e a gestante podem beneficiar-se da suplementação vitamínica, principalmente as vitaminas A, C, D e as do complexo B, além de cálcio e ferro. Desse modo, os suplementos vitamínicos podem fornecer os nutrientes que fortalecem o sistema imunológico e aqueles que são menos absorvidos em razão de medicação.
Como tomar multivitaminico?
Depende de caso. Consulte seu médico ou nutricionista para garantir se os multivitamínicos trarão bons resultados para o seu organismo, mas em geral, qualquer pessoa pode e precisa ingeri-los para ajudar a manter a saúde em dia.
Leticia Saifert Picoli
19/08/2019
Outros Artigos

Os probióticos costumam ser utilizados no tratamento de problemas intestinais, que podem ocorrer devido a baixa absorção...

Conforme o próprio nome já diz, Florais de Bach é um ativo natural extraído de flores, que possui a funcionalidade de e...

A Melatonina, também conhecida como o hormônio do sono, proporciona diversos benefícios à saúde, assim como o bem...