Pular para o conteúdo

5 vantagens dos multivitamínicos

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de 5 vantagens dos multivitamínicos

Minerais e vitaminas são essenciais para o correto funcionamento do organismo, pois reúne os principais nutrientes que qualquer pessoa precisa em seu cotidiano, realizando diversas reações químicas positivas e essenciais.

Quer saber mais sobre as vantagens dos multivitamínicos? Separamos cinco benefícios que eles proporcionam ao organismo. Confira! 

1. Fortalece imunidade

O sistema imunológico precisa de vitaminas e minerais para funcionar corretamente e os multivitamínicos contribuem muito com esta tarefa. Alguns exemplos de nutrientes fundamentais para a manutenção e bom funcionamento do sistema imunológico são: vitaminas A, C, E, B9 e os minerais selênio e zinco, principalmente.

2. Regulam as funções orgânicas 

Os multivitamínicos ajudam a regular o metabolismo e várias funções orgânicas, além de serem essenciais no mecanismo energético de gorduras, carboidratos e proteínas. Por conta disso, vitaminas B1, B2 e B6 são bastante recomendadas para quem pratica muita atividade física, que são envolvidas diretamente com os processos de geração de energia para o corpo. Se unir os benefícios do melhor multivitamínico com um cotidiano de atividades físicas, você estará no caminho certo para atingir o seu objetivo atlético. Quando se treina em alta intensidade, é preciso possuir uma boa recuperação dos músculos para garantir o resultado esperado.

3. Ajuda no combate a algumas doenças

Outro grande benefício dos multivitamínicos é que ajuda no combate de algumas doenças. Algumas delas, como diverticulite, doença celíaca (intolerância ao glúten), retocolite ulcerativa, doença de Crohn (inflamação gastrointestinal), entre outras, provocam restrições no processo de absorção de nutrientes vitamínicos pelo organismo. Nestas situações, existe uma necessidade de suplementação vitamínica para fornecer os nutrientes necessários ao corpo. 

4. Combate o envelhecimento

Mais uma vantagem é combater o envelhecimento, afinal, tecidos musculares e as células do sistema imunológico também envelhecem. Para retardar esse processo, vitaminas como a A, C e E, além do selênio, são fundamentais, anulando a ação oxidativa dos radicais livres sobre as células e os tecidos do corpo, reforçando as defesas do organismo e fortalecendo os tecidos em geral.

5. Benefícios em condições específicas

Por fim, os multivitamínicos proporcionam benefícios em condições bem específicas:

  • Idosos: ao longo do tempo, o organismo torna-se mais sensível às doenças e alguns medicamentos comumente utilizados podem restringir a capacidade de absorção de determinadas vitaminas, tornando-se fundamental a suplementação com multivitamínicos. 

  • Dietas restritivas: muitas dietas adotam algumas restrições devido a orientações terapêuticas, limitando o acesso a importantes nutrientes para o organismo. Nesses casos, sem afetar a dieta, os suplementos vitamínicos podem atender à demanda nutricional. 

  • Gestação: durante a gestação, o bebê em formação e a gestante podem beneficiar-se da suplementação vitamínica, principalmente as vitaminas A, C, D e as do complexo B, além de cálcio e ferro. Desse modo, os suplementos vitamínicos podem fornecer os nutrientes que fortalecem o sistema imunológico e aqueles que são menos absorvidos em razão de medicação.

Como tomar multivitaminico?

Depende de caso. Consulte seu médico ou nutricionista para garantir se os multivitamínicos trarão bons resultados para o seu organismo, mas em geral, qualquer pessoa pode e precisa ingeri-los para ajudar a manter a saúde em dia. 

 


Leticia Saifert Picoli
19/08/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Dieta para emagrecer: entenda como medicamentos manipulados ajudam
Dieta para emagrecer: entenda como medicamentos manipulados ajudam

Um estudo realizado pela Nielsen Holding, que é uma empresa especializada em pesquisa de consumo, mostrou que os brasileiros são os q...

Foto de Nimesulida manipulado: saiba as vantagens e para quem é indicado
Nimesulida manipulado: saiba as vantagens e para quem é indicado

Inúmeros motivos podem causar dor de cabeça, que além de incomodar, prejudica o nosso dia a dia. Números da Sociedade B...

Foto de Problema na articulação? Saiba como meloxicam manipulado pode resolver
Problema na articulação? Saiba como meloxicam manipulado pode resolver

Só que sofre diariamente com dores nas articulações sabe o quanto esse mal afeta a qualidade de vida, não é mesm...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê