Vacina contra coronavírus tem resultados positivos em humanos

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Vacina contra coronavírus tem resultados positivos em humanos

A biotecnologia Moderna, uma empresa norte-americana anunciou na última segunda-feira (18), o resultado positivo para a fase inicial dos ensaios clínicos de sua vacina contra o novo coronavírus.

Segundo o G1, a vacina produziu uma resposta imune em oito pacientes que a receberam. Apesar das 118 vacinas desenvolvidas contra o vírus, até o momento, não existe uma vacina eficaz. Segundo um balanço feito pela organização Mundial de Saúde (OMS), oito estão em fase clínica, sendo uma delas a vacina desenvolvida pela Moderna, e 110 em fase de pré-clínica. A previsão é que no Brasil, os testes em animais iniciam ainda nesta semana pelo Incor.

Com base nos dados divulgados pelo G1, os estudos estão sendo realizado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, onde governo investiu 500 milhões de dólares para essa potencial vacina. A fase dois será testada em cerca de 600 pessoas. Durante esse processo os pacientes receberam três doses diferentes da vacina, a terceira fase tem previsão para começar em julho.

Leia também: FARMACO REMDESIVIR NO TRATAMENTO DO COVID-19 

Covid-19 

A pandemia causada pelo coronavírus, atingiu os cinco continentes do planeta, deixando mais de 315.270 mortes em todo o mundo de acordo com os dados divulgados até hoje, 4,7 milhões de casos confirmados. 

A prevenção contra o coronavírus é uma prioridade global, conheça os sintomas do convid-19 e mais informações sobre a doença, acesse: CORONAVÍRUS | COVID-19

Processo de produção de vacinas

Para chegar a uma vacina efetiva, os pesquisadores precisam passar por um processo complexo, com diversas fases, como: pesquisa básica, testes pré-clínicos e os ensaios clínicos, que a partir desse momento, é possível desdobrar outras quatro fases:

  • Fase 1  – feita em seres humanos;

  • Fase 2  – resposta imunológica;

  • Fase 3 – última fase de estudo, para obter o registro sanitário;

  • Fase 4 – distribuição para a população.

Contágio

A transmissão do vírus pode ocorrer pelo ar ou através do contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, aperto de mão, contato com objetos, superfícies contaminadas, boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir contra o vírus?

Higienizar as mãos:

  •  A lavagem frequente das mãos é a principal recomendação para se prevenir;

  • Higienizar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos a cada vez;

  •  Esfregar os espaços entre os dedos, o dorso da mão e cavidades (dobras dos dedos e unhas), onde as bactérias podem se alojar, sem esquecer do polegar;

  • Usar sabonete (apenas água é insuficiente para a higienização). Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool 70%;

  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para se prevenir, procure evitar contato próximo com pessoas doentes, caso não esteja se sentindo bem, fique em casa. Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca com um lenço descartável.

É válido ressaltar que o contato com olhos, nariz ou boca permite que o vírus entre no corpo, gerando infecção. 

Cuidados em ambientes com aglomeração de pessoas:

  • Em locais com grande concentração de pessoas;

  • Preferencialmente, mantenha-se a pelo menos um metro de distância das outras pessoas;

  • Utilize máscara de proteção cobrindo boca e nariz;

  • Se tiver de tossir ou espirrar, cubra o rosto com o cotovelo. Essa ação evitará que as secreções do corpo entrem em contato com superfícies ou com outras pessoas;

  • As mesmas recomendações valem para qualquer local fechado, como o ambiente de trabalho.

Álcool gel e máscaras

De acordo com o Ministério da Saúde e com base nas pesquisas realizadas, o uso de máscara é fundamental para a prevenção, pois impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca no ambiente, garantindo uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e diminuição de casos.

No início da pandemia, o uso de máscara era exclusivo para as pessoas que contraíram a doença, atualmente o projeto de Lei 2335/20 torna obrigatório o uso de máscaras, sob pena de multa no valor de um salário mínimo (R$1.045), em locais públicos enquanto a pandemia não ser controlada em todo o País. A partir desse cenário, a recomendação é que a população possa produzir suas próprias máscaras caseiras, utilizando tecidos. É importante que a máscara seja feita conforme as medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e o nariz.

A fiscalização do cumprimento da medida está sendo realizado pelas prefeituras locais, com o apoio dos governos estaduais, através de seus agentes públicos de saúde e segurança.

A partir desse cenário, a recomendação é que a população possa produzir suas próprias máscaras caseiras, utilizando tecidos. É importante que a máscara seja feita conforme as medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e o nariz.

Está precisando comprar um remédio? Nós vamos fazer o orçamento dos seus remédios e apresentar o preço de cada farmácia para você. Para isso, basta clicar aqui e acessar a nossa página de orçamento. Qualquer dúvida, entre em contato com a gente que auxiliamos você passo a passo: relacionamento@manipulae.com.br  


Leticia Saifert Picoli
29/05/2020
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Aceclofenaco: saiba como pode ser usado para dores de dentes
Aceclofenaco: saiba como pode ser usado para dores de dentes

O aceclofenaco é um medicamento indicado para o tratamento inflamatórios e para processo álgicos, desconfortos que pro...

Foto de Farmácia de manipulação no bairro Jardim Bongiovani: saiba mais
Farmácia de manipulação no bairro Jardim Bongiovani: saiba mais

A saúde é o nosso bem maior, por isso devemos cultivá-la, realizando com frequência exames de rotina para confer...

Foto de Pele saudável: como deixar a pele bonita e mais jovem
Pele saudável: como deixar a pele bonita e mais jovem

Todo mundo sonha em ter uma pele bonita, livre de manchas, marcas e envelhecimento precoce, mas o que poucos sabem é sobre os cuidados di&aa...