Pular para o conteúdo

Tratamento com medicamento manipulado: 5 coisas para saber

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Tratamento com medicamento manipulado: 5 coisas para saber

Você foi ao médico e ele indicou um tratamento com medicamento manipulado? Isso está sendo cada vez mais comum, tendo em vista as vantagens dos remédios manipulados. Mas, se você tem dúvidas sobre como funciona o tratamento com medicamento manipulado, quais são as principais diferenças e como comprar com uma farmácia de manipulação confiável, está no lugar certo. Vamos esclarecer todas as suas dúvidas e ainda dar dicas mais do que especiais para o seu tratamento com medicamento manipulado ser o melhor possível. Pronto para saber tudo sobre isso? Então vamos lá!

1) Como funciona o tratamento com medicamento manipulado?

O tratamento com medicamento manipulado é indicado pelo médico. Ele também pode ser sugerido pelos pacientes, principalmente em caso de tratamentos mais complexos. Funciona assim:

  1. O paciente vai ao médico e realiza a consulta.
  2. O médico faz o diagnóstico e propõe um tratamento específico.
  3. O paciente pode sugerir que o tratamento seja feito com medicamentos manipulados, ou o próprio médico pode já solicitar.
  4. O médico passa uma prescrição/receita.
  5. O paciente envia essa receita para uma farmácia de manipulação.
  6. A farmácia de manipulação desenvolve o medicamento de acordo com a prescrição médica.
  7. O paciente recebe o medicamento para iniciar o tratamento.

>>  Se você está com sua receita médica em mãos, clique aqui e faça um orçamento gratuito com várias farmácias de manipulação.

2) Quais são as principais diferenças do tratamento com medicamento manipulado?

No caso dos tratamentos com medicamentos industrializados, a pessoa vai até uma farmácia e já compra o remédio. Já o tratamento com medicamento manipulado, esses remédios são prescritos de acordo com o organismo de cada pessoa. Ou seja, eles são bem mais exclusivos e consideram as particularidades de cada paciente. Por exemplo: se a pessoa tem alergia a alguma substância, se tem algum efeito colateral, entre outros.

Tratamentos complexos com remédios manipulados

O tratamento com medicamento manipulado também é muito indicado para quem realiza mais de um tratamento complexo simultaneamente. Por exemplo, quando a pessoa trata a diabetes e esclerose múltipla. Nesse caso, ela vai precisar de 2 a 3 medicamentos para cada tratamento. Isso causa uma reação desagradável ao corpo, com muitos efeitos colaterais. Nesse caso, ainda pode correr o risco da fórmula de um tratamento amenizar ou prejudicar o outro. A solução para tudo isso são os remédios manipulados. Eles podem ser desenvolvidos com o objetivo de amenizar esses efeitos colaterais. Além disso, em vez de tomar de 2 a 3 medicamentos para cada tratamento você pode tomar apenas um, que já vai conter a fórmula de todos os outros.

3) Quais são as vantagens dos remédios manipulados?

Existem muitas vantagens de fazer um tratamento com medicamento manipulado. Na verdade, não existe desvantagens. Isso porque esse tratamento já começa por uma avaliação médica do organismo da pessoa. Nessa etapa, os médicos consideram cada particularidade, alergia, se a pessoa tem outra enfermidade que pode influenciar no tratamento e diversos outros fatores. Então, as fórmulas dos medicamentos manipulados são indicadas de acordo com essa avaliação. É diferente do que tentar enquadrar um remédio já existente, como é o caso dos industrializados. Além disso, confira outras principais vantagens do tratamento com medicamento manipulado:

  • Melhor aproveitamento dos remédios, porque não existe desperdício.
  • Podem ser feitos em cápsulas, líquidos, géis, pomadas e em diversas opções.
  • Podem conter sabores diversos.
  • Os efeitos colaterais são menores e podem ser amenizados.
  • Contam com um melhor custo-benefício.
  • Melhor eficiência, já que são prescritos de acordo com as necessidades de cada paciente.

>>  Quer saber mais dicas de como os remédios manipulados funcionam? Clique aqui e veja o nosso artigo especial sobre eles.

4) Como encontrar a melhor farmácia de manipulação?

Depois do médico ou da médica indicar um tratamento com medicamento manipulado, o próximo passo é encontrar a melhor farmácia de manipulação. Ela será a responsável por desenvolver o seu medicamento de acordo com as prescrições do doutor ou da doutora. Então, avalie bem a credibilidade da farmácia, se ela conta com um (a) farmacêutico (a) responsável e as recomendações dos pacientes. Você também pode procurar em grupos como o Reclame Aqui, grupos no Facebook e até mesmo em uma breve pesquisa no Google.

>> Veja uma lista das farmácias de manipulação que contam com o Selo Manipulaê. Todas elas passaram por um rigoroso critério de avaliação, tanto técnico quanto do público. Veja só que cada uma delas conta com uma página com avaliações, especialidades e quanto tempo elas estão no mercado. Todos esses critérios são importantes para você escolher a melhor farmácia de manipulação.

5) Vale a pena comprar nas farmácias de manipulação online?

Quando se fala em farmácias de manipulação online não significa que elas só existem na internet. Pelo contrário, são farmácias que existem a muito tempo e resolveram marcar presença na internet também. O fato do paciente poder fazer o pedido do medicamento manipulado pela internet, só ajuda no quesito praticidade e economia. Praticidade porque é bem mais fácil enviar sua receita, fazer o pagamento online e receber seu produto sem sair de casa. E economia porque você pode comparar o preço de várias farmácias sem ter que se deslocar até elas, uma por uma, para fazer o orçamento e encontrar o melhor preço.

>> Se já é prático e econômico comprar com as farmácias de manipulação online, com o Manipulaê ficou ainda melhor. Você pode comparar todos esses preços de uma só vez. Basta enviar a sua receita e nós fazemos o orçamento para você com várias farmácias de manipulação. E o melhor: todas são altamente confiáveis! Assim você economiza ainda mais na compra dos seus medicamentos manipulados. CLIQUE AQUI para fazer um orçamento agora e ver como funciona.

Como saber se a farmácia de manipulação online é confiável?

Para saber, você pode seguir os mesmos passos do tópico anterior. Eles valem tanto para farmácias de manipulação online quanto para as que ainda não estão na internet. Além disso, você pode usar aquelas dicas antes de comprar qualquer tipo de produto, ou aderir a um serviço. A internet facilita cada vez mais a tomada de decisões porque dispõe de um amplo banco de informações. Então aproveite a tecnologia a seu favor.

>> Quer saber mais sobre as farmácias de manipulação online? Preparamos um artigo especial sobre elas. 


Leticia Saifert Picoli
23/02/2018
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Fórmulas manipuladas para estrias: 2 fórmulas bônus + dúvidas
Fórmulas manipuladas para estrias: 2 fórmulas bônus + dúvidas

As estrias são marcas comuns de aparecer no corpo e isso ocorre por diversos fatores como a falta de hidratação da pele, efeit...

Foto de Fórmulas manipuladas para acne - top 5 fórmulas para tratar acnes
Fórmulas manipuladas para acne - top 5 fórmulas para tratar acnes

A acne é uma das principais queixas de pacientes nos consultórios de dermatologistas e deve ser tratada em suas diversas fases. Mais ...

Foto de Naltrexone - o que é, para que serve e outras dicas
Naltrexone - o que é, para que serve e outras dicas

Você sabia que o consumo de álcool no Brasil está acima da média mundial? O consumo exagerado do álcool é ...

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê