Pular para o conteúdo

Suplementos para ganhar massa: quais são eles e como funcionam

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES

Muitos que iniciam a rotina na academia, tem um objetivo principal em mente: aumentar a massa muscular. No entanto, todo mundo sabe que esse é um processo difícil, demorado e que exige muita dedicação.

Depois de completar um ano na academia e obter um crescimento natural, os ganhos de massa muscular tornam-se cada vez menores e mais difíceis. Muitas gente pensa que para ganhar músculo basta levantar pesos três ou quatro vezes por semana, mas a tarefa não é tão simples. Além de muita dedicação, trabalho árduo e consistência, é necessário mergulhar numa rotina de alimentação e suplementos rígida.  

Atualmente, existem diversos suplementos que podem te ajudar nesta missão. E é sobre eles que vamos falar neste post. Quais são os melhores? Como funcionam? Quando ingeri-los? Confira tudo sobre os principais suplementos para ganhar massa, abaixo. 

Whey Protein

Suplemento muscular mais famoso do mercado, o Whey Protein é composto basicamente por proteínas, formadas por uma cadeia de aminoácidos ligados, essenciais para o organismo. Eles são importantes, pois são aminoácidos que o corpo não é capaz de produzir, devendo ser obtido a partir da alimentação ou em alguns casos, por meio da suplementação. Geralmente, o consumo de Whey Protein acontece imediatamente após os treinos, momento em que o corpo utiliza a proteína para recuperação muscular. 

ZMA

O ZMA é um complexo à base de zinco, magnésio, aspartato e vitamina B6, nutrientes que estimulam a produção e liberação de testosterona, principal hormônio anabólico, de crescimento. Porém, é recomendado que o consumo de ZMA seja combinado com alguma fonte de proteínas, como o próprio Whey Protein por exemplo. Pode ser consumido tanto antes, quanto depois do treino. 

BCAA

O BCAA é formado por três aminoácidos de cadeia ramificada: L-Leucina, L-Valina e L-Isoleucina. É um suplemento que auxilia no aumento da musculação, sendo composto por 1/3 de proteínas. Assim como Whey, para quem pratica atividade física, é recomendado que os aminoácidos sejam consumidos logo após o treino, para evitar o catabolismo, reduzir a fadiga e ajudar na recuperação muscular.

Creatina

A creatina é uma substância formada a partir de aminoácidos que tem como objetivo gerar força de explosão, ajudando em atividades mais intensas, como levantamento de peso e hipertrofia, já que incha as células e, inclusive, o músculo. Também ajuda a recompor rapidamente os estoques de energia, por isso a creatina é capaz de aumentar a força e a performance esportiva, e consequentemente auxilia no ganho de massa magra. Geralmente, esse suplemento para ganho de massa muscular é utilizado no pós-treino e já que tem efeito cumulativo, o horário não tem diferença. 

Maltodextrina

A Maltodextrina é um carboidrato fundamental para fornecer energia durante o treino e aumentar a captação de aminoácidos pelo músculo. O consumo adequado pode ser antes ou depois do treino, juntamente com um alimento ou suplemento fonte de proteínas, como o Whey, albumina ou caseína, pois é melhor absorvido, além de ajudar a fornecer a energia necessária, evitando que a massa muscular seja perdida.


Leticia Saifert Picoli
30/09/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de 5 dicas de produtos e exercícios físicos para perder a barriga
5 dicas de produtos e exercícios físicos para perder a barriga

Um dos principais incômodos de quem deseja ter uma vida mais saudável é a temida barriga. Ter aquela gordura abdominal localiza...

Foto de Suplementos manipulados em Salvador: 3 dicas para comprar os melhores
Suplementos manipulados em Salvador: 3 dicas para comprar os melhores

Os suplementos são ótimas formas de agilizar os resultados na busca pelo emagrecimento, através do uso associado a uma aliment...

Foto de Saiba quais são os melhores medicamentos manipulados para olhos
Saiba quais são os melhores medicamentos manipulados para olhos

Cuidar da pele na região dos olhos pode prolongar o rejuvenescimento aparente do rosto. Sendo assim, é preciso ter uma atenç&a...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê