Suplemento de ferro manipulado nas farmácias de manipulação - Dúvidas

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Suplemento de ferro manipulado nas farmácias de manipulação - Dúvidas

O ferro é um mineral essencial para a saúde, sendo o principal responsável pelo transporte do oxigênio por todo o corpo. Esse mineral também é importante para a síntese de DNA e para o metabolismo energético. Além disso, estudos indicam que o ferro ajuda na conversão de caroteno em vitamina A e na detoxificação de drogas no fígado.

Como é encontrado em todas as células, o ferro está presente em todos os tipos de alimento, mas as principais fontes são as carnes e vísceras, leguminosas, grãos, cereais e folhas. Além de ser obtido na alimentação, o ferro pode ser encontrado em formato de suplementos, feito nas farmácias de manipulação.

Mas de que forma esses suplementos funcionam no corpo? Quais as melhores opções? Para que serve? Tem algum efeito colateral? Neste post, vamos responder essas e outras dúvidas frequentes sobre o assunto. Confira.

Quais os tipos de suplementos?

O ferro na forma elementar, oxida facilmente e por isso é encontrado geralmente na forma de complexos como sulfato ferroso, gluconato ferroso ou hidróxido de ferro Além disso, alguns suplementos podem ainda ser encontrados englobados em lipossomas, uma espécie de cápsula formada por uma bicamada lipídica, que o impedem de reagir com outras substâncias.

Todos eles contêm o mesmo tipo de ferro, no entanto, podem apresentar uma biodisponibilidade diferente, o que significa que são absorvidos ou interagem com alimentos de forma diferente. Além disso, alguns complexos podem apresentar mais efeitos colaterais que outros, principalmente a nível gastrointestinal.

Os suplementos orais de ferro estão disponíveis em várias doses, em comprimidos ou em solução e dependendo da dose, pode ser necessário receita médica para os obter, no entanto deve-se sempre falar com o médico antes de decidir tomar um suplemento com ferro, de forma a escolher o mais adequado para cada situação.

O suplemento mais conhecido é o sulfato ferroso, que deve ser tomado em jejum, porque interage com alguns alimentos e pode provocar efeitos colaterais como náuseas e azia, mas existem outros que podem ser tomados juntos com as refeições, como é o caso do gluconato ferroso, em que o ferro está ligado a dois aminoácidos que o impedem de reagir com alimentos e outras substâncias, tornando-o mais biodisponível e com menos efeitos colaterais.

Existem ainda suplementos que contêm ferro associado a outras substâncias como ácido fólico e vitamina B12, que também são vitaminas muito importantes para combater a anemia.

Como tomar e por quanto tempo?

A dose recomendada de suplementos de ferro e a duração do tratamento varia de acordo com a idade e a gravidade da anemia, mas normalmente a dosagem recomendada de ferro elementar é:

  • Adultos: 120 mg de ferro;

  • Crianças: 3 a 5 mg de ferro/kg/dia, não podendo ultrapassar 60 mg/dia;

  • Bebês de 6 meses a 1 ano: 1 mg de ferro/kg/dia;

  • Gestantes: 30-60 mg de ferro + 400 mcg de ácido fólico;

  • Mulheres que amamentam: 40 mg de ferro.

O ideal é que o suplemento de ferro seja tomado junto com uma fruta cítrica, como laranja, abacaxi ou tangerina, para potencializar a absorção do ferro.

Para curar a anemia ferropriva é necessários pelo menos 3 meses de suplementação de ferro, até que os estoques de ferro do organismo sejam repostos. Assim, é recomendado fazer um novo exame de sangue após 3 meses do início do tratamento.​

 O que a falta de ferro pode causar?

 A anemia ferropriva ou por deficiência de ferro é o tipo mais comum de manifestação de doença causada pela ausência de ferro no corpo. Ela é causada quando o corpo não apresenta ferro suficiente para produzir a hemoglobina, resultando na diminuição dos glóbulos vermelhos. Quando não há hemoglobina suficiente, o transporte de oxigênio e outros nutrientes para os tecidos do corpo é prejudicado.

As crianças são as mais sujeitas a sofrerem de anemia. Isso ocorre porque a maioria das crianças, principalmente as com menos de três anos de idade, não recebem ferro suficiente através da dieta. Além disso, mulheres com períodos menstruais intensos também podem sofrer de deficiência de ferro, já que o nutriente pode ser perdido pelo sangue menstrual. Mulheres grávidas também podem sofrer com esta anemia já que o volume de sangue aumenta muito durante a gravidez, o que aumenta também a necessidade de ferro.

Medicamentos mais usados para combater a anemia ferropriva

1. Combiron

O Combiron ou Combiron fólico é um medicamento comumente usado para tratar anemia causada por deficiência de ferro e também por deficiência de ácido fólico. Ele pode ser composto por ferrocarbonila, sais de glicinato férrico ou outros sais de ferro que servem para aumentar a produção de hemoglobina no organismo.

O seu principal efeito é proporcionar o aumento de ferro no organismo e normalizar também os níveis de ácido fólico. Um medicamento similar que pode ser receitado pelo médico é o Neutrofer.

 2. Noripurum

 O Noripurum ou Noripurum fólico é um dos remédios para anemia ferropriva e para deficiência em ácido fólico. O seu princípio ativo é a ferripolimaltose, que apresenta benefícios em relação aos suplementos de sulfato ferroso por apresentarem menos efeitos colaterais.

Pode ser prescrito em casos de anemia profunda, já que proporciona uma reposição rápida de ferro. O remédio apresenta ferro III, que é essencial para a formação da hemoglobina, facilitando então o transporte de oxigênio e nutrientes para as células. Pode ser usado durante a gravidez.

Outros remédios para anemia com ferripolimaltose que podem ser prescritos pelo médico incluem o Ultrafer e o Endofer.

3. Ferronil

O ferronil é um suplemento de sulfato ferroso usado no tratamento de diversos tipos de anemia resultantes de deficiências nutricionais. Um medicamento similar presente no mercado é o anemifer, também composto por sulfato ferroso.

Existem ainda outros destes remédios para anemia que são usados para tratar a deficiência em ferro, como o Hemototal, Fervit, Fetrival, Iberol e Vitafer.

Quais são os efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais variam dependendo do tipo de complexo de ferro usado, sendo os mais comuns:

  • Azia e queimação no estômago;

  • Náuseas e vômitos;

  • Gosto metálico na boca;

  • Sensação de estômago cheio;

  • Fezes escurecidas;

  • Diarreia ou prisão de ventre.

As náuseas e desconforto gástrico podem aumentar com a dose do medicamento, e costumam ocorrer de 30 a 60 minutos depois da ingestão do suplemento, mas podem desaparecer após os 3 primeiros dias de tratamento.

Para diminuir a prisão de ventre causada pelo medicamento, deve-se aumentar o consumo de fibras presentes em frutas e verduras, fazer atividade física e, se possível, tomar o suplemento junto às refeições. Veja O que fazer para combater a prisão de ventre.

Já tem uma fórmula manipulada para seus suplementos de ferro? Faça uma cotação gratuita na Manipulaê! Em seguida, nossas farmácias de manipulação parceiras vão lhe enviar orçamentos direto para o seu e-mail. Assim, fica muito mais fácil de você comparar e comprar pelo melhor preço o produto manipulado!  http://bit.ly/cotar-produtos-manipulados


Leticia Saifert Picoli
23/04/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de 5 fórmulas de protetor solar em farmácia de manipulação
5 fórmulas de protetor solar em farmácia de manipulação

Todo mundo sabe que o uso do protetor solar é indispensável no dia a dia, porém muitas pessoas pensam que o protetor solar dev...

Foto de 6 dicas fitness para fazer nas férias
6 dicas fitness para fazer nas férias

Você quer sair de férias mas não quer sair da sua rotina saudável? Calma, dá pra se divertir, aproveitar a fam&ia...

Foto de Atividade física em jejum: prós e contras
Atividade física em jejum: prós e contras

Recentemente, treinar em jejum tem sido uma prática cada vez mais comum. Muitas pessoas que seguem dietas em jejum realizam exercício...