Skin care: o que é, rotina, como fazer e produtos manipulados [Parte1]

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Skin care: o que é, rotina, como fazer e produtos manipulados [Parte1]

Apesar de estar super em alta com as blogueiras, o skin care já existe e não é de hoje. Skin care significa "cuidados com a pele". Esses cuidados englobam uma rotina diária, semanal e até mesmo trimestral de ações para garantir esse cuidado especial. Neste conteúdo vamos lhe explicar em detalhes tudo sobre o assunto, para não ficar nenhuma dúvida.

1. Skin care rotina

Existem diversos tipos de rotinas de skin care e vamos detalhar melhor sobre cada uma delas. 

Rotinas diárias de skin care

As rotinas diárias de skin care geralmente são divididas em cuidados com a pele ao acordar e antes de dormir. 

Ao acordar, o ideal é:

  • Lavar o rosto com sabonete glicerinado ou gel de limpeza. Isso vai tirar os produtos que você passou no skin care antes de dormir. Além de tirar as impurezas, oleosidade e sujeiras da pele formadas durante a noite.

  • Aplicar tonificante ou água micelar. Indicamos a água micelar, sempre sem álcool para não agredir a pele.

  • Passe o seu protetor solar manipulado, desenvolvido próprio para a sua pele. Temos um artigo completo falando sobre o assunto, clique aqui para ler

Prontinho! Está concluído seu skin care matinal. Se você usa maquiagem, após o protetor pode passar o seu Primer e depois seguir com a base e maquiagem no geral. Mas não se esqueça de passar antes o protetor solar e sua rotina de skin care matinal. 

Antes de dormir, ainda em sua rotina diária, é hora de tirar toda a poluição que a sua pele absorveu durante o dia. Também é hora de tirar toda a maquiagem e o protetor solar que passou quando acordou, lembra? Então segue com:

  • Lavar o rosto com sabonete glicerinado ou gel de limpeza. Observação: o sabonete precisa ser só para o seu rosto, não use ele no corpo. É indicado o glicerinado para peles mistas e oleosas, porque ele não tira toda oleosidade da pele, fazendo com que a pele não produza tanta oleosidade para repor. 

  • Aplicar a água micelar.

  • Se você faz algum tratamento com mineral 89 ou outro produto, essa é a hora de aplicar. 

  • Por último, o hidratante. Observação: você também pode intercalar entre o produto para tratamento em um dia e só o hidratante em outro, dependendo do produto que você utilizar para fazer o tratamento.

Rotinas semanais de skin care

Existem algumas rotinas de skin care que não devem ser feitas todos os dias, mas sim semanalmente. Essas rotinas envolvem:

  • Esfoliação para o rosto com esfoliantes manipulados, próprios para a sua pele.

  • Aplicação de máscaras faciais. O principal objetivo delas é recuperar a vitalidade do rosto e realizar uma hidratação mais profunda. Porém, não é indicado aplicar máscaras todos os dias. Segundo a Cláudia, do blog Beleza na Web, o ideal é aplicar de 15 em 15 dias. 

Rotinas mensais de skin care

Para finalizar as rotinas de skin care, temos o período mensal, com a limpeza de pele. Essa limpeza não é indicada diariamente, nem semanalmente, e sim a cada 30 ou 40 dias. Esse é o tempo de renovação da pele. Por isso, precisa de uma limpeza mais profunda. 

Agora que você já tem um parâmetro de rotinas de skin care, anote em sua agenda e acompanhe a segunda parte deste post. Vamos falar mais sobre como fazer skin care e falar mais sobre os produtos manipulados para o seu skin care ser realmente eficiente. 


Leticia Saifert Picoli
19/01/2021
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Probióticos manipulados: conheça suas funcionalidades e dúvidas
Probióticos manipulados: conheça suas funcionalidades e dúvidas

Os probióticos costumam ser utilizados no tratamento de problemas intestinais,  que podem ocorrer devido a baixa absorção...

Foto de Florais de Bach: saiba qual é o efeito no organismo
Florais de Bach: saiba qual é o efeito no organismo

Conforme o próprio nome já diz, Florais de Bach é um ativo natural extraído de flores, que possui a funcionalidade de e...

Foto de Melatonina manipulada: para que serve e quais os benefícios
Melatonina manipulada: para que serve e quais os benefícios

A Melatonina, também conhecida como o hormônio do sono, proporciona diversos benefícios à saúde, assim como o bem...