Pular para o conteúdo

Creme, sérum ou gel: saiba qual é o melhor para a sua pele

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Creme, sérum ou gel: saiba qual é o melhor para a sua pele

Com tantas opções de texturas disponíveis atualmente, muitas pessoas ficam na dúvida entre qual escolher. Marcas, indicações, eficácia comprovada, como saber qual é a melhor? A dúvida fica ainda maior quando muitos deles se apresentam em fórmulas diferentes: creme, gel ou mais recentemente em sérum.

Decidir entre os três produtos é uma missão que exige mais cuidado do que somente optar por qual a textura que mais agrada. Primeiramente, é fundamental compreender que se existem diferentes tipos de produtos, é porque há existe diferença entre eles e que para cada tipo de pele existe a alternativa mais adequada. Portanto, reunimos aqui as mais encontradas e indicamos em quais casos elas são mais adequadas. Confira!

Por qual razão existem texturas diferentes?

A maioria delas está ligada à facilidade de aplicação e, dessa maneira, adesão ao uso, fazendo com que o produto seja realmente funcional. O produto final nada mais é que o “veículo”, ou seja, a forma como determinado ativo chega até você. E, para cada ativo, pode haver substâncias especiais e fórmulas que funcionem melhor em cada pele.

Quais são as diferenças? 

  • Sérum: o acabamento ultraleve é o ponto alto. Ele é absorvido rapidamente, deixando a pele com uma aparência suave. O produto é a base de água, o que lhe confere uma textura mais fluída e não gordurosa. Essas propriedades permitem que ele penetre mais rápida e profundamente na pele. Dessa forma, atua mais rapidamente que um hidratante e, como contém altas concentrações de ingredientes ativos, tende a ser mais eficaz para tratar problemas específicos. Por oferecer hidratação equilibrada sem deixar o toque “pegajoso”, tende a ser uma boa alternativa para as peles mistas. 

  • Gel: livres de óleo, os géis são fáceis de aplicar e formam um filme seco e transparente sobre a pele. A textura é ideal para as peles oleosas, com tendência à acne e com brilho. Por isso, deve ser evitada em peles sensíveis e com tendência ao ressecamento. O gel nutre e hidrata sem obstruir os poros, o que evita que a pele fique “engordurada”. Peles mistas, que geralmente apresentam oleosidade só na chamada zona T do rosto (testa, nariz e queixo), também podem se dar bem com ele. Pode ser alternativa para as peles sensíveis e irritadas.

  • Creme: textura concentrada, com maior quantidade de ativos que nutrem profundamente a pele. Geralmente, são indicados para pessoas que apresentam pele seca e/ou madura e não é indicada para quem tem tendência ao brilho excessivo na pele. Pode também ser recomendado em caso de peles normais, mas que precisam de uma certa dose de hidratação. Além de suas características evidentes, sua formulação semissólida tradicionalmente combina água, óleos e gorduras destinadas a ajudar na hidratação da pele.

Antes de escolher os produtos para sua rotina de cuidados, procure um dermatologista, para que ele avalie as necessidades da sua pele. Otipo de pele é o indicador de muitas coisas, especialmente dos tratamentos mais adequados e, nesse caso, da textura exata do produto a ser usada. Todos trarão o resultado esperado, desde que seja aplicada a fórmula correta, no tipo de pele correta. 

Tem sua receita de fórmulas manipuladas em mãos? Faça uma cotação gratuita na Manipulaê! Em seguida, nossas farmácias de manipulação parceiras vão lhe enviar orçamentos direto para o seu e-mail. Assim, fica muito mais fácil de você comparar e comprar pelo melhor preço o produto manipulado! http://bit.ly/cotar-produtos-manipulados


Leticia Saifert Picoli
12/08/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Letrozol: o que é, para que serve, quais os benefícios
Letrozol: o que é, para que serve, quais os benefícios

Medicamento hormonal, o letrozol ajuda no combate ao câncer de mama. O crescimento da doença é estimulado pelos hormônios...

Foto de Quais os benefícios do Citrimax?
Quais os benefícios do Citrimax?

Um grande aliado para pessoas que buscam emagrecer, o Citrimax tem ganhado cada vez mais destaque no mercado. Ele é feito através da ...

Foto de Estanozolol: benefícios, como tomar, contraindicações
Estanozolol: benefícios, como tomar, contraindicações

Durante o período mais intenso das dietas dos atletas de academia, ocorre o efeito anticatabólico, ou seja, a perda de músculo...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê