Pular para o conteúdo

3 dicas para cuidar da saúde mental durante o isolamento domiciliar

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de 3 dicas para cuidar da saúde mental durante o isolamento domiciliar

O vírus da Covid-19 proporciona diretamente inúmeros problemas de saúde. Dos sintomas ao colapso do sistema de saúde, devido ao alto número de internações. Porém, a doença também acaba trazendo problemas de forma indireta, como é o caso da saúde mental. 

Ficar em casa, gera muita preocupação, especialmente com questões relacionados a desemprego, falta de contato social, distanciamento da família, amigos e colegas, restrição para passeios e viagens e muito mais. Tudo isso acaba afetando o psicológico de muitas pessoas, que precisam encontrar maneiras de cuidar da saúde mental. 

Diante dessa situação, o Departamento de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde (OMS) criou um guia com orientações para profissionais de saúde, pessoas em quarentena, idosos e população em geral para cuidar da cabeça. Listamos algumas dessas sugestões. Confira! 

Evite notícias relacionadas ao vírus

Um dos maiores problemas de saúde mental apontados pela OMS, é o consumo massivo das notícias relacionadas ao Coronavírus. Neste ponto, é importante fazer um esclarecimento: não deixe de acompanhar as notícias, pois as informações de qualidade são uma das melhores formas de combater o vírus. 

Estipule um horário para você consumir as informações e atualizações uma ou duas vezes ao dia, ao invés de ficar acompanhando minuto a minuto. A enxurrada de notícias sobre um surto pode levar qualquer pessoa a uma preocupação ainda maior. Além disso, é importante informe-se com os fatos e não os boatos ou as informações erradas.

É fundamental distrair a cabeça e pensar em outros assuntos. Uma boa dica é ler livros, assistir filmes ou séries que não estejam relacionados com o tema, conversar por telefone com amigos e familiares sobre outros assuntos, explorar algum hobbie e etc. 

Tenha empatia com o outro

Com tantas notícias ruins circulando, procure promover boas ações. Se de alguma forma você consegue beneficiar alguém com seus conhecimentos, coloque isso em prática! Isso pode ser visto com cantores que estão fazendo shows de suas sacadas, profissionais que estão passando dicas de exercícios para fazer em casa, entre outros. 

Outra boa dica é ajudar quem mais precisa. Algumas ações que ganharam destaque nos últimos dias foram gestos de pessoas que decidiram ajudar os grupos de riscos, indo ao mercados e fazendo as compras para essas pessoas. Desta forma, evita-se que pessoas mais sensíveis ao vírus, corram o risco de pegar o Covid-19 ao sair de casa. 

Estabeleça uma rotina

Outra boa dica para manter a saúde mental, é estabelecer uma rotina. Com tanto tempo em casa, muitas pessoas acabam ficando perdidas com horários e o tempo ocioso, quem está trabalhando não consegue render o que rendia no serviço e etc. 

Estipule um horário para acordar, reserve um espaço para trabalhar ao invés de ficar cada hora em um canto, vista roupas confortáveis e crie um ambiente agradável para realizar as suas atividades.

Quanto a alimentação, também procure se alimentar nos horários corretos. Não deixe para tomar café ou almoçar muito tarde, não coma besteiras o dia inteiro e procure pensar em um cardápio bem equilibrado. 

Gostou das dicas? Coloque-as em prática e fique atento não apenas aos cuidados do Covid-19, mas também da sua saúde mental.


Leticia Saifert Picoli
01/04/2020
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Farmácia de manipulação no bairro Parque Yolanda com custo-benefício
Farmácia de manipulação no bairro Parque Yolanda com custo-benefício

Sempre gostamos de ressaltar sobre a importância de cuidar da saúde e para facilitar a vida dos moradores de São Jo&ati...

Foto de Melhores farmácias de manipulação com remédios para emagrecer
Melhores farmácias de manipulação com remédios para emagrecer

Muitas pessoas buscam por medicamentos manipulados para emagrecer, mas pouco se sabe sobre a procedência, efeitos ao organismo e como o trata...

Foto de Vitamina C: quanto custa, para que serve e efeitos
Vitamina C: quanto custa, para que serve e efeitos

A vitamina C é um ativo essencial para o nosso organismo, ajudando no processo de cicatrização, aumenta os níveis de an...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê