Pular para o conteúdo

Sal rosa do Himalaia - o guia completo sobre o assunto

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Sal rosa do Himalaia - o guia completo sobre o assunto

O sal é um dos mais fundamentais produtos da alimentação diário e está presente na base das refeições, sendo indispensável para dar sabor aos alimentos e sensação de saciedade após uma refeição.

Porém, ao mesmo tempo que é essencial, também pode ser bastante prejudicial a saúde. O sal extremamente refinado, que é o mais consumido atualmente, é quase puro cloreto de sódio (97% ou mais), com produtos químicos adicionados. Uma fórmula que pode causar muitos males à saúde.

Mas existem outros tipos de sal, como o sal rosa do Himalaia, que traz benefícios incríveis para a saúde. Quer saber mais? Confira o guia completo sobre o assunto.

Quais as vantagens do sal rosa do Himalaia?

O famoso sal rosa é feito a partir de cristais rochosos de sal extraídos de áreas próximas à cordilheira do Himalaia, principalmente no Paquistão, mas também na China, Nepal, Mianmar, Paquistão, Butão, Afeganistão e Índia. Sua cor levemente rosada deve-se à riqueza de minerais presentes nas rochas, como magnésio, potássio e cálcio.

Há milhões de anos atrás, a área próxima a cordilheira era totalmente coberta pela água do mar, porém, ao longo dos tempos, as placas tectônicas da Terra moveram-se e elevaram as montanhas, fazendo com que a água do mar evaporasse e todos os seus minerais fossem cristalizados sob o calor do sol. Toda essa combinação formou o sal rosa do Himalaia.

Além de ser mantida em um ambiente limpo e cercada por neve durante o ano inteiro, a camada de sal também foi coberta por lava de vulcões locais que a protegeu da poluição moderna. Por conta disso, especialista deduzem que o sal Rosa do Himalaia é o mais puro sal encontrado do planeta, consistindo em uma das melhores fontes de minerais naturais do mundo.

Benefícios do Sal Rosa do Himalaia

O sal rosa do Himalaia oferece diversos benefícios à saúde. Alguns dos principais são:

  • Melhorar a digestão: tem a capacidade de aumentar o trato gastrointestinal, absorvendo outros nutrientes que geralmente são descartados pelo corpo

  • Fortalece o corpo: possui 84 minerais saudáveis, ajudando a manter os ossos e tecidos conjuntivos mais resistentes, melhorando o poder de regeneração muscular e circulação sanguínea.

  • Desintoxica o organismo: pode funcionar como um ótimo desintoxicante quando usado em um banho relaxante, pois extrai da pele diversas toxinas.

  • Reduz a pressão arterial: consegue baixar a pressão arterial, pois o organismo processa os minerais mais rapidamente. 

  • Relaxa os músculos e combate o cansaço: utilizado em um banho quente, pode relaxar os músculos contraídos, ajudando a curar músculos e outros tecidos moles danificados, fortalecendo os ossos, a pele e os tecidos conjuntivos.

  • Trata doenças respiratórias: também no banho, pode matar bactérias que podem estar presas nas cavidades nasais e no ar poluído.

  • Melhora o sono: repõe e restaura níveis de energia, melhorando o sono, promovendo equilíbrio na acidez do organismo proporcionando a desintoxicação.

     

Qual o melhor tipo de sal para consumo?

O sal mais saudável é aquele que possui a menor concentração de sódio, pois ele é responsável pelo aumento da pressão arterial e pelo inchaço. Outro ponto importante para escolher o melhor sal, é optar pelos não refinados, o que preserva os minerais naturais e não adiciona substâncias químicas, como é o caso do sal rosa do himalaia, por exemplo.

A quantidade de sal que se pode consumir por dia são 5g distribuídos em todas as preparações do dia, o que equivale a 5 pacotinhos de sal de 1g ou uma colher rasa de café

Como saber se o sal rosa é verdadeiro ou falso?

Existem algumas dicas a se observar para saber se o sal é verdadeiro ou falso. Entenda mais:

  • Cor: o sal rosa do Himalaia é bem mais claro que o falsificado, que acabam passando por uma procedimento de coloração e acabam ficando mais escuros. 

  • Umidade: o sal rosa original é seco, portanto, se estiver úmido, provavelmente é falsificado. 

  • Preço: 1kg de sal rosa do Himalaia original custa em média entre R$ 20,00 a R$ 45,00. Pode parecer caro, mas além de todos os benefícios, pode durar por muitos anos. Se tiver muito abaixo desse valor, desconfie. 

Baixe agora o nosso guia dos super nutricosméticos, para deixar sua pele, unhas e cabelo impecáveis: https://campanhas.manipulae.com.br/super-nutricosmeticos-para-pele-unhas-e-cabelos

Tem sua receita de produtos manipulados em mãos? Faça uma cotação gratuita na Manipulaê! Em seguida, nossas farmácias de manipulação parceiras vão lhe enviar orçamentos direto para o seu e-mail. Assim, fica muito mais fácil de você comparar e comprar pelo melhor preço o produto manipulado! http://bit.ly/cotar-produtos-manipulados


Leticia Saifert Picoli
27/05/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Acetilcarnitina: conheça todos os seus benefícios
Acetilcarnitina: conheça todos os seus benefícios

A Acetilcarnitica é um suplemento muito famoso nas academias para quem busca queimar gordura ou ganhar massa muscular. Produzida de forma na...

Foto de Cactinea: medicação manipulada para emagrecer
Cactinea: medicação manipulada para emagrecer

Remédios para emagrecer são uma solução simples para perder peso. Um dos que mais destaca-se no mercado atualmente &eac...

Foto de Creme, sérum ou gel: saiba qual é o melhor para a sua pele
Creme, sérum ou gel: saiba qual é o melhor para a sua pele

Com tantas opções de texturas disponíveis atualmente, muitas pessoas ficam na dúvida entre qual escolher. Marcas, indic...

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê