Pular para o conteúdo

Sal rosa do Himalaia - o guia completo sobre o assunto

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Sal rosa do Himalaia - o guia completo sobre o assunto

O sal é um dos mais fundamentais produtos da alimentação diário e está presente na base das refeições, sendo indispensável para dar sabor aos alimentos e sensação de saciedade após uma refeição.

Porém, ao mesmo tempo que é essencial, também pode ser bastante prejudicial a saúde. O sal extremamente refinado, que é o mais consumido atualmente, é quase puro cloreto de sódio (97% ou mais), com produtos químicos adicionados. Uma fórmula que pode causar muitos males à saúde.

Mas existem outros tipos de sal, como o sal rosa do Himalaia, que traz benefícios incríveis para a saúde. Quer saber mais? Confira o guia completo sobre o assunto.

Quais as vantagens do sal rosa do Himalaia?

O famoso sal rosa é feito a partir de cristais rochosos de sal extraídos de áreas próximas à cordilheira do Himalaia, principalmente no Paquistão, mas também na China, Nepal, Mianmar, Paquistão, Butão, Afeganistão e Índia. Sua cor levemente rosada deve-se à riqueza de minerais presentes nas rochas, como magnésio, potássio e cálcio.

Há milhões de anos atrás, a área próxima a cordilheira era totalmente coberta pela água do mar, porém, ao longo dos tempos, as placas tectônicas da Terra moveram-se e elevaram as montanhas, fazendo com que a água do mar evaporasse e todos os seus minerais fossem cristalizados sob o calor do sol. Toda essa combinação formou o sal rosa do Himalaia.

Além de ser mantida em um ambiente limpo e cercada por neve durante o ano inteiro, a camada de sal também foi coberta por lava de vulcões locais que a protegeu da poluição moderna. Por conta disso, especialista deduzem que o sal Rosa do Himalaia é o mais puro sal encontrado do planeta, consistindo em uma das melhores fontes de minerais naturais do mundo.

Benefícios do Sal Rosa do Himalaia

O sal rosa do Himalaia oferece diversos benefícios à saúde. Alguns dos principais são:

  • Melhorar a digestão: o sal rosa do Himalaia podem realmente aumentar a capacidade do trato gastrointestinal de absorver outros nutrientes. Por esta razão, trocar o sal refinado por ele vai ajudá-lo a digerir melhor a comida.

  • Fortalece o corpo: este sal contém até 84 minerais saudáveis, que ajudam a manter os ossos e tecidos conjuntivos mais fortes, dando suporte à regeneração muscular e à circulação sanguínea.

  • Desintoxica o organismo: quando adicionado a um banho de água na temperatura aproximada do corpo, o sal rosa do Himalaia funciona como um poderoso desintoxicante, extraindo as toxinas para fora dos tecidos da pele e do tecido adiposo.

  • Reduz a pressão arterial: o sal rosa do Himalaia tem a capacidade de baixar a pressão arterial porque enquanto o corpo processa os minerais com mais facilidade, o organismo não necessita de tanta água para limpar o excesso de sódio, portanto, não irá reter tanta água, e o corpo não terá que elevar a pressão sanguínea para realizar este trabalho.

  • Relaxa os músculos e combate o cansaço: um banho quente com Sal Rosa do Himalaia é uma boa forma de usar este sal para relaxar os músculos contraídos. O magnésio e outros minerais encontrados nele são absorvidos através da pele e ajudam a curar músculos e outros tecidos moles danificados. Os minerais deste sal também trabalham para fortalecer os ossos, a pele e os tecidos conjuntivos que podem causar cansaço e dores no corpo.

  • Trata doenças respiratórias: misturado com água quente, os cristais rosa emitem íons negativos que atacam diretamente os problemas respiratórios sem comprometer as funções do sistema. Além disso, mata as bactérias que podem estar presas nas cavidades nasais e no ar poluído.

  • Melhora o sono: este sal contém substâncias que irão repor e restaurar seus níveis de energia e melhorar a noite de sono. Ele promove um verdadeiro equilíbrio na acidez do organismo proporcionando a desintoxicação e preparando o corpo para o descanso.

Qual o melhor tipo de sal para consumo?

O sal mais saudável é aquele que possui a menor concentração de sódio, pois ele é responsável pelo aumento da pressão arterial e pelo inchaço. Outro ponto importante para escolher o melhor sal, é optar pelos não refinados, o que preserva os minerais naturais e não adiciona substâncias químicas, como é o caso do sal rosa do himalaia, por exemplo.

A quantidade de sal que se pode consumir por dia são 5g distribuídos em todas as preparações do dia, o que equivale a 5 pacotinhos de sal de 1g ou uma colher rasa de café

Como saber se o sal rosa é verdadeiro ou falso?

Existem algumas dicas a se observar para saber se o sal é verdadeiro ou falso. Entenda mais:

  • Cor: o sal rosa do Himalaia é bem mais claro que o falsificado. Os produtos falsos passam por uma processo de coloração e ficam mais escuros que o normal, próximo ao vermelho.

  • Umidade: como visto acima, o sal rosa do Himalaia é extraído de minas cristalizadas diferente do sal marinho, que se encontra naturalmente na água. Verificar o umidade do sal também pode revelar a sua origem, já que o sal rosa deve ter uma aparência seca.

  • Preço: 1kg de sal rosa do Himalaia original possui, em média, um valor entre R$ 20,00 a R$ 45,00. Pode parecer caro, mas se trata de uma quantidade suficiente para suprir suas necessidades em alguns meses. Existem versões mais econômicas, que trazem menores quantidades ou em versões processadas. Até podem ser originais, mas é importante desconfiar e verificar sua procedência. É melhor investir um pouco mais e garantir um sal de qualidade.

Baixe agora o nosso guia dos super nutricosméticos, para deixar sua pele, unhas e cabelo impecáveis: https://campanhas.manipulae.com.br/super-nutricosmeticos-para-pele-unhas-e-cabelos

Tem sua receita de produtos manipulados em mãos? Faça uma cotação gratuita na Manipulaê! Em seguida, nossas farmácias de manipulação parceiras vão lhe enviar orçamentos direto para o seu e-mail. Assim, fica muito mais fácil de você comparar e comprar pelo melhor preço o produto manipulado! http://bit.ly/cotar-produtos-manipulados


Leticia Saifert Picoli
27/05/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Fórmulas manipuladas para dar energia - quais são as melhores
Fórmulas manipuladas para dar energia - quais são as melhores

Com a correria do dia a dia é comum bater o cansaço e o estresse, logo ocasionando a falta de disposição para as ativid...

Foto de Dicas de ouro de cuidados com a pele no inverno
Dicas de ouro de cuidados com a pele no inverno

Todo o inverno é a mesma coisa: bastam as temperaturas caírem para a pele começar a sentir os efeitos e ressecar. Mas o que fa...

Foto de Café da manhã fitness - O que comer na dieta
Café da manhã fitness - O que comer na dieta

Considerada uma das refeições mais importantes do dia, o café da manhã é fundamental para que o organismo tenha ...

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê