Saiba o que tem no rótulo dos remédios manipulados

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Saiba o que tem no rótulo dos remédios manipulados

Uma coisa fundamental na hora de comprar e tomar seu medicamento, é verificar o rótulo. No entanto, infelizmente, muitas pessoas ignoram as orientações prescritas e em alguns casos, isso pode gerar um problema. Por mais que eles façam parte da vida diária de qualquer um, a maioria das pessoas não presta muita atenção em nada além do nome e da dosagem.

 

No caso dos medicamentos manipulados, a atenção deve ser redobrada, afinal, é uma fórmula exclusivamente feita para o seu organismo. Ficar atento às informações e os detalhes é fundamental para a sua saúde. Por isso, você precisa ficar de olho se o medicamento que está comprando contém as informações obrigatórias explícitas. Mas que informações são essas? O que é necessário observar? Neste post, descrevemos exatamente tudo isso. Confira.

 

Tipos de rótulo

 

Antes de saber o que deve estar escrito no rótulo, é preciso ficar atento e compreender os dois diferentes tipos de rótulo que acompanha o medicamento:

 

  • Embalagem primária: aquela que mantém um contato direto com o medicamento, como por exemplo a ampola, o blister e o frasco-ampola.

 

  • Secundária: é a externa, a caixa do medicamento propriamente. Dentro dela podem haver uma ou mais embalagens primárias.

 

Para medicamentos industrializados, a caixa do remédio precisa conter as informações mais importantes para pessoa que irá utilizá-lo, como o nome do produto e sua dosagem. No entanto, existem outras informações complementares que precisam constar, conforme as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que tem como objetivo tornar os rótulos mais claros e úteis aos usuários.

 

O rótulo obrigatoriamente precisa ter informações sobre a conservação e o prazo de validade do remédio após a abertura. Além disso, o rótulo da embalagem secundária precisa conter a seguinte frase, em negrito: “Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica”.

 

É importante constar também, a indicação do princípio ativo e da classe terapêutica do medicamento. Para finalizar, um dado essencial para garantir a utilização correta do remédio e minimizar qualquer risco: as contraindicações para o uso do produto.

 

Rótulos medicamentos manipulados

 

Já os rótulos dos medicamentos manipulados, são parecidos, mas devem conter algumas informações adicionais sobre a apresentação específica do produto como, solução, loção, cápsulas creme, pomada, entre outros. Abaixo, a lista das principais informações:


 

  • Nome do paciente e do profissional que prescreveu o medicamento;

  • Número de registo da farmácia, data da manipulação e validade do produto;

  • Descrição da fórmula com os nomes das substâncias dosagens;

  • Uso e modo de usar o produto;

  • Quantidade solicitada do medicamento;

  • Nome, endereço, CNPJ e telefone da farmácia; nome, número da inscrição no

 

Em determinados casos, é necessário colocar informações complementares para orientar mais detalhadamente o paciente. Alguns exemplos:

 

  • Conserve em geladeira

  • Mantenha ao abrigo da luz, calor e umidade

  • Mantenha fora do alcance de crianças

  • Não faça uso concomitante de outro medicamento sem a orientação médica

  • Não desaparecendo os sintomas ou ocorrendo reações colaterais, informe o seu médico

 

Os medicamentos manipulados devem ser criados a  partir das fórmulas inscritas no Formulário Nacional ou em Formulários Internacionais reconhecidos pela Anvisa, ou ainda a partir de uma prescrição de profissional habilitado, que estabeleça em detalhes sua fórmulas e princípios ativos. Diante disso, como os medicamentos manipulados possuem fórmulas únicas, cada um possui um rótulo único também e é sempre necessário ficar bastante atento e verificar se todas as informações acima, estão presentes no rótulo de seu medicamento.

 

Do contrário, recuse receber produtos manipulados por farmácias que conste em seu rótulo códigos ou falsos nomes comerciais. Além disso, não compre produtos manipulados vendidos em consultórios médicos, clínicas de estética, SPAs e outras. O estabelecimento oficial e legal para a venda desse produto é a farmácia de manipulação.

 

É só nas farmácias que você encontra os profissionais farmacêuticos especializados no assunto e que lhe prestarão toda a assistência necessária para o correto preparo do seu medicamento. Além disso, o preço praticado na farmácia é geralmente inferior ao cobrado nesses outros estabelecimentos.

 

Onde encontrar farmácia de manipulação?

 

Como orientamos acima, evite comprar remédios que não sejam vendidos em farmácias de manipulação. Se tem dúvidas de como achar, nós te ajudamos.

 

Depois do médico ou da médica indicar um tratamento com medicamento manipulado, o próximo passo é encontrar a melhor farmácia de manipulação. Ela será a responsável por desenvolver o seu medicamento de acordo com as prescrições do doutor ou da doutora. Então, avalie bem a credibilidade da farmácia, se ela conta com um (a) farmacêutico (a) responsável e as recomendações dos pacientes.

 

A Manipulaê possui parceria com diversas farmácias de todo o Brasil. Todas elas tem muita credibilidade e estão corretamente regularizadas junto aos órgãos responsáveis. Veja uma lista das farmácias de manipulação que contam com o Selo Manipulaê, clicando aqui.

 

Todas elas passaram por um rigoroso critério de avaliação, tanto técnico quanto do público. Veja só que cada uma delas conta com uma página com avaliações, especialidades e quanto tempo elas estão no mercado. Todos esses critérios são importantes para você escolher a melhor farmácia de manipulação.

 

Farmácias de Manipulação online são confiáveis?

 

Quando se fala em farmácias de manipulação online não significa que elas só existem na internet. Pelo contrário, são farmácias que existem a muito tempo e resolveram marcar presença na internet também. O fato do paciente poder fazer o pedido do medicamento manipulado pela internet, só ajuda no quesito praticidade e economia.

 

Praticidade porque é bem mais fácil enviar sua receita, fazer o pagamento online e receber seu produto sem sair de casa. E economia porque você pode comparar o preço de várias farmácias sem ter que se deslocar até elas, uma por uma, para fazer o orçamento e encontrar o melhor preço.


Se já é prático e econômico comprar com as farmácias de manipulação online, com a Manipulaê fica ainda melhor. Você pode comparar todos esses preços de uma só vez. Basta enviar a sua receita e nós fazemos o orçamento para você com várias farmácias de manipulação. E o melhor: todas são altamente confiáveis! Assim você economiza ainda mais na compra dos seus medicamentos manipulados. Clique aqui para fazer um orçamento agora e ver como funciona.


Leticia Saifert Picoli
25/03/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Letrozol: o que é, para que serve, quais os benefícios
Letrozol: o que é, para que serve, quais os benefícios

Medicamento hormonal, o letrozol ajuda no combate ao câncer de mama. O crescimento da doença é estimulado pelos hormônios...

Foto de Quais os benefícios do Citrimax?
Quais os benefícios do Citrimax?

Um grande aliado para pessoas que buscam emagrecer, o Citrimax tem ganhado cada vez mais destaque no mercado. Ele é feito através da ...

Foto de Estanozolol: benefícios, como tomar, contraindicações
Estanozolol: benefícios, como tomar, contraindicações

Durante o período mais intenso das dietas dos atletas de academia, ocorre o efeito anticatabólico, ou seja, a perda de músculo...