Pular para o conteúdo

Três motivos para tomar resveratrol

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Três motivos para tomar resveratrol

Produzido em plantas, o resveratrol é um ótimo fitonutriente para a saúde, proporcionando diversos benefícios. Ele pode ser encontrado no suco de uva integral, vinho tinto ou no cacau e consumido por meio da ingestão destes alimentos ou suplementos do produto. Neste texto, separamos três motivos para você começar a tomar resveratrol. Confira! 

Antioxidante natural

O resveratrol é bastante conhecido por estimular a produção de antioxidantes naturais no corpo, fortalecendo a defesas celular contra as agressões externas. Ele age diretamente no DNA da célula, contribuindo no combate do envelhecimento biológico e reduzindo o avanço de rugas, perda de firmeza e densidade. 

Aumenta a resistência física

Pesquisas recentes indicam que o resveratrol beneficia o músculo esquelético, aumentando a resistência física do corpo, melhorando a função cardíaca e o metabolismo oxidativo. Ainda conforme os estudos, quando combinado com treinos de resistência, o resveratrol pode levar a um aumento de 21% no desempenho.

Melhora o colesterol

O resveratrol também ajuda a reduzir a síntese de colesterol ruim, conhecido como LDL. Este tipo de lipoproteína tende a depositar-se na parede dos vasos sanguíneos, favorecendo a formação de placas e consequentemente podendo elevar a pressão arterial e obstruir os vasos. Além disso, o resveratrol também impede a oxidação do mau colesterol, o que resulta em uma menor absorção das micropartículas de gordura no intestino e controla as taxas de colesterol, estimulando a produção de HDL, o tipo de colesterol que tem efeito cardioprotetor. 

Outros benefícios 

O resveratrol também fornece outros benefícios como:

  • Perda de peso: estimula o corpo a liberar um hormônio chamado adiponectina, que ajuda o organismo a queimar gordura e reduzir o peso. 

  • Reduz a pressão arterial: o acúmulo de LDL pode reduzir o diâmetro dos vasos sanguíneos, exigindo mais do coração. Isto porque o órgão passa a ter que bombear o sangue com mais força para poder vencer a resistência oferecida pelos vasos. Ao combater inflamações, reduzir a formação e o depósito de gordura nas artérias, o resveratrol contribui para a saúde dos vasos sanguíneos e pode evitar a elevação da pressão arterial.

  • Bom para o cérebro: pode aumentar o fluxo de sangue para o cérebro, auxiliando na função cognitiva. Além disso, protege contra o AVC (acidente vascular cerebral), doença que também tem causas semelhantes às do ataque cardíaco.

  • Pode ajudar no combate da obesidade: em pesquisas mais recentes, foi descoberto que a substância pode favorecer a ação da adiponectina, um hormônio que estimula a queima de gordura por meio da adiponectina, além de prevenir a resistência à insulina, impedindo que mais estoques de gordura sejam formados no organismo e evitando o aumento de peso. 

Como tomar suplemento de resveratrol

O resveratrol é vendido como suplemento alimentar em formato de cápsulas nas farmácias de manipulação. Porém, devem ser ingeridos apenas mediante orientações médicas. Geralmente, é recomendado tomar entre 250 mg a 500 mg de diariamente.  O resveratrol não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estão amamentando e também por crianças, sem a orientação do médico ou nutricionista.


Leticia Saifert Picoli
16/08/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Letrozol: o que é, para que serve, quais os benefícios
Letrozol: o que é, para que serve, quais os benefícios

Medicamento hormonal, o letrozol ajuda no combate ao câncer de mama. O crescimento da doença é estimulado pelos hormônios...

Foto de Quais os benefícios do Citrimax?
Quais os benefícios do Citrimax?

Um grande aliado para pessoas que buscam emagrecer, o Citrimax tem ganhado cada vez mais destaque no mercado. Ele é feito através da ...

Foto de Estanozolol: benefícios, como tomar, contraindicações
Estanozolol: benefícios, como tomar, contraindicações

Durante o período mais intenso das dietas dos atletas de academia, ocorre o efeito anticatabólico, ou seja, a perda de músculo...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê