
Produzido em plantas, o resveratrol é um ótimo fitonutriente para a saúde, proporcionando diversos benefícios. Ele pode ser encontrado no suco de uva integral, vinho tinto ou no cacau e consumido por meio da ingestão destes alimentos ou suplementos do produto. Neste texto, separamos três motivos para você começar a tomar resveratrol. Confira!
Antioxidante natural
O resveratrol é bastante conhecido por estimular a produção de antioxidantes naturais no corpo, fortalecendo a defesas celular contra as agressões externas. Ele age diretamente no DNA da célula, contribuindo no combate do envelhecimento biológico e reduzindo o avanço de rugas, perda de firmeza e densidade.
Aumenta a resistência física
Pesquisas recentes indicam que o resveratrol beneficia o músculo esquelético, aumentando a resistência física do corpo, melhorando a função cardíaca e o metabolismo oxidativo. Ainda conforme os estudos, quando combinado com treinos de resistência, o resveratrol pode levar a um aumento de 21% no desempenho.
Melhora o colesterol
O resveratrol também ajuda a reduzir a síntese de colesterol ruim, conhecido como LDL. Este tipo de lipoproteína tende a depositar-se na parede dos vasos sanguíneos, favorecendo a formação de placas e consequentemente podendo elevar a pressão arterial e obstruir os vasos. Além disso, o resveratrol também impede a oxidação do mau colesterol, o que resulta em uma menor absorção das micropartículas de gordura no intestino e controla as taxas de colesterol, estimulando a produção de HDL, o tipo de colesterol que tem efeito cardioprotetor.
Outros benefícios
O resveratrol também fornece outros benefícios como:
-
Perda de peso: estimula o corpo a liberar um hormônio chamado adiponectina, que ajuda o organismo a queimar gordura e reduzir o peso.
-
Reduz a pressão arterial: o acúmulo de LDL pode reduzir o diâmetro dos vasos sanguíneos, exigindo mais do coração. Isto porque o órgão passa a ter que bombear o sangue com mais força para poder vencer a resistência oferecida pelos vasos. Ao combater inflamações, reduzir a formação e o depósito de gordura nas artérias, o resveratrol contribui para a saúde dos vasos sanguíneos e pode evitar a elevação da pressão arterial.
-
Bom para o cérebro: pode aumentar o fluxo de sangue para o cérebro, auxiliando na função cognitiva. Além disso, protege contra o AVC (acidente vascular cerebral), doença que também tem causas semelhantes às do ataque cardíaco.
-
Pode ajudar no combate da obesidade: em pesquisas mais recentes, foi descoberto que a substância pode favorecer a ação da adiponectina, um hormônio que estimula a queima de gordura por meio da adiponectina, além de prevenir a resistência à insulina, impedindo que mais estoques de gordura sejam formados no organismo e evitando o aumento de peso.
Como tomar suplemento de resveratrol
O resveratrol é vendido como suplemento alimentar em formato de cápsulas nas farmácias de manipulação. Porém, devem ser ingeridos apenas mediante orientações médicas. Geralmente, é recomendado tomar entre 250 mg a 500 mg de diariamente. O resveratrol não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estão amamentando e também por crianças, sem a orientação do médico ou nutricionista.
Leticia Saifert Picoli
16/08/2019
Outros Artigos

Os probióticos costumam ser utilizados no tratamento de problemas intestinais, que podem ocorrer devido a baixa absorção...

Conforme o próprio nome já diz, Florais de Bach é um ativo natural extraído de flores, que possui a funcionalidade de e...

A Melatonina, também conhecida como o hormônio do sono, proporciona diversos benefícios à saúde, assim como o bem...