Remédio manipulado para herpes: principais dúvidas sobre o assunto

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Remédio manipulado para herpes: principais dúvidas sobre o assunto

A Herpes é uma inflamação causada pelo vírus Varicela Zoster (VVZ), ele pode aparecer em diferentes partes do corpo, uma região muito comum de aparecer e na região dos lábios, que costumam ser mais sensível. Existem vários fatores que podem desencadear a Herpes, como momentos de estresse, ansiedade ou até mesmo ficar por um longo período exposto ao sol. Para isso,  saiba quais são os tipos de herpes, como tratar herpes com Aciclovir, qual a diferença de Herpes Simples para o Herpes Zoster e qual parte do corpo pode aparecer Herpes.

Leia também: CETOCONAZOL MANIPULADO: DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O ASSUNTO

Quais são os tipos de herpes?

Existem oito tipos de Herpes diferentes, apesar de alguns possuírem algumas semelhanças, cada tipo possui uma caracteriza diferente, alguns as lesões são mais leves, enquanto outros são mais graves. Para isso, um tratamento adequado deve ser feito, sob orientação médica para realmente tratar e solucionar o caso. 

Vamos começar pelas Herpes tipo 1, 2 e 3, esses tipos costumam ser mais leve, mas atingem regiões diferentes do corpo. O tipo 1, por exemplo, costuma afetar a região da boca, com aparecimento de feridas, vermelhidão, ardor entre outros sintomas que causa certo desconforto. Eles costumam sumir e aparecer. De acordo com o Drauzio Varella, “os primeiros contatos podem se originados ainda quando somos crianças, através de secreções orais transmitidas por tosse e espirro”.

A Herpes tipo 2, é bem parecido com a aparência do Herpes tipo 1, porém, não afetam a região da boca e sim as regiões genitais, como: vulva, pênis ou ânus. E podem aparecer na adolescência, quando o corpo está em constante mudança, por isso, exige cuidado especial a higiene nessas regiões. Sintomas como vermelhidão, ardência e inchaço podem aparecer     

A Herpes tipo 3 e mais conhecido como o guris Varicela (Catapora), uma anomalia que aparece ainda na infância e pode ser transmitido apenas uma vez. O contato pode ser feito por secreções orais. Normalmente a pessoa afetada só descobre depois de um certo tempo, quando percebe o aparecimento de bolinhas vermelhas pelo corpo. Uma informação bem interessante e de que as bolinhas não devem ser estouradas, por algum motivo ela se romper, quando o período do Herpes 3 passar algumas sequelas apareceram no formato de cicatriz.     

O Herpes tipo 3 e também conhecido como Herpes Zoster, o vírus da Varicela (Catapora), uma anomalia que aparece ainda na infância e pode ser transmitido apenas uma vez. O contato pode ser feito por secreções orais. Normalmente a pessoa só descobre depois quando percebe o aparecimento de bolinhas vermelhas pelo corpo, essa bolinhas não podem ser estourada, caso seja, quando o período do Herpes 3 passar algumas sequelas ficaram, através das cicatrizes.   

O Herpes tipo 4 mais conhecido como Epstein-Barr (EBV), pode estar associada a Mononucleose, a doença do beijo. Com isso, ela pode ser transmitida através do contato com a saliva, que pode acontecer durante o beijo, contato com objetos pessoais, como a escova de dente, copo e talheres. 

O Herpes tipo 5 conhecido como Herpesvírus Humano 5 (HHV), pode ser contrária por diversas formas, seja por via oral ou respiratória. Além disso, pode contagiar com leite materno, secreção cervix urinário, transfusão sangüínea, relação sexual entre outros meios. Durante o pré-natal, pode agravar os efeitos dessa virose causa infecção intra uterina.  

As Herpes tipo 6 e 7, são bem parecidas e podem ser transmitidas através da saliva. A Tipo 6, pode ser transmitida através de doenças Linfoproliferativa ou através da Síndrome da imunodeficiência AdquiridA. Trata-se de uma infecção primária, com sintomas de febre alta e róseo,  sendo comum aparecer principalmente em crianças até 3 anos, exatamente por estar ligada a baixa imunidade.     

A Herpes tipo 8, trata-se de um vírus que pode ser transmitido por transmissão sexual ou oro-fecal. Entre os principais fatores está a Sarcoma de Kaposi (KSHV), uma mononucleose que por estar ligado a diversos tipos de cânceres.

Como tratar herpes com aciclovir?

A Aciclovir é um medicamento utilizado no tratamento de Herpes, a sua fórmula e em formato de pomada, que deve ser aplicada sobre a região prejudicada. Possui ação antivirais que ajudam a bloquear a proliferação do vírus e a tratar a Herpe, seja as mais leve ou as mais avançadas. No entanto, é recomendado consultar um especialista, para compreender o que está ocasionando essa virose e fazer um tratamento adequado. Existem inúmeros estudos sobre a Herpes e suas causas, apesar de não possuir cura, ela pode ser tratada e controlada, impedindo que o quadro se agrave ou repita constantemente. 

 Qual a diferença do herpes simples para o herpes zoster?

Os dois tipos de Herpes provocam desconfortos, ardor e vermelhidão. As herpes simples costumam aparecer na região da boca, diferentes das Herpes Zoster, que aparecem de forma unilateral, em qualquer região do corpo e também pode atacar os nervos. As Herpes simples, assim como o nome diz, pode ser tratada de forma rápida e curto tempo, outra característica diferente das Herpes Zoster que podem ser mais complexas dependendo do grau e o local que se encontra.  

 Em que parte do corpo pode aparecer herpes?

As Herpes podem aparecer em diferentes partes do corpo, conforme mencionamos nos outros tópicos, dependendo do tipo pode atacar a região dos lábios, na região interna da boca e próximo ao lábio. Enquanto outros tipos de herpes podem atacar a região da pele, região genital, diferentes partes do corpo e nervos.  No entanto, apesar de poder aparecer em várias partes do corpo, as regiões mais comuns são: tórax, rosto e boca. 

Gostou do conteúdo?  Acompanhe outros assuntos que são compartilhamos em nosso site e aproveite para fazer uma cotação completa sobre as melhores farmácias de manipulação. Fazemos o orçamento dos seus remédios e apresentamos os preços de cada farmácia para você.  Então aproveite e clique aqui e acesse a nossa página de orçamentos. Qualquer dúvida entre em contato com a gente que auxiliamos você passo a passo: relacionamento@manipulae.com.br    


Leticia Saifert Picoli
14/09/2020
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Fórmula manipulada para crescimento de cílios: TOP 7 mais usados
Fórmula manipulada para crescimento de cílios: TOP 7 mais usados

Não tem jeito, os cílios realçam qualquer olhar e por isso  muitas pessoas sonham em ter cílios cheios, curvados e...

Foto de Farmácia de manipulação no bairro Ponta da Praia: saiba mais
Farmácia de manipulação no bairro Ponta da Praia: saiba mais

Atualmente as pessoas estão mais conscientes e estão zelando mais pela qualidade de vida, realizando tratamentos adequados, conforme ...

Foto de Oxandrolona manipulada: tratamento para nutrição calórica proteica
Oxandrolona manipulada: tratamento para nutrição calórica proteica

Oxandrolona é um fármaco indicado para o tratamento de má nutrição calórica protéica, devido ao se...