Queda de cabelo: causas e como tratar

Saiba as principais causas da queda de cabelo e quais as melhores formas de tratamento. Vem com a gente!

home | artigos | queda-de-cabelo

August 11, 2021
homem com as mãos na cabeça com poucos cabelos

A queda de cabelo é algo que incomoda tanto homens quanto mulheres. Se você chegou até aqui é porque de alguma forma já sofreu ou ainda sofre com esse problema. Mas calma! Nem tudo está perdido, aqui vamos falar sobre as principais causas e melhores formas de tratamento. Vem com a gente!

Queda de cabelo, conhecendo as causas

É normal cair até 100 fios de cabelo por dia. Sim, tudo isso. Agora se passar dessa quantidade pode representar algo mais sério e merece toda a sua atenção. Uma coisa é certa, são muitos os fatores que podem levar à queda de cabelo.

Alguns desses fatores são:

  • Estresse
  • Carência nutricional
  • Anemia
  • Uso de medicamentos como antidepressivos
  • Alterações hormonais
  • Excesso de vitamina A e vitamina B

Vamos falar um pouco mais sobre cada uma dessas causas e o que fazer para prevenir e tratar. Assim, a queda de cabelo já não será mais um problema para você.

Estresse em alta

Cada vez mais o nosso dia-a-dia está corrido. O que acontece é que essa correria toda faz nosso corpo pagar a conta com problemas ocasionados pelo estresse. Um desses problemas é a queda de cabelo. Situações estressantes interferem no ciclo dos fios de cabelo e podem levá-los a cair.

Nestes casos a dica de ordem é puxar o “freio de mão”, ou seja, diminuir o ritmo, buscando por atividades que lhe dê prazer, que tranquilize a sua mente. Aqui, vale um passeio ao ar livre, estar com as pessoas que gosta, meditar, ouvir uma música, dançar, cozinhar, ler ou assistir algo que goste.

Esse tipo de atividade diminuirá a carta do estresse do dia-a-dia, evitando a queda capilar, e também trará muitos outros benefícios como o de afastar a depressão, equilibrar os hormônios do bem-estar e desenvolver uma maior qualidade de vida.

Carência nutricional

É certo que a carência de nutrientes pode levar à queda capilar. De nada irá adiantar você buscar o tratamento contra queda de cabelo com o uso de cosméticos específicos para isso, sem cuidar da alimentação.

Sim! A alimentação é a base do tratamento, porque é por meio dela que o organismo irá receber os nutrientes essenciais para a formação do tecido capilar, como as proteínas. O cabelo é formado por 85% de proteínas e uma dessas proteínas é a queratina.

A queratina é a grande responsável pela textura dos fios, dando a eles a espessura e a rigidez, que são características de um cabelo saudável. Outros nutrientes são essenciais para o fortalecimento e o crescimento saudável dos cabelos. Entre eles estão:

Vitamina A

Quando em quantidades equilibradas, ou seja, sem pecar pelo excesso, a vitamina A ,evita a queda de cabelo e regula a produção do sebo, evitando a oleosidade.

A oleosidade favorece a queda dos fios, por isso é importante ter um controle.

Vitamina com complexo B

As vitaminas do completo B exercem funções muito importantes no organismo. A vitamina B7 (biotina), em especial, atua no fortalecimento dos cabelos por participar da formação de aminoácidos (estrutura que forma as proteínas).

Vitamina C

Essa é uma vitamina antioxidante responsável por combater a ação dos radicais livres. Os radicais livres são responsáveis por deixar o cabelo fraco, sem brilho e até mais branco.

A vitamina C então entra como protetora da saúde dos fios. Além disso, aumenta a absorção de ferro, o que colabora para uma melhor nutrição do tecido capilar.

Vitamina D

Já existem pesquisas que relacionam a carência de vitamina D com doenças como a alopecia, que é a perda intensa de pêlos.

A vitamina D também participa da formação dos folículos capilares que são os responsáveis pelo crescimento de novos fios. Se por dia é normal cair até 100 fios, convenhamos que o crescimento de 100 outros novos é importante.

Vitamina E

Esta é uma vitamina com ação antioxidante assim como a vitamina C, o que ajuda a manter o crescimento dos fios, deixando-os mais fortes e devolvendo o brilho que os radicais livres tiram.

Uso de medicamentos

O uso contínuo de alguns medicamentos pode levar à queda capilar. Se perceber que algum medicamento de uso contínuo tem provocado maior queda dos fios, deve relatar o ocorrido ao médico que prescreveu a medicação, para avaliar a necessidade de troca.

Anemia

A anemia é uma das condições de saúde que levam à queda dos fios. Isso se explica pelo fato de que nessa condição, os folículos capilares recebem menor quantidade de irrigação sanguínea.

Por consequência uma menor quantidade de oxigênio e nutrientes, chega aos fios. O que irá deixá-los mais fracos e quebradiços. Nestes casos, deve-se recorrer à suplementação de ferro orientada por um profissional nutricionista. A carência de vitamina B12 também está associada à anemia.

Por isso, também é recomendada a avaliação por meio de exames laboratoriais, como hemograma, para verificar se há ou não a carência e fazer posteriormente a suplementação.

Alterações hormonais

Ao longo da vida passamos por diversas alterações hormonais, como por exemplo no período pós-parto. Essas alterações hormonais podem levar à queda capilar, mas é algo temporário. Se o problema persistir é essencial procurar o médico.

Cuide-se

Agora que você conhece todas as causas de queda de cabelo e como tratar, é hora de perceber os sinais que o corpo dá e se cuidar. Está percebendo uma queda maior dos cabelos?

Então comece por fazer uma avaliação com o dermatologista, invista na reeducação alimentar e utilize suplementos para complementar a alimentação. Se tiver uma receita, envie clicando aqui!

Assim você conseguirá reequilibrar seu organismo, e viverá plenamente cada momento do seu dia, se sentindo melhor consigo mesmo.

Até a próxima!

Mais artigos

8 dicas de como crescer o cabelo mais rápido

Cuidar dos cabelos e barbas são um dos principais objetivos de mulheres e homens nos dias de hoje, por isso, separamos alguns truques e dicas que podem fazê-los crescer o cabelo mais rápido, garantindo todos os nutrientes necessários para os fios.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Minoxidil barba: conhece os efeitos do minoxidil na barba

O Minoxidil se tornou um ativo muito procurado pelos homens, afim de ser uma solução para o crescimento da barba, tornando-a mais bonita e bem fechada.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Minoxidil: conheça os efeitos na barba

Produtos capilares estão sendo cada vez mais vendidos e um dos que mais se destaca no mercado atualmente é o minoxidil

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Envie sua receita de manipulados!
Encontramos os melhores preços para você!