Pular para o conteúdo

Probióticos para uma boa digestão

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Probióticos para uma boa digestão

Os probióticos são bactérias benéficas que contribuem com o funcionamento do intestino, proporcionando qualidade a saúde geral do organismo. Entre os benefícios estão a digestão, absorção de nutrientes e fortalecimento imunológico. Para isso, neste artigo, vamos abordar sobre curiosidade em relação aos  probióticos, os principais benefícios no processo de digestão e o diferencial dos probióticos manipulados. Confira!

Leia também: Imunidade: quais são os principais suplementos 

O que são os probióticos?

Os probióticos são micro-organismo vivos que agem no organismo, para facilitar a digestão, o funcionamento do intestino,  fortalecendo o sistema imunológico,   prevenindo contra possíveis doenças intestinais, melhora a digestão e combate a azia, fortalece o sistema imunológico, devido a produção de celular de defesas, conhecidas como: Macrofagos. 

Dessa forma, os probióticos consistem no aumento de bactérias benéficas no intestino,  intuito e de combater as bactérias que provocam doenças e favorecer o funcionamento do metabolismo.

Onde é possível encontrar os probióticos?

  Os probióticos podem ser encontrados em alguns alimentos, como no iogurte natural, kefir, kombucha,chucrute, levedura natural, em alguns queijos. Todos os produtos que contêm propriedades probióticas é mencionado na embalagem.  

Mas de preferir, os probióticos podem ser ingeridos através de suplementos,  que ajudam a equalizar a microflora intestinal, efeito benéfico no organismo, reconstituindo e reequilibrando a microbiota de forma natural.

 Quais os benefícios dos probióticos no processo da digestão?

Os probióticos  são essenciais para o processo de digestão, mais específica o Bifidobacteria, um dos probióticos que ajuda a eliminar toxinas do organismo, os lactobacillus, são mais conhecidos e também contribui com a digestão, a absorver os nutrientes e combater infecções.   

Suplementos probióticos manipulados

Os suplementos probióticos são elaborados conforme a necessidade do paciente, quanto maior a diversidade de probióticos, melhor ficará a fórmula, principalmente quando precisa desenvolver a flora intestinal. Contudo, a formulação deve ser de acordo com as necessidade de cada pessoas, para não causar complicações ao organismo. O ideal é que o suplemento tenha até 10 bilhões de bactérias ativas, e deve ser ingerida a dose recomendada pelo médico.

É recomendado que o tratamento seja feito durante quatro semanas, para verificar se houve melhoras, caso não surja efeitos positivos o indicado é que o suplemento seja substituído. Os suplementos normalmente, devem ser ingeridos antes ou depois da refeição, assim os alimentos vai ajudam as bactérias a sobreviver ao ácido gástrico e finalmente chegar até o intestino, onde provavelmente vai se multiplicar e combater doenças intestinais. 

É válido ressaltar, que além de realizar o tratamento com suplementos probióticos, uma alimentação saudável deve ser conciliada, para que as fibras dos alimentos  ajudem na sobrevivência das bactérias benéficas ao organismo.   

Probióticos x probióticos manipulados 

Os probióticos manipulados oferecem uma grande possibilidade de formulações, devido a sua preparação que pode ser feita conforme a necessidade específica do paciente. Proporcionando com mais eficiência o equilíbrio da flora intestinal.

Os suplementos ajudam no aumento do valor nutritivo dos alimentos, melhorando a absorção de vitaminas do complexo B, como:  cálcio, ferro e outros nutrientes essenciais para o nosso organismo. Além de reforçar o sistema imunológico, promove a desintoxicação do organismo, facilitando a digestão da lactose. Reduzindo os riscos de câncer. São inúmeros benefícios à saúde. 

Confira os tipos de tratamentos que podem ser feitos com probióticos manipulados:

  • Digestão 

Assim como abordamos nos tópicos anteriores, o tratamento com probióticos manipulados ajudam no processo de digestão, mantendo o equilíbrio e auxiliando absorção dos nutrientes.  

  • Perda de peso

A microbiota intestinal contribui para  reter e gastar a energia, que são geradas pelos nutrientes provenientes da alimentação. Conforme a presença de bactérias benéficas, podem ajudar na perda de peso.  

  • Síndrome do intestino irritável 

Essa síndrome é comum em pacientes que sofrem com a ansiedade, provocando dificuldade na evacuação, dores abdominais e inchaços. O tratamento pode ser feito com probióticos manipulados, pois ajudam a facilitar a digestão dos alimentos. 

  • Doenças bucais

Os probióticos ajudam a reduzir a presença de fungos e infecções na boca, diminuindo as chances de candidíase.

  • Pode ser usado em todas as idades

Os probióticos podem ser utilizado por pacientes de diferentes idades, indicado para todos os casos que ocorrem um desequilíbrio na microbiota intestinal e problemas digestivos. 

  • Controle do colesterol

Estudos comprovam que a Lactobacillus reuteri pode reduzir os níveis de ésteres de colesterol no sangue. Contudo, o tratamento deve ser recomendado pelo médico. 

Como adquirir o seu suplemento 

Nada melhor do que adquirir o seu suplemento manipulado no conforto de sua casa. Principalmente em tempos de pandemia, a compra pela internet se tornou mais eficaz, prática e segura. Para isso, a Manipulaê, oferece serviço de cotação das melhores farmácias da região,  com apenas alguns cliques, você receberá uma pesquisa completa de farmácias de manipulação  qualificadas pela Anvisa e os melhores preços do mercado. 

Basta acessar o nosso site, entrar na aba de “enviar receita para cotação”, selecionar a farmácia que melhor atendeu às suas expectativas e realizar a compra online. Após finalizar a compra o produto será encaminhado para o seu endereço.    

Sempre quando realizar uma compra online, verifique se a embalagem está lacrada, o código de qualidade e se o prazo de validade está em dia. Esses são cuidados especiais que visam proporcionar mais qualidade de vida.

Realize a sua cotação aqui

Está precisando manipular um medicamento, realize a sua compra online, sem medir esforços e no conforto de sua casa. Fazemos o orçamento dos seus remédios e apresentamos os preços de cada farmácia para você.  Então aproveite e clique aqui e acesse a nossa página de orçamentos. Qualquer dúvida entre em contato com a gente que auxiliamos você passo a passo: relacionamento@manipulae.com.br    


Leticia Saifert Picoli
27/07/2020
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Saiba como cuidar da pele durante o verão
Saiba como cuidar da pele durante o verão

A chegada da estação mais quente do ano exige alguns cuidados especiais para manter a pele bonita e saudável. Neste perí...

Foto de Vitamina C para o rosto: qual é a melhor, como usar e principais tipos
Vitamina C para o rosto: qual é a melhor, como usar e principais tipos

O rosto é uma região delicada que merece cuidados especiais, assim é possível revitalizar a pele dessa região, p...

Foto de Acarbose: para que serve e como usar
Acarbose: para que serve e como usar

A Acarbose é um hipoglicemiante que serve para reduzir os níveis de glicemia e glicose do sangue. Além da aç&at...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê