Pular para o conteúdo

Óleo de coco para substituir o óleo de soja

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Óleo de coco para substituir o óleo de soja

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o óleo de soja é um vilão pior do que o açúcar para o organismo.

Conforme o estudo, o óleo aumenta os níveis de gordura e desenvolve o pior tipo de resistência à insulina, acarretando problemas como a hipertensão arterial e aumento do colesterol sanguíneo. Além disso, o óleo de soja também tem o potencial de estimular um maior nível de gordura no fígado, condição que serve de sintoma para a diabetes e a síndrome metabólica.

As conclusões apresentadas pela pesquisa podem ser consideradas uma péssima notícia para os consumidores, visto que o óleo de soja representa metade do óleo vegetal que é produzido em todo o mundo. Além disso, por ser um tipo de óleo mais barato, ele é bastante utilizado na receita de produtos alimentares embalados e ainda é usado na cozinha de restaurantes.

Mas então qual a solução para livrar-se do óleo de soja e continuar cozinhando normalmente? Utilizar o óleo de coco. É sobre ele que vamos falar neste texto. Para que serve? Como usar? Quais os benefícios? Confira!

Para que serve o óleo de coco?

O óleo de coco é bastante versátil, podendo ser utilizado como hidratante para o rosto, no cozimento de alimentos e também para emagrecer. Pode ser obtido do coco seco ou do coco fresco, sendo denominado óleo de coco refinado ou extravirgem, respectivamente.

O normal é que ele não estrague ou fique rançoso mesmo quando armazenado há algum tempo. Rico em um tipo diferente de gorduras saturadas, os triglicérides de cadeia média, o alimento conquistou fama, principalmente, por ajudar na perda de peso.

Quais os benefícios do óleo de coco?

O óleo de coco extra-virgem é o que mais traz benefícios para a saúde, já que não passa por processos de refinamento e não perde nutrientes. De forma geral, os principais benefícios do uso do óleo de coco são:

  • Fortalecimento do sistema imunológico, protegendo o organismo contra microrganismos e impedindo o desenvolvimento de doenças;

  • Pele e cabelos mais hidratados, além de prevenir o aparecimento de rugas devido à sua elevada concentração de antioxidantes em sua composição;

  • Aumento da queima de gordura, pois dificulta a deposição de gordura circulante no tecido gordo.

  • Aumento da saciedade, auxiliando, assim, o emagrecimento, já que a vontade de comer é reduzida.

  • Além disso, o óleo de coco é capaz de melhorar os níveis de colesterol e melhorar o funcionamento do intestino. Veja como usar o óleo de coco e aproveitar ao máximo todos os seus benefícios:

Como usar?

Um estudo em mulheres adultas mostrou que trocar o óleo de soja por óleo de coco ajuda a reduzir a gordura abdominal e a melhorar os níveis de colesterol, especialmente quando essa troca é feita dentro de uma alimentação balanceada para perda de peso.

Para obter esse resultado, deve-se consumir duas colheres de sopa de óleo de coco por dia, de preferência o extra virgem, adicionando este óleo em sucos, saladas, chás ou café, além de ser possível preparar ovos, carnes e peixes com este óleo. Saiba mais sobre a relação entre óleo de coco e emagrecimento.

Para cozinhar o óleo de coco pode ser usado de diversas formas como no refogado, no arroz, para frituras, para grelhar carnes ou mesmo na confecção de bolos e tortas. Para isso, apenas basta substituir a gordura que usa habitualmente, o óleo de girassol, a manteiga ou o azeite por exemplo, por óleo de coco nas mesmas quantidades. Este óleo bastante benéfico pode facilmente ser preparado em casa e para isso apenas precisa de água de coco e de cocos com casca marrom. Veja como preparar em Como fazer óleo de coco em casa.

  • Baixe agora o nosso guia dos super nutricosméticos, para deixar sua pele, unhas e cabelo impecáveis: https://campanhas.manipulae.com.br/super-nutricosmeticos-para-pele-unhas-e-cabelos

  • Tem sua receita de produtos manipulados em mãos? Faça uma cotação gratuita na Manipulaê! Em seguida, nossas farmácias de manipulação parceiras vão lhe enviar orçamentos direto para o seu e-mail. Assim, fica muito mais fácil de você comparar e comprar pelo melhor preço o produto manipulado!


Leticia Saifert Picoli
20/05/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Fórmulas manipuladas para dar energia - quais são as melhores
Fórmulas manipuladas para dar energia - quais são as melhores

Com a correria do dia a dia é comum bater o cansaço e o estresse, logo ocasionando a falta de disposição para as ativid...

Foto de Dicas de ouro de cuidados com a pele no inverno
Dicas de ouro de cuidados com a pele no inverno

Todo o inverno é a mesma coisa: bastam as temperaturas caírem para a pele começar a sentir os efeitos e ressecar. Mas o que fa...

Foto de Café da manhã fitness - O que comer na dieta
Café da manhã fitness - O que comer na dieta

Considerada uma das refeições mais importantes do dia, o café da manhã é fundamental para que o organismo tenha ...

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê