O que é fotoenvelhecimento e como evitar usando princípios ativos

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de O que é fotoenvelhecimento e como evitar usando princípios ativos

A pele é o maior órgão do corpo humano e um dos que mais sofre com o passar dos anos. O envelhecimento é um processo progressivo e deterioração morfológica e funcional da pele. Fisiologicamente, o envelhecimento está associado à perda de tecido fibroso, à taxa mais lenta de renovação celular, e à redução da rede vascular e glandular. A função de barreira que mantém a hidratação celular também fica prejudicada.

 

Com o tempo as células vão perdendo sua capacidade de se replicar. Este fenômeno é causado por danos no DNA decorrentes da radiação UV, deterioração relacionada à idade. Conforme as células vão perdendo a velocidade ao se replicar, começam a aparecer os sinais de envelhecimento. No entanto, apesar do envelhecimento da pele ser algo inevitável, é possível que você acelere esse processo caso não tenha certos cuidados, acarretando no desenvolvimento do fotoenvelhecimento.

 

É justamente sobre isso que falaremos neste post. Você sabe o que é fotoenvelhecimento? Sabe como evitá-lo? Quais os principais ativos que ajudam a combatê-lo? Neste post explicamos como cada um age na pele e de que maneira ajudam a evitar o fotoenvelhecimento. Confira.  

 

O que é fotoenvelhecimento?

 

O fotoenvelhecimento é o envelhecimento da pele por exposição solar excessiva, ou seja, não é o envelhecimento natural causado pela idade e sim o envelhecimento causado pela falta de cuidado. Ele causa pele manchada, deixa a pele seca e áspera, e ainda pode evoluir para um câncer de pele.

 

O principal responsável pelo desenvolvimento do fotoenvelhecimento é a radiação UV. Quando o raio UV penetra na pele, ele danifica as fibras de colágeno e por causa disso, a produção de elastina fica anormal e isso resulta na produção das enzimas metaloproteinases. São essas enzimas que reconstroem o colágeno danificado, mas por causa de toda a ação do sol e dos raios UV elas reconstroem mal e degradam ainda mais o colágeno. Isso tudo resulta em uma pele reconstruída incorretamente.

 

Com o passar do tempo e a falta de cuidado com a pele, a grande exposição solar e outros problemas, as rugas aparecem, as manchas aparecem e as lesões pigmentadas aparecem. O problema é que a exposição ao sol que você teve na infância é cumulativo e o dano causado quando você tinha poucos anos de vida vão surgir e serão percebidos muito tempo depois.

 

Princípios ativos contra o fotoenvelhecimento

 

Existem vários princípios ativos que atuam contra o fotoenvelhecimento e ajudam a combatê-lo. Cada um utiliza propriedades diferentes e atuam de maneira a retardar o envelhecimento da pele, evitando o desenvolvimento de pele seca, manchas e principalmente o temido câncer de pele. Conheça alguns deles:

 

Ácido Hialurônico: substância altamente hidrofílica encontrada na pele. Possui atividade biológica como principal glicosaminoglicana da derme, proporcionando visco-elasticidade a esta camada. Colabora no controle da hidratação da derme e no tônus da pele, além da prevenção da integridade das fibras de colágeno.

 

Vitamina C: apresenta um potente efeito anti-radicais livres e é um cofator para a hidroxilação da prolina e lisina, reações essenciais à síntese de colagénio. Apresenta efeitos despigmentante por redução das reservas de melanina oxidada e inibição da melanogênese.

 

Ácido Alfa Lipóico: renova a superfície da pele, aumentando sua elasticidade, tônus e textura. Diminui a aparência de linhas, rugas, poros dilatados e cicatrizes.

 

Ascorbosilane C: redutor dos radicais livres. Ação maximizada pela presença de ácido ascórbico (Vitamina C), regenerador do tecido cutâneo.

 

Ferúlico: Poderoso antioxidante, capaz de inibir a formação de melanina, além de neutralizar os radicais livres gerados pelo sol, poluição ambiental, cigarros e estresse.

 

Vitamina E: é mais  importante antioxidante lipossolúvel. A nível cutâneo apresenta efeitos na prevenção do envelhecimento, na regeneração e hidratação. Apresenta ainda efeitos vasodilatador, anticoagulante e anti-inflamatório. Aumenta ainda a atividade da Vitamina A.

 

Phytosphingosine: reduz a irritação da pele causada pela superexposição à radiação ultravioleta e também a inflamação das pápulas e pústulas causadas pelos comedões que bloqueiam os poros. Possui atividade antimicrobiana e anti-inflamatória usado em eczema tópico e assaduras de bebês. Combate o odor axilar, trata feridas e micoses.

 

Portulaca Extract:  possui ação analgésica, anti-inflamatória, anti-irritante, calmante cutâneo e antiedema. O extrato de portulaca é uma excelente alternativa para condições cutâneas extremas. É utilizado como coadjuvante dermatocosmético no tratamento de dermatites, rosácea, pós-peeling, pós-laser, acne, pós-barba e pós-depilação.

 

Queratina: condicionador altamente retentor de umidade. Melhora o volume, textura, brilho e maleabilidade dos cabelos. Também pode ser usado para tratar peles desidratadas e unhas quebradiças.

 

Radizen A: previne disfunções ou alterações da pele relacionadas ao envelhecimento (manchas, rugas, asperezas da pele). Também protege a pele da ação dos raios UV. Pode ser usado também no tratamento das peles acneicas e oleosas. Rico em vitamina A e E e bioflavonóides.

 

Raffermine: fortalecedor das estruturas moleculares da derme, firmador e tonificador da pele, aumenta a elasticidade dos tecidos. Estimula a retração dos fibroblastos para organizar as fibras de colágeno. Protege as fibras de elastina das enzimas que causam a flacidez.

 

Renew Zime: é ativo natural que atua na renovação celular. Ele reúne as propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e emolientes cientificamente comprovadas da Romã, com as vantagens que tecnologia enzimática oferece. Ele atua diretamente na renovação celular, promovendo hidratação imediata, manutenção do equilíbrio hídrico da pele, estimulando a produção de colágeno e prevenção aos danos causados pelos raios UV.

 

Resorcina: é um produto com propriedades antissépticas, antifúngicas, antipruriginosas, esfoliativas e queratolíticas. Usado em cremes, pomadas e loções alcoólicas, geralmente associados a outros princípios ativos, para o tratamento da acne, eczemas, hiperqueratose, psoríase e seborreia do couro cabeludo.

 

Salicilato de metila: tem ação analgésica e anti-inflamatória sobre a pele. Usado topicamente em traumatismos musculares e das articulações.

 

Sebonormine: reduz a atividade secretora da glândula sebácea, limita a excreção do sebo para a superfície da pele e previne a proliferação bacteriana.

 

Semente de Abricott: esfoliante suave, que pode ser usado em sabonetes, cremes de massagens e demais preparações onde a esfoliação seja necessária.


Sesaflash: é um ativo tensor com efeitos excepcionais, pois além de provocar uma modificação quase instantânea do relevo da pele, diminui a percepção das rugas, atuando também como hidratante.


Leticia Saifert Picoli
11/03/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de O que tem no rótulo dos remédios manipulados? Nós explicamos para você
O que tem no rótulo dos remédios manipulados? Nós explicamos para você

Uma coisa fundamental na hora de comprar e tomar seu medicamento, é verificar o rótulo. No entanto, infelizmente, muitas pessoas igno...

Foto de Cremes com ácido retinóico: guia completo sobre o assunto
Cremes com ácido retinóico: guia completo sobre o assunto

Os cremes com ácido retinóico vem fazendo cada vez mais sucesso por conta de sua eficiência na ação que produz na...

Foto de O que é cortisol, como se produz e principais dúvidas sobre o assunto
O que é cortisol, como se produz e principais dúvidas sobre o assunto

Você já ouviu falar em Cortisol? Caso a resposta seja não, saiba que o Cortisol é parte fundamental do seu organismo. Ma...