O que é fotoenvelhecimento e como evitar usando princípios ativos

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de O que é fotoenvelhecimento e como evitar usando princípios ativos

A pele é o maior órgão do corpo humano e um dos que mais sofre com o passar dos anos. O envelhecimento é um processo progressivo e deterioração morfológica e funcional da pele. Fisiologicamente, o envelhecimento está associado à perda de tecido fibroso, à taxa mais lenta de renovação celular, e à redução da rede vascular e glandular. A função de barreira que mantém a hidratação celular também fica prejudicada.

 

Com o tempo as células vão perdendo sua capacidade de se replicar. Este fenômeno é causado por danos no DNA decorrentes da radiação UV, deterioração relacionada à idade. Conforme as células vão perdendo a velocidade ao se replicar, começam a aparecer os sinais de envelhecimento. No entanto, apesar do envelhecimento da pele ser algo inevitável, é possível que você acelere esse processo caso não tenha certos cuidados, acarretando no desenvolvimento do fotoenvelhecimento.

 

É justamente sobre isso que falaremos neste post. Você sabe o que é fotoenvelhecimento? Sabe como evitá-lo? Quais os principais ativos que ajudam a combatê-lo? Neste post explicamos como cada um age na pele e de que maneira ajudam a evitar o fotoenvelhecimento. Confira.  

 

O que é fotoenvelhecimento?

 

O fotoenvelhecimento é o envelhecimento da pele por exposição solar excessiva, ou seja, não é o envelhecimento natural causado pela idade e sim o envelhecimento causado pela falta de cuidado. Ele causa pele manchada, deixa a pele seca e áspera, e ainda pode evoluir para um câncer de pele.

 

O principal responsável pelo desenvolvimento do fotoenvelhecimento é a radiação UV. Quando o raio UV penetra na pele, ele danifica as fibras de colágeno e por causa disso, a produção de elastina fica anormal e isso resulta na produção das enzimas metaloproteinases. São essas enzimas que reconstroem o colágeno danificado, mas por causa de toda a ação do sol e dos raios UV elas reconstroem mal e degradam ainda mais o colágeno. Isso tudo resulta em uma pele reconstruída incorretamente.

 

Com o passar do tempo e a falta de cuidado com a pele, a grande exposição solar e outros problemas, as rugas aparecem, as manchas aparecem e as lesões pigmentadas aparecem. O problema é que a exposição ao sol que você teve na infância é cumulativo e o dano causado quando você tinha poucos anos de vida vão surgir e serão percebidos muito tempo depois.

 

Princípios ativos contra o fotoenvelhecimento

 

Existem vários princípios ativos que atuam contra o fotoenvelhecimento e ajudam a combatê-lo. Cada um utiliza propriedades diferentes e atuam de maneira a retardar o envelhecimento da pele, evitando o desenvolvimento de pele seca, manchas e principalmente o temido câncer de pele. Conheça alguns deles:

 

Ácido Hialurônico: substância altamente hidrofílica encontrada na pele. Possui atividade biológica como principal glicosaminoglicana da derme, proporcionando visco-elasticidade a esta camada. Colabora no controle da hidratação da derme e no tônus da pele, além da prevenção da integridade das fibras de colágeno.

 

Vitamina C: apresenta um potente efeito anti-radicais livres e é um cofator para a hidroxilação da prolina e lisina, reações essenciais à síntese de colagénio. Apresenta efeitos despigmentante por redução das reservas de melanina oxidada e inibição da melanogênese.

 

Ácido Alfa Lipóico: renova a superfície da pele, aumentando sua elasticidade, tônus e textura. Diminui a aparência de linhas, rugas, poros dilatados e cicatrizes.

 

Ascorbosilane C: redutor dos radicais livres. Ação maximizada pela presença de ácido ascórbico (Vitamina C), regenerador do tecido cutâneo.

 

Ferúlico: Poderoso antioxidante, capaz de inibir a formação de melanina, além de neutralizar os radicais livres gerados pelo sol, poluição ambiental, cigarros e estresse.

 

Vitamina E: é mais  importante antioxidante lipossolúvel. A nível cutâneo apresenta efeitos na prevenção do envelhecimento, na regeneração e hidratação. Apresenta ainda efeitos vasodilatador, anticoagulante e anti-inflamatório. Aumenta ainda a atividade da Vitamina A.

 

Phytosphingosine: reduz a irritação da pele causada pela superexposição à radiação ultravioleta e também a inflamação das pápulas e pústulas causadas pelos comedões que bloqueiam os poros. Possui atividade antimicrobiana e anti-inflamatória usado em eczema tópico e assaduras de bebês. Combate o odor axilar, trata feridas e micoses.

 

Portulaca Extract:  possui ação analgésica, anti-inflamatória, anti-irritante, calmante cutâneo e antiedema. O extrato de portulaca é uma excelente alternativa para condições cutâneas extremas. É utilizado como coadjuvante dermatocosmético no tratamento de dermatites, rosácea, pós-peeling, pós-laser, acne, pós-barba e pós-depilação.

 

Queratina: condicionador altamente retentor de umidade. Melhora o volume, textura, brilho e maleabilidade dos cabelos. Também pode ser usado para tratar peles desidratadas e unhas quebradiças.

 

Radizen A: previne disfunções ou alterações da pele relacionadas ao envelhecimento (manchas, rugas, asperezas da pele). Também protege a pele da ação dos raios UV. Pode ser usado também no tratamento das peles acneicas e oleosas. Rico em vitamina A e E e bioflavonóides.

 

Raffermine: fortalecedor das estruturas moleculares da derme, firmador e tonificador da pele, aumenta a elasticidade dos tecidos. Estimula a retração dos fibroblastos para organizar as fibras de colágeno. Protege as fibras de elastina das enzimas que causam a flacidez.

 

Renew Zime: é ativo natural que atua na renovação celular. Ele reúne as propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e emolientes cientificamente comprovadas da Romã, com as vantagens que tecnologia enzimática oferece. Ele atua diretamente na renovação celular, promovendo hidratação imediata, manutenção do equilíbrio hídrico da pele, estimulando a produção de colágeno e prevenção aos danos causados pelos raios UV.

 

Resorcina: é um produto com propriedades antissépticas, antifúngicas, antipruriginosas, esfoliativas e queratolíticas. Usado em cremes, pomadas e loções alcoólicas, geralmente associados a outros princípios ativos, para o tratamento da acne, eczemas, hiperqueratose, psoríase e seborreia do couro cabeludo.

 

Salicilato de metila: tem ação analgésica e anti-inflamatória sobre a pele. Usado topicamente em traumatismos musculares e das articulações.

 

Sebonormine: reduz a atividade secretora da glândula sebácea, limita a excreção do sebo para a superfície da pele e previne a proliferação bacteriana.

 

Semente de Abricott: esfoliante suave, que pode ser usado em sabonetes, cremes de massagens e demais preparações onde a esfoliação seja necessária.


Sesaflash: é um ativo tensor com efeitos excepcionais, pois além de provocar uma modificação quase instantânea do relevo da pele, diminui a percepção das rugas, atuando também como hidratante.

 

Além da sua pele, seus olhos também precisam de proteção aos raios UV. Veja aqui como saber se seu óculos de sol oferece a proteção que seus olhos precisam: https://lenscope.com.br/blog/oculos-de-sol-tudo-o-que-voce-precisa-saber-antes-de-comprar/


Leticia Saifert Picoli
11/03/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de D-pantenol: 5 benefícios desse ativo para os cabelos
D-pantenol: 5 benefícios desse ativo para os cabelos

O D-pantenol, também conhecido como pró-vitamina b5, é uma vitamina produzida tanto no cabelo, quanto na pele, sendo bastante ...

Foto de Saiba o que é, para que serve quais são os benefícios do DMAE
Saiba o que é, para que serve quais são os benefícios do DMAE

Com o decorrer do tempo, quanto mais velho o organismo fica, mais natural é a sensibilidade dos músculos. Isso consequentemente acaba...

Foto de Sofre com espasmos musculares? Saiba como ciclobenzaprina pode ajudar
Sofre com espasmos musculares? Saiba como ciclobenzaprina pode ajudar

Algo bem comum na rotina de quem pratica exercícios físicos são os chamados espasmos musculares, uma espécie de contra&...