O que é fotoenvelhecimento e como evitar usando princípios ativos
HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
A pele é o maior órgão do corpo humano e um dos que mais sofre com o passar dos anos. O envelhecimento é um processo progressivo e deterioração morfológica e funcional da pele. Fisiologicamente, o envelhecimento está associado à perda de tecido fibroso, à taxa mais lenta de renovação celular, e à redução da rede vascular e glandular. A função de barreira que mantém a hidratação celular também fica prejudicada.
Com o tempo as células vão perdendo sua capacidade de se replicar. Este fenômeno é causado por danos no DNA decorrentes da radiação UV, deterioração relacionada à idade. Conforme as células vão perdendo a velocidade ao se replicar, começam a aparecer os sinais de envelhecimento. No entanto, apesar do envelhecimento da pele ser algo inevitável, é possível que você acelere esse processo caso não tenha certos cuidados, acarretando no desenvolvimento do fotoenvelhecimento.
É justamente sobre isso que falaremos neste post. Você sabe o que é fotoenvelhecimento? Sabe como evitá-lo? Quais os principais ativos que ajudam a combatê-lo? Neste post explicamos como cada um age na pele e de que maneira ajudam a evitar o fotoenvelhecimento. Confira.
O que é fotoenvelhecimento?
O fotoenvelhecimento é o envelhecimento da pele por exposição solar excessiva, ou seja, não é o envelhecimento natural causado pela idade e sim o envelhecimento causado pela falta de cuidado. Ele causa pele manchada, deixa a pele seca e áspera, e ainda pode evoluir para um câncer de pele.
O principal responsável pelo desenvolvimento do fotoenvelhecimento é a radiação UV. Quando o raio UV penetra na pele, ele danifica as fibras de colágeno e por causa disso, a produção de elastina fica anormal e isso resulta na produção das enzimas metaloproteinases. São essas enzimas que reconstroem o colágeno danificado, mas por causa de toda a ação do sol e dos raios UV elas reconstroem mal e degradam ainda mais o colágeno. Isso tudo resulta em uma pele reconstruída incorretamente.
Com o passar do tempo e a falta de cuidado com a pele, a grande exposição solar e outros problemas, as rugas aparecem, as manchas aparecem e as lesões pigmentadas aparecem. O problema é que a exposição ao sol que você teve na infância é cumulativo e o dano causado quando você tinha poucos anos de vida vão surgir e serão percebidos muito tempo depois.
Princípios ativos contra o fotoenvelhecimento
Existem vários princípios ativos que atuam contra o fotoenvelhecimento e ajudam a combatê-lo. Cada um utiliza propriedades diferentes e atuam de maneira a retardar o envelhecimento da pele, evitando o desenvolvimento de pele seca, manchas e principalmente o temido câncer de pele. Conheça alguns deles:
Ácido Hialurônico: substância altamente hidrofílica encontrada na pele. Possui atividade biológica como principal glicosaminoglicana da derme, proporcionando visco-elasticidade a esta camada. Colabora no controle da hidratação da derme e no tônus da pele, além da prevenção da integridade das fibras de colágeno.
Vitamina C: apresenta um potente efeito anti-radicais livres e é um cofator para a hidroxilação da prolina e lisina, reações essenciais à síntese de colagénio. Apresenta efeitos despigmentante por redução das reservas de melanina oxidada e inibição da melanogênese.
Ácido Alfa Lipóico: renova a superfície da pele, aumentando sua elasticidade, tônus e textura. Diminui a aparência de linhas, rugas, poros dilatados e cicatrizes.
Ascorbosilane C: redutor dos radicais livres. Ação maximizada pela presença de ácido ascórbico (Vitamina C), regenerador do tecido cutâneo.
Ferúlico: Poderoso antioxidante, capaz de inibir a formação de melanina, além de neutralizar os radicais livres gerados pelo sol, poluição ambiental, cigarros e estresse.
Vitamina E: é mais importante antioxidante lipossolúvel. A nível cutâneo apresenta efeitos na prevenção do envelhecimento, na regeneração e hidratação. Apresenta ainda efeitos vasodilatador, anticoagulante e anti-inflamatório. Aumenta ainda a atividade da Vitamina A.
Phytosphingosine: reduz a irritação da pele causada pela superexposição à radiação ultravioleta e também a inflamação das pápulas e pústulas causadas pelos comedões que bloqueiam os poros. Possui atividade antimicrobiana e anti-inflamatória usado em eczema tópico e assaduras de bebês. Combate o odor axilar, trata feridas e micoses.
Portulaca Extract: possui ação analgésica, anti-inflamatória, anti-irritante, calmante cutâneo e antiedema. O extrato de portulaca é uma excelente alternativa para condições cutâneas extremas. É utilizado como coadjuvante dermatocosmético no tratamento de dermatites, rosácea, pós-peeling, pós-laser, acne, pós-barba e pós-depilação.
Queratina: condicionador altamente retentor de umidade. Melhora o volume, textura, brilho e maleabilidade dos cabelos. Também pode ser usado para tratar peles desidratadas e unhas quebradiças.
Radizen A: previne disfunções ou alterações da pele relacionadas ao envelhecimento (manchas, rugas, asperezas da pele). Também protege a pele da ação dos raios UV. Pode ser usado também no tratamento das peles acneicas e oleosas. Rico em vitamina A e E e bioflavonóides.
Raffermine: fortalecedor das estruturas moleculares da derme, firmador e tonificador da pele, aumenta a elasticidade dos tecidos. Estimula a retração dos fibroblastos para organizar as fibras de colágeno. Protege as fibras de elastina das enzimas que causam a flacidez.
Renew Zime: é ativo natural que atua na renovação celular. Ele reúne as propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e emolientes cientificamente comprovadas da Romã, com as vantagens que tecnologia enzimática oferece. Ele atua diretamente na renovação celular, promovendo hidratação imediata, manutenção do equilíbrio hídrico da pele, estimulando a produção de colágeno e prevenção aos danos causados pelos raios UV.
Resorcina: é um produto com propriedades antissépticas, antifúngicas, antipruriginosas, esfoliativas e queratolíticas. Usado em cremes, pomadas e loções alcoólicas, geralmente associados a outros princípios ativos, para o tratamento da acne, eczemas, hiperqueratose, psoríase e seborreia do couro cabeludo.
Salicilato de metila: tem ação analgésica e anti-inflamatória sobre a pele. Usado topicamente em traumatismos musculares e das articulações.
Sebonormine: reduz a atividade secretora da glândula sebácea, limita a excreção do sebo para a superfície da pele e previne a proliferação bacteriana.
Semente de Abricott: esfoliante suave, que pode ser usado em sabonetes, cremes de massagens e demais preparações onde a esfoliação seja necessária.
Sesaflash: é um ativo tensor com efeitos excepcionais, pois além de provocar uma modificação quase instantânea do relevo da pele, diminui a percepção das rugas, atuando também como hidratante.
Além da sua pele, seus olhos também precisam de proteção aos raios UV. Veja aqui como saber se seu óculos de sol oferece a proteção que seus olhos precisam: https://lenscope.com.br/blog/oculos-de-sol-tudo-o-que-voce-precisa-saber-antes-de-comprar/
Leticia Saifert Picoli
11/03/2019
Outros Artigos

Os probióticos costumam ser utilizados no tratamento de problemas intestinais, que podem ocorrer devido a baixa absorção...

Conforme o próprio nome já diz, Florais de Bach é um ativo natural extraído de flores, que possui a funcionalidade de e...

A Melatonina, também conhecida como o hormônio do sono, proporciona diversos benefícios à saúde, assim como o bem...