Nutrição funcional com suplementos manipulados + lista de suplementos

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Nutrição funcional com suplementos manipulados + lista de suplementos

Seguindo a necessidade atual da sociedade, em equilibrar a correria do dia a dia com uma melhor qualidade vida, um método alimentar ganha cada vez mais notoriedade e adeptos no mundo é a nutrição funcional. De forma dinâmica, o conceito do tratamento foge das linhas tradicionais utilizadas, focando mais especificamente em cada indivíduo.

É muito importante que se considere a especificidade de cada indivíduo, organismo, metabolismo e estilo de vida: não há nada que substitua os tratamentos e orientações alimentares que sejam desenvolvidos de acordo com estas particularidades.

É comum, por exemplo, que o público que desconhece sobre orientação nutricional profissional passe a seguir pessoas do mundo fitness nas redes sociais e simplesmente copie dietas e treinos, acreditando ilusoriamente que terão os mesmos resultados. Porém, usá-los como única referência pode ser uma prática perigosa e até mesmo ocasionar doenças. O recomendado é sempre antes de iniciar algum processo, consultar um especialista.

Neste post, vamos explicar como funciona exatamente a nutrição funcional e listamos alguns suplementos manipulados que você pode utilizar durante o processo. Confira!

O que é nutrição funcional?

A nutrição funcional tem como principal objetivo restabelecer o organismo pelo equilíbrio dos nutrientes, através do estudo da individualidade bioquímica de cada pessoa, ou seja, permite com que o nutricionista possa prescrever uma dieta mais personalizada, com a inclusão de alimentos e suplementos que irão promover o bom funcionamento do organismo.

A intenção de realizar a nutrição funcional é buscar promover uma harmonia no funcionamento do organismo, com a ingestão de suplementos manipulados e alimentos considerados protetores, como os antioxidantes, que têm a função de promover o funcionamento adequado do organismo e a recuperação ou manutenção das funções vitais.

Vale lembrar que cada pessoa tem seu organismo funcionando de um jeito, e o que pode dar certo para uma pessoa pode não dar resultado para a outra. Por isso, o aconselhável é sempre procurar uma nutricionista funcional, ela é a pessoa mais adequada para orientar você. Em relação aos suplementos, devem ser manipulados e feitos especialmente para o seu organismo, levando em conta as suas características.

Como funciona essa nutrição?

De forma geral, a nutrição funcional baseia-se em cinco princípios básicos indicados pelos nutricionistas funcionais formularem dietas personalizadas. São eles:

  • Individualidade bioquímica: cada ser tem a sua estrutura genética programada, porém, pode ser modificada de acordo com o ambiente que ele vive, ou seja, os genes da saúde e os das doenças podem ser ativados conforme a qualidade da sua alimentação e dos elementos ambientais como poluição, atividades físicas, estresse, toxinas entre outros.

  • Paciente no centro: ao contrário da medicina comum, a nutrição funcional age sobre o paciente por inteiro, visto ser composto por vários aspectos que sofrem influência do meio externo.

  • Equilíbrio nutricional: nem todo alimento funciona sozinho. Para que seus efeitos sejam otimizados, é preciso agir em conjunto com outros. Dessa forma, é necessário confeccionar um cardápio com quantidades adequadas de cada tipo alimentar conforme as necessidades de cada paciente.

  • Inter-relações: como todos os processo bioquímicos internos estão inter-relacionados, se um não estiver funcionando corretamente, poderá afetar o bom andamento do outro, formando uma teia de fatores fisiológicos. Sendo assim, trata-se a causa, e não o sintoma.

  • Saúde e vitalidade positiva: o objetivo principal da nutrição funcional é fazer com que todo o organismo funcione corretamente, de forma sincronizada e sem erros. Com isso, a saúde é garantida.

Suplementos indicados para a nutrição funcional

Por ser um programa individualizado, cada pessoa tem necessidades diferentes, portanto, suplementações diferentes. Para isso, peça a receita para o seu especialista e compre suplementos manipulados especialmente para o seu organismo, levando em conta as características do seu corpo. Alguns suplementos indicados por nutricionistas são:

  • Probióticos: os probióticos são microorganismos vivos que atuam facilitando a digestão e o funcionamento do intestino. Inibem bactérias intestinais, ativam a imunidade humoral e celular e aumentam da digestibilidade da lactose.

  • Enzimas: as enzimas são substâncias orgânicas que possuem funções catalisadoras de reações químicas que sozinhas não aconteceriam. Elas tem como objetivo acelerar o metabolismo e facilitar a digestão.

  • Glutamina: a glutamina é um aminoácido e tem como objetivo ser uma fonte de energia para o sistema imunológico e principalmente, para auxiliar no crescimento muscular.

  • Pó de Maca: usada sempre em jejum no suco detox, o pó de maca tem propriedades etnomedicinais que estão relacionadas à fertilidade e a vitalidade. Fornece energia de sobra ao organismo e força o corpo a treinar.

Onde encontrar suplementos manipulados para a nutrição funcional?

Encontrar o melhor suplemento manipulado pelo melhor preço é um grande desafio. Até porque, a ideia é que você continue tomando eles, mesmo que você mude as fórmulas depois de um tempo. Eles vão ser os seus aliados na busca pelo desempenho ideal na nutrição funcional Só que é importante destacar uma questão: não compre qualquer tipo de suplemento porque é mais barato. E não compre em qualquer farmácia de manipulação.

Os suplementos manipulados devem ser comprados nas melhores farmácias de manipulação, após fazer orçamentos e analisar a melhor alternativa. Não tem tempo para isso? Então a gente te ajuda. Veja só como encontrar a manipulação de suplementos em farmácia de manipulação pelo melhor custo-benefício!

  • Clique aqui para cotar com as farmácias de manipulação parceiras;

  • Em poucos minutos você vai receber vários orçamentos das farmácias de manipulação cadastradas no Manipulaê;

  • Escolha a farmácia que apresentou o melhor preço;

  • Faça o pagamento online;

  • Receba o seu produto em poucos dias em sua casa;

Tem sua receita de suplementos manipulados em mãos? Faça uma cotação gratuita na Manipulaê! Em seguida, nossas farmácias de manipulação parceiras vão lhe enviar orçamentos direto para o seu e-mail. Assim, fica muito mais fácil de você comparar e comprar pelo melhor preço o produto manipulado!


Leticia Saifert Picoli
30/04/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Dieta para emagrecer: entenda como medicamentos manipulados ajudam
Dieta para emagrecer: entenda como medicamentos manipulados ajudam

Um estudo realizado pela Nielsen Holding, que é uma empresa especializada em pesquisa de consumo, mostrou que os brasileiros são os q...

Foto de Nimesulida manipulado: saiba as vantagens e para quem é indicado
Nimesulida manipulado: saiba as vantagens e para quem é indicado

Inúmeros motivos podem causar dor de cabeça, que além de incomodar, prejudica o nosso dia a dia. Números da Sociedade B...

Foto de Problema na articulação? Saiba como meloxicam manipulado pode resolver
Problema na articulação? Saiba como meloxicam manipulado pode resolver

Só que sofre diariamente com dores nas articulações sabe o quanto esse mal afeta a qualidade de vida, não é mesm...